Skip to content

Vale a pena pagar INSS ou Previdência privada?

Devo pagar INSS ou Previdência privada ou os dois juntos? Leia o artigo para saber! O pagamento da Previdência Social (INSS) é obrigatório para trabalhadores com carteira assinada e recomendado para o profissional autônomo. Porém, a crise na previdência tende a reforçar a percepção de que você precisa dar um reforço para sua renda na aposentadoria. Lembrando que, geralmente, o INSS pagará na sua aposentadoria um valor menor do que o que você recebe hoje.

Outra informação importante para considerar é que a Previdência Social possui um limite de valor a ser pago ao aposentado, é o chamado “teto previdenciário”. Ou seja, você passa anos contribuindo para a Previdência, mas quando se aposentar receberá menos do que quando trabalhava. E quanto mais cedo isso acontecer, menor ainda o valor a ser recebido.

A Reforma da Previdência, que está em processo de aprovação, também é um fator muito importante para responder esta questão. Pois ela aumenta o tempo de contribuição necessária para a aposentadoria e modifica algumas regras em vigor atualmente. O impacto é bem maior para os jovens contribuintes, pois a proposta prevê uma fase de transição mais suave para pessoas que já estão próximas de se aposentar.

A crise da Previdência Social INSS

Com a população vivendo mais e melhor, mas se aposentando com a mesma idade a Previdência Social enfrenta um dilema. Antes, as pessoas contribuíam por 30 anos e usufruíam deste benefício por um período curto, pois viviam menos. Hoje, muita gente contribui pelos mesmos 30 anos, mas usufrui por outros 30 ou 40 anos. Ou seja, usufrui mais do que contribuiu, o que gerou um déficit muito grande no INSS.Vale a pena pagar INSS ou Previdência privada

Outro ponto crítico é o crescimento da população brasileira. Estamos tendo cada vez menos filhos e, portanto, há menos pessoas contribuindo para a Previdência Social do que a quantidade de pessoas recebendo o benefício. Mais uma vez, a situação abre brecha para um deficit muito grande e há chance de faltar dinheiro para pagar os benefícios para todos que têm direito.

Investir em Previdência Privada

Uma das principais vantagens de pagar um previdência privada é que ela ensina você a poupar. É como ter um carnê! Todo mês você precisa ter aquele dinheirinho separado para contribuir. Isso é muito bom para estimular a consciência financeira e a não desperdiçar o seu suado dinheiro. Mas, por outro lado, o investimento só é vantajoso para quem pode deixar a aplicação rendendo, sem precisar retirar o dinheiro, já que paga taxas em cada movimentação e IR na retirada. Uma boa dica é ler um artigo publicamos aqui no Portal do Empréstimo: Quando começar a pagar a previdência privada?

Pagar INSS ou Previdência ou os dois vale a pena?

Pagar INSS ou Previdência depende! Para quem já contribuiu por muitos anos para a Previdência Social e tem menos de 10 anos de contribuição pela frente para solicitar o benefício a resposta é não. A vantagem dos planos de previdência privada é que quanto mais tempo aplicada, melhores são os rendimentos. Logo, quem terá pouco tempo para investir o ideal é aumentar o investimento mensal no INSS ou fazer outros tipos de investimento como Tesouro Direto e Poupança.

Já para pessoas mais jovens que ainda terão muitos anos de contribuição pela frente a resposta é, na maioria dos casos, sim. Isto porque as regras da Previdência Social podem mudar novamente no futuro. Além disso, se investir em um plano de previdência desde cedo você poderá pagar parcelas pequenas por um período longo que trarão uma renda complementar à do INSS fundamental para uma vida mais confortável na velhice.

Manter carteira de Investimentos variada

Os especialistas em economia e finanças afirmam que o ideal é ter uma carteira de investimentos variada. Ou seja, que seu dinheiro seja aplicado em várias fontes, de acordo com o seu perfil de investimento. Assim, se um dos investimentos tiver baixa rentabilidade ou prejuízo, você terá alta rentabilidade em outro.

Além disso pagar INSS ou Previdência juntos como investimentos de longo prazo pode permitir a recuperação de algumas perdas que possa haver no futuro.

Vale a pena pagar INSS ou Previdência privada?
Média 4.621 votos