Skip to content

O que é ser correspondente bancário e como ser um ?

O que é um correspondente bancário? Vamos descobrir com esse artigo. Para começar não é só bancos ou financeira que podem nos dar aquela ajuda financeira em momentos que a falta de dinheiro torna as coisa mais difíceis. Precisamos de dinheiro sempre, por isso trabalhamos, mas no início de cada ano esse aperto financeiro é mais extremo.

Junto com o inicio do ano além do focos de artificio chegam também muitas contas do ano anterior e faturas de cartão de crédito, para pesar mais ainda, contas como o IPVA, IPTU e a Matricula e lista de material escolar dos filhos. Quem tem apenas um filho, beleza, para quem tem mais de um, vai precisar de grana a mais para suprir essa necessidade.

Felizmente em horas como essa, podemos solicitar um empréstimo pessoal nas dezenas de empresas que surgiram online e também em lojas de crédito nas ruas das cidades. O dinheiro emprestado vai aliviar a pressão financeira e ajudar pagar algumas despesas do mês, isso para quem tem acesso fácil, mas nem todos tem acesso facilitado para conseguir crédito junto as instituições financeiras.

Para facilitar esse acesso ao crédito, muitas empresas tem se tornado correspondente bancário, em especial as Fintechs que chegaram no Brasil com força total. As Fintechs são em sua maioria correspondentes bancários que se colocaram na brecha entre o setor bancário e o tomador de empréstimo que muitas das vezes era ignorado pelo sistema tradicional de crédito.
O que é correspondente bancário
O correspondente bancário, não serve apenas para a obtenção dinheiro emprestado, em muitos casos, seus serviços englobam até a organização financeira e consultoria pessoal de finanças. Quer saber o que são e o que fazem os correspondentes bancários?

O que é um correspondente bancário ?

O correspondente bancário é uma pessoa jurídica que atua como mediador entre instituições financeiras (bancos e financeiras) e clientes. Pode ser um correspondente toda empresa constituída ou associação graças as resoluções do Banco Central que permite empresas prestarem serviços de caráter financeiro.

Na prática, instituições de crédito, bancos e financeiras terceirizam operações creditícias e serviços específicos contratando correspondentes bancários para desempenharem trabalhos em diversas fases do processo de captação e conclusão de crédito para atender clientes.

De acordo com as Resoluções do Bacen Nº3110 e 3156, do ano 2003 e validas até o momento, qualquer correspondente bancário poder prestar serviços para instituições bancarias e entidades financeiras que sejam devidamente autorizadas pelo Banco Central do Brasil.

Quero ser um correspondente bancário

Esse status é adequado tanto para pequenas ou grandes empresas, se a empresa estiver constituída pode ser um correspondente bancário. O correspondente atua como agente intermediário entre o credor e o mutuário, ou entre uma financeira com outras instituições financeiras. Os empréstimos e serviços realizados por correspondentes possuem custos inferiores quando comparados aos que seriam se houvessem o peso do custo de agências e equipes próprias no atendimento.

Exemplos do que faz um correspondente bancário

Um exemplo de correspondente bancário são as Casas Lotéricas, o serviço desempenhado é receber pagamentos de contas e realizar algumas transações bancárias nestes estabelecimentos. No entanto, existem correspondentes bancários com outras naturezas financeiras que realizam outros tipos de serviços para a população.

Abaixo, relacionamos alguns dos serviços que correspondentes podem executar:

  • Solicitação de financiamentos, empréstimos pessoais e comerciais
  • Analises de cadastro e de crédito
  • Recebimento e pagamento de contas
  • Serviço de cobranças
  • Propostas de aberturas de contas de depósitos à vista
  • Atividades de processamento de dados e acompanhamento
  • Pedidos de cartões de débito e crédito
  • Fundos de investimento (aplicações e resgates)
  • Propostas de aberturas de contas a prazo

Correspondentes também podem concluir solicitações de cartões de crédito e débito para clientes interessados nesse produto. Quando se fala em cartões de débito e crédito para aposentados e pensionistas e para estudantes universitários, os correspondentes são campeões nesse tipo de captação.

Empréstimo pode ser feito por correspondentes bancários online

Para falar a verdade, os empréstimos em correspondente bancário são a maioria das operações atuais, além dos cartões de créditos liberados atualmente, eles são feitos graças ao correspondente bancário que possuem sites, plataformas e aplicativos de crédito criados exclusivamente para captar, analisar, aprovar e liberar empréstimo pessoal sem burocracia em poucos minutos.

Na internet você encontra muitas empresas de crédito e empréstimos online, estas plataformas realizam todo o processo do empréstimo, da captação a liberação online. A transação é 100% online. É rápida, é segura e inteligente. Tudo desenvolvido para economizar o tempo do cliente e minimizar custos do crédito.

Quais as regras na hora de pedir o crédito pessoal no correspondente

O crédito pessoal online não tem segredo, em geral segue as diretrizes tradicionais de uma instituição financeira física, o diferencial está no método e na inteligência adotada no sistema online que só a internet pode viabilizar através de celulares, tablets, laptops e computadores.

As taxas de juros são outro diferencial do correspondente bancário, em uma comparação fria, os juros aplicados em média são mais baixos que os juros aplicados em bancos e financeiras tradicionais. Isso se dá por que o custo de crédito é melhor que os feitos na maneira tradicional.

Com os correspondentes bancários você consegue dinheiro emprestado para quase todos os fins, você faz o pedido do empréstimo e se aprovado usar o dinheiro para sua empresa, negócios ou para pagar dívidas e contas. Você decide!

O que é ser correspondente bancário e como ser um ?
Média 535 votos