Quando usar empréstimo, crédito, débito ou dinheiro?

Como e quando usar empréstimo, crédito ou dinheiro em espécie para economizar dinheiro enquanto gasta e ainda recuperar ou construir pontuação e score de crédito

Usar empréstimo, crédito ou dinheiro vivo? Você pode economizar dinheiro enquanto gasta … Óbvio que sim, principalmente se você estiver plenamente ciente dos prós e contras das ferramentas financeiras que estiver ao seu alcance. Saber como e quando usar empréstimo pessoal, seu crédito ou dinheiro vivo irá melhorar muito seus hábitos com gastos, bem como sua habilidade para ter um orçamento estável.

Fazer compras parceladas

A maioria dos cartões de crédito oferece planos de parcelamento de 0% para um determinado período de pagamento. Isso é comum para aparelhos e outros tipos de compras de consumo que você pode achar dispendioso para pagar com dinheiro em espécie.

Benefícios: descontos, pontos, recompensas: Para ganhar com esse tipo de compra, o ideal é manter-se atualizado com as promoções mais recentes do(s) emissor(es) do seu cartão de crédito. Isto será vantajoso se você comprar nos comerciantes parceiros dos bancos nas promoções exclusivas para seus titulares de cartão.

Fazer compras online

O mais prático é usar um cartão de crédito para realizar compras on-line, ele pois proporciona uma melhor proteção ao consumidor em suas compras, especialmente quando os produtos chegam defeituosos ou não conforme o descrito na página de vendas.Quando usar empréstimo, crédito, débito ou dinheiro?

A maioria dos comerciantes envia seus registros de compras para os bancos por lotes, e se você cometeu um erro, você pode solicitar a anulação da transação ou o estorno, também é possível abrir uma disputa contra o vendedor no emissor do seu cartão. Além disso, os comerciantes on-line passam por padrões de segurança feito pelas maiores marcas de cartões, como AMEX, MasterCard, Visa, Discover e JCB, adicionando outra camada de proteção contra transações fraudulentas ou roubo de identidade.

Gastos ao viajar

Desde a reserva do seu voo, alojamento até as compras sem dinheiro em qualquer lugar que você vá, usar seu cartão de crédito sem dúvidas é mais prático do que carregar um maço de dinheiro. Se você é um viajante freqüente, você pode optar por um “cartão traveller money” ou “cartão pré-pago” que ofereça taxa de conversão estrangeira mais baixa. Em caso de roubo ou transação fraudulenta, você pode ligar para o seu banco para suspender sua conta ou solicitar o estorno/disputa. Obs: usar empréstimo para financiar viagens nunca  é uma boa escolha.

Quando usar débito automático?

Se você está inscrito em uma empresa que oferece débito automático, o melhor é pagar usando seu cartão de débito. Isso o poupa do aborrecimento de pegar filas longas ou mesmo perder suas datas de vencimento. No entanto, tenha em atenção as cobranças por descoberto em caso de saldo insuficiente na sua conta bancária. Alguns bancos cobram pelo menos 25% do custo de sua compra por descoberto por ano. Se você pensar melhor sobre isso, vai descobrir que é maneira excelente para você gerenciar suas finanças. No entanto se você não tiver limite de crédito, sempre precisará ter certeza de que possui saldo disponível para todas as suas compras ou pagamentos devidos.

Recuperar ou construir Score de crédito

Se você está construindo um bom score ou pontuação de crédito, uma das melhores maneiras de fazer isso é usar um cartão de crédito ou débito. Você está melhor usando um cartão pré-pago, tente mudar para pós, se você estiver tendo dificuldade em gerenciar suas finanças e viver dentro de seus meios. Desta forma, você poderá realizar transações sem dinheiro sem se preocupar com juros incorridos e gastos excessivos.

Outra vantagem de usar um cartão, seja de crédito ou de débito, é capaz de registrar e acompanhar suas compras. Existem até mesmo aplicativos de gerenciamento de dinheiro que permitem conectar suas contas bancárias de forma segura, incluindo cartões de crédito ou débito, empréstimos pessoais, investimentos e hipotecas. Isso permite que você monitore suas finanças, como receber alertas para transações fraudulentas incomuns ou suspeitas, pagar suas contas e configurar um orçamento mensal.

Para manter um orçamento apertado

Se você deseja reduzir suas despesas, use dinheiro em espécie ao invés de um cartão de crédito. Segundo um pesquisa de consumo recente realizada com duas centenas de pessoas usando diferentes métodos de pagamento, foi descoberto que “as pessoas estão dispostas a gastar ou pagar mais quando usam um cartão de crédito do que quando usam dinheiro“, então concluiu-se que o dinheiro é visto como a forma mais transparente de pagamento para economizar dinheiro.

Pagamento no comércio e lojas locais

Atualmente os pagamentos móveis e as máquinas de ponto de venda se tornam mais populares em mercados menores, tudo criado para fazer o consumidor gastar mais do deve. Esta é uma das melhores razões para ser tradicional – ou melhor, use dinheiro em vez de plástico.

Compras de grandes montantes

Para quem deseja fazer uma compra de imóvel, carro, motocicleta ou qualquer produto ou equipamento que seja necessário uma quantia de dinheiro grande, em muitos casos o melhor é financiar ou usar empréstimo pessoal, consignado ou outro tipo de crédito em dinheiro. Nesse caso não esqueça de verificar as taxas e os juros aplicados na transação.