Skip to content

Quando um empréstimo parcelado pode ajudar financeiramente

Pegar um empréstimo parcelado podem ser uma ótima maneira de obter o dinheiro que você precisa para cobrir despesas emergentes, necessárias para a manutenção do dia a dia ou para investir no seu potencial a longo prazo. O problema dos empréstimos é que você tem que gerenciar o quanto você está emprestando, qual sua margem para novos empréstimos e ainda tem que manter os pagamentos das parcelas dentro do parâmetros seguros para não comprometer sua renda.

No entanto, usar crédito pessoal ou pedir um empréstimo parcelado pode aumentar significativamente seu poder de compra e bem-estar financeiro se bem utilizado. Isso se traduz diretamente em sua capacidade de manter você e sua família em plena forma financeira, mesmo tendo que pagar algum valor por mês em dinheiro à juros.

O empréstimo parcelado pode ser uma ferramenta incrível em seu arsenal de finanças pessoais quando usado de forma eficaz. O termo pode soar desconhecido, mas você provavelmente já usou um empréstimo parcelado antes, e quase certamente conhece alguém que faz uso da modalidade. Empréstimo para estudantes, hipotecas de imóveis, empréstimo consignado, crédito para automóvel – estes são todos os tipos comuns de empréstimos parcelados.

Quando um empréstimo parcelado pode ajudar: 5 exemplos

Se o contratar em um banco privado, ou através de um credor online, tantos faz, os empréstimos parcelados ajudam a lidar com pequenos ou grandes custos que você não conseguiu lidar ou economizar para pagar à vista.
Quando um empréstimo parcelado poder ajudar sua vida financeira
Muitos eventos empurram as finanças das pessoas para o penhasco das dívidas e inadimplências. São geralmente incidentes emergenciais ou inesperados, como o mau funcionamento do carro, despesas médicas ou até desastres ecológicos como ventanias e tempestades de verão. Você pode usar por padrão os seus cartões de crédito para cobrir esses custos, mas isso pode ser muito prejudicial para sua saúde financeira, conforme já discutimos em outras publicação o cartão de crédito é a última alternativa para usar crédito em uma emergência.

1. Terminando o ensino superior ou curso profissionalizante

Se você tem financiamento educacional ou empréstimo para estudantes, você já tem mais experiência com empréstimos parcelados do que você provavelmente gostaria. Eles são diferentes dos empréstimos convencionais por causa dos temos e do formato de reembolso totalmente flexível.

2. Comprar uma casa ou imóvel

As hipotecas de imóveis são apenas empréstimos a prestações com garantia das próprias casas.

A menos que você seja o Luciano Hulk, é improvável que você tenha o dinheiro necessário para comprar uma casa à vista de milhões de reais. Se você não está com R$ 600 mil ou mais na mão, as hipotecas acabam sendo a solução de empréstimo pessoal a longo prazo (geralmente 30 anos pode ser mais) para que você consiga em parcelas morar confortavelmente.

3. Comprar um automóvel novo

empréstimo para compra carro é outro exemplo comum de empréstimo parcelado ou empréstimo a prestação. Se você não tem dinheiro suficiente para cobrir os custos iniciais da compra de um carro, os empréstimos parcelados ajudam esticar sua conta renda e dinheiro na bancária por até 72 meses.

4. Lidar com um evento imprevisto

Os empréstimos à prestação podem certamente ajudá-lo na cobertura de custos e despesas inesperadas. Um pai pode precisar de ajuda para pagar uma cirurgia não coberta pelo seguro saúde. Seu carro pode de repente parar de funcionar no meio da rua ou de uma viagem, enfim tantos coisas podem acontecer inesperadamente!

Nem sempre podemos prever contas médicas ou a manutenção do carro, mas esses problemas podem acontecer em um piscar de olhos e causar estragos.

Pagar essas despesas e custos em parcelas, permite que você continue ganhando dinheiro trabalhando. Se você precisa acessar crédito de forma rápida, vale a pena conferir nas plataformas de empréstimos on-line. Existe um monte de credores novos e financiamentos alternativos com aplicativos de crédito online e empréstimos rápidos e fáceis que lhe permitirão ter acesso a dinheiro dentro de minutos.

5. Investir em sua carreira ou você mesmo

No início de carreira, muitas vezes é preciso fazer investimento em si próprio. Isso pode significar ter que estudar à noite ou se mudar para uma nova cidade para arrumar um trabalho.
um empréstimo parcelado pode ajudar sua vida financeira

Muitas dessas despesas exigirão um pequeno ou grande investimento inicial que normalmente as pessoas não podem pagar imediatamente. Se você encara que são bons investimentos, então você pode usar um empréstimo pessoal (um tipo de empréstimo parcelado) para obter o capital inicial e pagá-lo lentamente ao longo do tempo.

Os empréstimos à prazo podem ser melhores do que outros tipos de crédito (como cartões de crédito e cheque especial) porque suas taxas de juros tendem a ser bem menores. Embora possa ser tentador colocar tudo em seu cartão de crédito, muitas vezes é uma decisão financeira mais sábia comparar suas opções de crédito e garantir que você não esteja pagando muito juros e taxas adicionais.

Coisas para saber sobre outros tipos de empréstimos

Então, esses são exemplos comuns de quando um empréstimo parcelado pode ser útil para você. Mas como você pode saber que os empréstimos sem garantia são realmente a melhor opção?

1. Cartões de crédito: fácil e caro

Com cartões de crédito, é realmente difícil saber o quanto você está emprestando e quanto esta pagando principalmente se perder pagamentos ou pagar o mínimo. Isso pode destruir facilmente sua capacidade de reembolsar na totalidade o saldo devedor.

Muitas pesquisas demonstram que as pessoas gastam muito mais quando usam cartões de crédito, em oposição ao uso de dinheiro em espécie ou débito direto na conta. Além disso, os juros compostos podem disparar os custos se as faturas não forem pagas integralmente.

Existem inúmeras opções de crédito dependendo das suas necessidades financeiras. Cabe a você considerar e pesar com cuidado e garantir que sua decisão financeira seja a mais saudável. Nenhum produto irá caber em todos os cenários ou preferências, mas dependendo da escolha, alguns podem ter consequências significativas se não forem gerenciados com cuidado.

2. Empréstimo com agiotas: taxas predatórias

Os empréstimos com agiotas podem esmagar sua vida financeira de vez. Os empréstimos com emprestadores particulares são diferentes da maioria dos empréstimos parcelados.

Além do empréstimo feito com agiotas, temos também o empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa que não faz a famosa consulta ao nome. No mercado financeiro você tem acesso também ao empréstimo para negativados que pratica juros nada ortodoxos. Também é fácil encontrar empresas que oferecem empréstimo com nome sujo.

Todos aplicam taxas de juros exorbitantemente altas as nos empréstimos, em geral custa até 19% ao mês de juros! Os credores de crédito para pessoas com restrição são incrivelmente rigorosos com os reembolso das parcelas e com taxas, muitas vezes este tipo de empréstimo mais atrapalha seu ciclo de dívidas do que ajuda. Prefira o crédito consignado para negativado.

Pegar um empréstimo parcelado

Aqui no Portal estamos sempre relacionando e informando sobre todos os tipos de empréstimos, desde os de taxas de juros baixas até o de custo com juros mais altos, os com garantia e sem garantia e até os financiamentos de riscos para investidores entre pessoas e empresas.

Nossas dicas estão sempre voltadas para que os mutuários se adaptem as taxas de juros de acordo com fatores individuais e perfis de risco. Procure sempre a aprovação para um empréstimo parcelado que você possa pagar, nunca entre numa dívida que aumente ainda mais sua dívida, isto não é racional.

Quando um empréstimo parcelado pode ajudar financeiramente
Média 533 votos