Conecte-se conosco

Como verificar quando empréstimo empresarial é legitimo?

Como verificar quando empréstimo empresarial é legitimo?

Os empréstimos empresariais e de negócios online são seguros? A resposta curta é: Depende. Há uma abundância de credores, sites, FintechsMarktplaces, agentes de crédito, correspondentes etc. Muitos deles que estão online são legítimos e não precisa meter o dedo no botão de pânico e soar o alarme, principalmente se você está acostumado a lidar com transações financeiras pela internet.

Quando empréstimo empresarial online é sério e legitimo?

Contudo, há emprestadores online falsos que parecem profissionais à primeira vista. Seguramente se passam por emprestadores online oferecendo o mesmo padrão de serviços financeiro que você faria com qualquer outro provedor autêntico – SQN.

É importante lembrar que há uma diferença entre um golpe, ser vítima de fraude e fazer um mau negócio. Nem todos os credores serão capazes de oferecer crédito com taxas de juros baixas, em especial quando o solicitante está com restrição de crédito e negativado no Serasa, SPC e outros órgão. Nestes casos, você pode até conseguir dinheiro, mas acabará em um ciclo de dívidas ainda maior se não puder fazer pagamentos em dia.

Três esquemas de empréstimos comerciais online a serem observados

Os estelionatários e falsários online estão ficando cada vez mais conhecedores de novas tecnologia quando se trata de tirar vantagem dos desavisados. Isso permite que eles ataquem além de pessoas físicas, também os proprietários de empresas no Brasil e fora do país não apenas roubando seu dinheiro, mas informações pessoais valiosas que serão usadas para outros crimes. Eles podem se aproximar de você:
Como verificar quando empréstimo empresarial é legitimo

Publicando anúncios em sites legítimos

Só porque alguém está anunciando na internet não significa que eles possuem um negócio real. Suspeite de sites que fazem anúncios online com aprovação garantida ou taxas de juros muito baixas e prazos para determinadas modalidades fora da realidade. Ex: empréstimo para negativado com restrição com parcelas até 120 meses fixas.

Criando sites e plataformas falsas

Às vezes, os golpistas criam seu próprio site de negócios que imitam sites legítimos e usam isso para “provar” que são reais. Eles operam em geral enviando links por e-mails, Whatsapp e em outros meios de comunicação. É importante lembrar que ter um site com aparência profissional não significa necessariamente que uma empresa é legítima e verdadeira.

Verifique se há dados formais e relevantes na web e verifique as informações de contato e as licenças necessárias para operar, confirme a legitimidade acessando os órgão e associações de crédito que liberam o credenciamento necessário para poderem oferecem e intermediarem o crédito.

Chamadas e mensagens falsas

Seja através de mensagens de texto (SMS), e-mails, telefonemas ou mídias sociais, cuidado com empresas que ficam com avara e o anzol esperando alguém fisgar. Não clique em links encontrados em e-mails de remetentes desconhecidos ou em textos de números desconhecidos.

Vale mencionar que tudo que eles precisam é de sua atenção, e quando eles a tiverem, normalmente usarão alguns truques para mantê-lo esperançoso e criar a falsa ilusão de legitimidade:

― Às vezes, eles oferecem um número de licença (CNPJ) ou certificação (ANEPS), mas pertence a outra pessoa ou outra empresa real existente, ou seja, falsa idoneidade. Para consultar acesse aqui

― Eles podem direcioná-lo para um site básico com página de destino para um negócio falso

― Eles podem solicitar seus dados de contato ou informações pessoais para “supostamente aprovar seu crédito” ou “verificar sua identidade” quando, de fato, planejam roubar seu dinheiro e usar as informações de identidade para outro fins ou até vender seus dados para outros meliantes

― Eles podem se passar por uma Ong, uma agência governamental ou internacional com nome falso que soe oficial

Como identificar um emprestador de empresa legítimo

Separar os dois é fácil quando você souber como. Os golpistas podem fingir legitimidade de algumas maneiras diferentes, mas sempre haverá sinais a serem observados. O truque é certificar-se de que tudo está em ordem. Você deveria saber:

  • O nome do representante da empresa com quem você está falando é autorizado.
  • O número do CNPJ da empresa a quem ela representa é reconhecido da parceira
  • O número de telefone público da empresa 0800, 4003 ou similar, desde que fixo.
  • O endereço físico da empresa e localização confirmada pelo Google no MAPs local
  • Recomendações e matérias em grandes órgão da imprensa etc.

Procure por algo que não corresponda com a verdade.

  • Verifique o (CNPJ) e descubra se ele corresponde ao nome da empresa, ao endereço físico e telefone
  • Chame de volta o número de telefone para ter certeza de que é real, número fixo e que você pode ser confirmado na empresa de telefonia local.
  • Combine o endereço físico com o número do CNPJ e o número de telefone, se possível.
  • Pesquise o nome da empresa online e procure por quaisquer avisos de fraude, e feedback negativos no ReclameAqui e sites de denúncias de fraudes.

Infelizmente, a maioria das pessoas ou empresas que são vítimas de fraude do empréstimo online não verão seu dinheiro de volta. Isso ocorre porque geralmente é muito difícil rastrear os fraudadores e, em muitos casos, as autoridades responsáveis não conseguem localiza-los.

Se você enviou dinheiro ou informações para um golpista online, entre em contato imediatamente com a polícia para fazer um B.O e avise o seu banco. Seu banco pode cancelar quaisquer transações futuras que possam estar em andamento e em última instância fechar sua conta a bancária.

Caso você tenha enviado documentos pessoais identificáveis ou qualquer informação que possa comprometer sua idoneidade, acesse a Policia Federal no setor de crimes pela Internet.

Como verificar quando empréstimo empresarial é legitimo?
Média 4.533 votos

Clique para comentar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais em Empréstimo PJ

Cartão de crédito sem consulta restrição ou nome sujo
empréstimo até 90 mil
crefisa empréstimo para negativado
Subir