Skip to content

Quatro maneiras de vencer a preocupação com seu dinheiro

Como você está vivendo com seu dinheiro? O carnaval acabou, graças a Deus! Então, na última quinta feira (15) é considerado ser o primeiro dia mais deprimente do ano para uns e o início das atividades comerciais para outros. A idéia de um dia ser pior do que qualquer outro pode parecer armadilha da pseudo-ciência, mas é certamente o caso de quem vive com as pressões financeiras e as dívidas que vem à tona todos os meses.

As contas, faturas e despesas sempre caem na caixa do correio, no email e no seu celular via sms e provavelmente não são faturas baixas. Quem viaja muito, gasta com baladas e diversão, vive jantando em restaurantes chiques certamente precisa ganhar muito bem para manter essas dívidas.

Quem tem carro, filhos e casa financiada, as preocupações com dinheiro são ainda piores. Em geral assalariados, trabalhadores celetistas e autônomos têm que esticar seus salários de alguma forma. Quem não consegue melhor seu orçamento adequadamente fazendo trabalhos extras, à medida mais próxima será contratar crédito pessoal ou financiamento.

Como você está vivendo com seu dinheiro ?

Quando o dinheiro importa demais ele começa a afetar a saúde mental de qualquer pessoa, a opção fácil é ignorá-lo ou fingir que a dívida não existe e as cobranças não estão acontecendo – fingir que não está devendo para ninguém. Errado! Deixar as cartas com boletos e faturas fechadas e continuar gastando não resolverá nada. Na verdade, essa atitude simplesmente piora as coisas.
Quatro maneiras de vencer a preocupação com seu dinheiro
Se o dinheiro é uma preocupação e está fazendo seus dias ficarem obscuros, confronte a realidade, isso pode ajudar a levantar o fardo e encarrar o mostro da dívida com mais naturalidade. Abaixo listamos quatro maneiras de superar preocupações com seu dinheiro no dia a dia.

Peça ajuda para amigos e familiares

Sofrer sozinho aumenta ainda mais a pressão. Compartilhe sua situação de endividamento com amigos ou familiares. Mesmo que não possam ajudar, apenas falar com alguém pode ajudá-lo a ver o problema com um foco mais claro. Você também pode obter conselhos sobre finanças grátis em dezenas de sites, instituições de caridade e organização em todo o país.

Saiba exatamente qual é a situação

Se você perdeu o controle de seus gastos, é ainda mais difícil encontrar uma saída. Embora possa ser assustador ver a verdadeira extensão de seus problemas, um orçamento simples irá mostrar-lhe claramente o quanto você gasta e onde. Poderia haver algumas “vitórias rápidas” simples, onde você pode encontrar lugares instantaneamente para salvar ou reduzir.

Resolva um problema de cada vez

Se há muitas contas para serem pagas, você deve estar se sentido sobrecarregado e pensando o que vai fazer, se para ou prossegue. Tome uma preocupação de cada vez. Você não precisa resolver tudo imediatamente, mas você precisa ser menos preocupado com tudo ao mesmo tempo.

Avance problema por problema, entenda, analise e crie um plano e assim por diante até se sentir capaz de olhar todo o problema de uma só vez. Concentre-se primeiro nas despesas prioritárias, como aluguel, imposto municipal, água e energia.

Faça algumas mudanças simples

Embora algumas de suas preocupações com seu dinheiro possam ser grandes, você pode aliviar a pressão com algumas mudanças pequenas e simples.

Você pode liberar dinheiro extra trocando alguns serviços, cancelando outros, mudando para um supermercado, de marcas e conseguindo descontos. Você pode conseguir algum dinheiro vendendo coisas para conhecido ou pela internet no facebook etc. Seja criativo para fazer dinheiro.

Quatro maneiras de vencer a preocupação com seu dinheiro
Média 4.638 votos