Dicas de Uso do Crédito Consciente

Crédito consciente? Uso consciente do crédito? Você tem alguma noção do que significa crédito consciente? No Brasil nós temos dezenas de bancos, financeiras, empresas financiadoras, cooperativas, associações e sindicatos que fomentam o mercado com financiamentos de bens, com dinheiro financiado e de consumo, as operações movimenta milhões de reais mensalmente.

O objetivo de cada uma dessas instituições é auxiliar o cliente/consumidor na possibilidade de realizar seus planos concedendo liberação de empréstimos, crédito pessoal, financiamentos para compra de bens, parcelamento de viagens, pagamentos de compras, reformas e construções, entre outros.

Somente nos últimos anos a preocupação com o uso do crédito consciente e a orientação de clientes começou a ser amplamente divulgados pelas instituições e administradoras de crédito. Hoje, é possível encontrar guias, planilhas, artigos e matérias que visam ajudar o futura contratante de serviços e produtos financeiros de maneira adequada, efetiva e principalmente responsável.

A intenção do movimento crédito consciente é fazer o cidadão reconhecer as verdadeiras necessidades de tomar empréstimos, como escolher a opção de crédito que melhor se enquadra no seu perfil entre as inúmeras opções de linhas, modalidades de empréstimos e financiamentos, e assim. se organizar melhor mantendo suas finanças em ordem.

Cet custo efetivo total

Como usar o crédito consciente a seu favor

Você esta com sua vida financeira saudável e organizada? Se não,  uma dica importante é começar fazer anotações de suas rendas e despesas para ter uma idéia do quanto e como você gasta seu dinheiro durante o mês.

Confira os conselhos abaixo para manter suas finanças em dia.

1 -) Pagar as contas em dia, de preferência até a data de vencimento. Agindo assim, você evita despesas com multas e juros pelo atraso no pagamento das contas de consumo e despesas com produtos financeiros;
2 -) Pesquisar preços antes de comprar seus bens, encontrou, faça as contas para saber se dá para pagar;
3 -) Pague dívidas antigas antes de assumir novos compromissos financeiros.

Não pode ou não consegue pagar à vista, talvez uma operação de crédito seja uma alternativa viável.

Pegar empréstimo

Teve que pegar um empréstimo, para que ele pode ser utilizado?

1 -) Liquidar dívidas de compromissos financeiros com taxas mais altas;
2 -) Antecipar a compra de um veículo, eletro ou qualquer outro bem;
3 -) Comprar, reformar ou construir um casa;
4 -) Realizar estudos, entrar num negócio, fazer uma viagem com a família etc.

Orçamento e Finanças e Compromissos

Antes de contrair um empréstimo é importante fazer alguns questionamentos.

1 -) Vou precisar mesmo desse bem?
2 -) Será que posso esperar mais algum tempo para comprá-lo?
3 -) Meu orçamento vai comportar mais essas parcelas, de um novo empréstimo?
4 -) E melhor por curto ou longo prazo, qual custa menos, e se Eu ficar desempregado?

Quer antecipar um projeto ou uma necessidade particular, faça um empréstimo, use o crédito bancário, solicite um financiamento se você quiser. Mas não se esqueça, ao contratar uma operação que envolva a tomada de dinheiro emprestado, apesar de estar remediando uma situação atual, você estará contraindo uma dívida e o pagamento das parcelas devidas deverão ser pagas mensalmente ao longo dos próximos meses.

Fazer um crédito consciente é tirar todas as dúvidas possíveis antes de formalizar a operação, é fazer consultas, utilizar simuladores de empréstimo, informar-se sobre as opções de crédito que você tem acesso, escolher sempre o que se adequa melhor a sua condição financeira e perfil econômico.

Confira na instituição o valor correto do “CET – Custo Efetivo Total” ou custo do crédito. Certifique-se que as parcelas não irão pesar no seu orçamento, dificultando o pagamento de outras despesas.  Evite utilizar mais de 30% de seu rendimento mensal com as prestações, não ultrapassar esse limite também é usar de bom censo e fazer o crédito consciente.

Links úteis

CET – Custo Efetivo TotalSistema SCRCrédito Consciente

22 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !