Previdência

Vai se Aposentar pelo INSS ou Se Aposentar com Previdência Privada

Para se aposentar é preciso planejar o futuro. Qual é melhor, se aposentar pelo INSS ou aposentar pela previdência privada VGBL ou PGBL. Saiba mais!

Vai se Aposentar pelo INSS ou Se Aposentar com Previdência Privada
Vai se aposentar pelo INSS ou fazer um aposentaria PRIVADA VGBL ou PGBL? No Brasil é constante vermos pessoas reclamando do sistema de “aposentadoria por tempo de serviço”, que a “aposentadoria pelo INSS” não é boa, que os valores dos benefícios são ridículos e por aí adiante. No entanto a maioria dos cidadãos só esperam pelo Governo, e diferente de outros países, ninguém por aqui está preocupado com uma aposentadoria tranquila, ninguém quer poupar para se aposentar.

Esperar pela aposentadoria do INSS pode ser frustrante para mais da metade da população, realmente o valor pago como aposentadoria não é um dos melhores do mundo, mas como Eu disse, o que é feito quando jovem para na melhor idade usufruir de quantias de aposentaria que realmente fazem a diferença nesse momento tão importante da vida.

O brasileiro precisa entender que a aposentadoria do governo federal precisa ser composta de uma outra aposentadoria constituída com previdência privada, só assim dá para ter dar mais tranquilidade depois dos 50. Veio bem à calhar essa matéria do Dinheiro Msn com 7 dicas para se preparar para a aposentadoria investindo em previdência privada para ter uma melhor idade mais tranquila. Confira as orientações:

– O investidor precisa se questionar por quanto tempo conseguiria se manter sem trabalhar, recebendo o mesmo valor de seus recursos acumulados que ganhava durante o período em que exercia uma atividade remunerada. Caso a resposta seja “por um curto prazo”, é preciso rever seus planos para a aposentadoria.

– No momento em que você estiver se planejando é imprescindível determinar a idade com a qual pretende se aposentar e o quanto será necessário para viver apenas com o ganho da sua aplicação.

– As instituições costumam oferecer ou um plano VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) ou um PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). Quem contrata o PGBL consegue deduzir até 12% da renda tributável ao ano da base de cálculo do Imposto de Renda. Ou seja, a pessoa poderá pagar menos IR agora e só acertar as contas com o Leão no momento do resgate do plano. Mas para isso é necessário fazer a declaração completa de IR. Já para quem faz a declaração simplificada, o VGBL é a melhor opção.

“As previdências privadas VGBL ou PGBL são sem dúvida atrativas e rentáveis. Porém, sempre recomendo comparar com outras aplicações, é preciso pesquisar”, afirma Domingos.

– Considerando que dentro de uma casa um dos cônjuges pode optar por não trabalhar para cuidar dos afazeres da casa, isso não significa que ele ou ela não precise de um rendimento mensal. Portanto, fazer um plano de previdência é importante também nestes casos.

– Não existe uma idade correta para começar a investir em um plano previdenciário. Quanto mais cedo melhor. Para aqueles que têm filhos, o ideal é começar a investir assim que eles nascerem.

– Quando o investidor opta por investir em previdência privada, precisa ter em mente que esta é uma aplicação de longo prazo, isso é, de 10 anos para cima. Portanto, antes de comprometer o dinheiro com outros pagamentos, sempre separe uma parcela da sua renda para investir.

– No momento em que o investidor procura um plano de previdência, ele precisa estar atento aos custos que este tipo de aplicação possui (taxa de carregamento e taxa de administração). Com uma boa pesquisa é possível encontrar instituições que não cobram a taxa de carregamento e outras que oferecem taxa de administração baixa, às vezes até menor do que 0,5% ao ano. E caso você encontre um banco ou uma seguradora que ofereça melhores preços do que a sua instituição, faça a portabilidade de planos. Fonte: Dinheiro Msn

Nota: Agora que você já percebeu as vantagens de poupar um pouquinho por mês para ser beneficiado lá na frente, o que você vai fazer, continuar esperando se aposentar pelo INSS?

Vai se Aposentar pelo INSS ou Se Aposentar com Previdência Privada
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário