Skip to content

Quem pode verificar suas informações de crédito além de você

Como um consumidor habitual, você provavelmente terá seu crédito verificado várias vezes, sempre que compra financiado ou precisar de mais dinheiro ou coisas parecidas. Você pode querer solicitar um novo cartão de crédito, comprar uma motocicleta, um veículo ou um smartphone do Apple que acabou de ser lançado e custa o olha da cara.

Quem pode consultar suas informações de crédito ?

Todos sabemos que quando procuramos novas formas de crédito e financiamentos, nosso relatório de crédito é consultado, revisado e avaliado. Portanto, não devemos nos surpreender quando um emissor de cartão de crédito ou um banco que faz hipoteca de imóvel verificar o seu crédito.

Vale lembrar mais uma vez que os credores em geral precisam saber o quão arriscado seu futuros mutuários são. Mas você sabia que existem outras entidades e empresas que podem verificar seu crédito, mesmo que não estejam pensando em emprestar dinheiro ou dar crédito para você? Descubra quais são os sete tipos de empresas e organizações que podem consultar seus dados de crédito no Serasa, SPC e outros órgãos.

Imobiliárias e construtoras

Você finalmente encontrou o apartamento perfeito para alugar. Você vai preencher o formulário e quando perceber vai descobrir que estão solicitando a visualização das suas informações de crédito ou nem informam que farão isso, e outros cobraram de você para fazer esse levantamento. Esta prática já se tornou popular hoje em dia, os proprietários dos imóveis usam relatórios de crédito para ter certeza que não terão inquilinos potencialmente problemáticos.
Quem pode verificar suas informações de crédito além de você

Empresas e empregadores

Muitos empregadores tem solicitado o relatório de crédito quando um candidato está solicitando um novo emprego. O entendimento atual é que alguém com crédito ruim pode ser um tipo de pessoa irresponsável. Isso indica falta de confiabilidade para os empregadores. Essa é outra razão pela qual é tão importante construir e manter sua boa pontuação e um histórico irrepreensível. Seu próximo trabalho pode depender disso!

Corretoras de Seguros

Se você solicitar um seguro de carro, possivelmente sua seguradora fará a consulta das suas informações de crédito junto ao Serasa e SPC, além dos CCF e protestos em cartórios. Ter uma pontuação ruim ou restrição de crédito pode indicar que você talvez não pague seus compromissos em dia ou seja um risco de sinistro para a seguradora por causa das dívidas.

Uma seguradora também pode verificar seu crédito para determinar se você se qualifica para possíveis descontos em seu seguro ou aplica condições menos desejáveis que o normal por causa dessas restrições.

Governo Federal, Estados e Municípios

Diferentes agências governamentais podem fazer a consulta de crédito por vários motivos. Talvez eles precisem de informações para localizá-lo, ou talvez seja parte de uma investigação fiscal. Sua pontuação de crédito também pode determinar se você é ou não elegível para certos programas e benefícios de assistência do governo. Acredite ou não, o governo pode e acessa dados de crédito no Brasil.

Agências de Cobrança

Uma agência de cobrança quando assume as dívidas de instituições, bancos, financeiras e títulos vencidos e inadimplentes, podem consultar e verificar seu crédito para ajuda-los a localizá-lo para que eles possam executar suas atividades e ações pertinentes.

Empresas de serviços e utilidades

Seu CPF pode se consultado e ter uma verificação de crédito quando estiver solicitando um serviço como um novo provedor de Internet, linha telefônica fixa ou móvel etc. As empresas de serviços públicos usam essas informações para determinar se você tem o nome limpo, Score bom ou se paga ou não as contas em dia. Em alguns países, se você tiver pontuação de crédito baixa ou nenhuma pontuação, talvez seja necessário fazer um deposito de segurança ao pedir o serviço.

Qualquer pessoa com um mandado

Embora seja bastante incomum, algumas ordens judiciais podem ser emitidas para obter suas informações de crédito, desde que essa ação seja necessária.

Como você pode ver, ter crédito ruim, estar com restrição, ou seja, estar com nome sujo e ter pontuação de crédito baixa, pode afetá-lo de várias maneiras. O simples ato de limpar o nome na praça e ter seu crédito sem restrições pode ter um enorme impacto positivo em quase todos os aspectos da sua vida.

Se você precisar melhorar seu crédito e aumentar seu Score, não espere mais, apenas faça isso! Clique aqui para conhecer uma das maneiras mais fáceis de iniciar esse processo. Você já experimentou alguma verificação de crédito de algum desses modos que citamos? Isso te surpreendeu? Faça seu comentário para sabermos!

Quem pode verificar suas informações de crédito além de você
Média 4.720 votos