Conecte-se conosco

O que é Score e por que isso é importante ao trocar de carro

O que é Score e por que isso é importante ao trocar de carro

Você quer trocar de carro, mas não sabe pode onde começar? Um dos detalhes mais importantes na hora de fazer uma negociação é o Score. Se você vai financiar o valor de automóvel, dando ou não o seu como parte de pagamento, precisará da aprovação do crédito de um banco. É aqui que você se esbarra no termo Score. Quer saber mais sobre o que é isso e porque essa ferramenta é importante na hora de trocar de carro? Então confira abaixo sobre como é o cálculo do Score de crédito e por qual razão os bancos trabalham com essas informações.

Veja como trocar de carro e como o score é importante

A concessão de um financiamento envolve naturalmente inúmeros fatores e um dos principais é justamente o score. Para trocar de carro o banco avalia o perfil do consumidor e usa exatamente o score para calcular os riscos de investimento, se dará ou não o crédito ao comprador.

Como é feito o cálculo do score?

Ao contrário do que se imagina, o cálculo do Score não é feito por pessoas, mas sim por um computador. O programa, que une informações bancárias e econômicas das pessoas, avalia a ficha de cada um que entra com pedido de crédito.

Normalmente, o sistema dá uma resposta negativa ou positiva considerando a porcentagem de risco que o banco corre ao emprestar o dinheiro a um determinado comprador.

De acordo com o Serasa Experian, o Score de crédito é uma ferramenta utilizada em mais de 100 países. É um programa que traz um resultado usando como base um cálculo estatístico que tem por finalidade auxiliar as empresas e consumidores a realizarem negócios a crédito, com menor custo, maior agilidade e segurança. Resumindo, o Score traz, de maneira estatística, a probabilidade de inadimplência de um comprador, sem afirmar que ele esteve, está ou ficará inadimplente.

Quais informações o Score avalia para apresentar uma estatística?

Normalmente, o score é análise de diversos dados do possível comprador. Para ficar mais simples, listamos alguns itens que ajudam o programa a chegar a uma conclusão sobre a pontuação do interessado no crédito.

Dados pessoais: O sistema cruza suas informações pessoais, dados como RG, CPF, renda, profissão e endereço.

Dados de registros públicos: Informações que constam no Censo, por exemplo, são usadas para cruzar dados. Aqui também se avalia índice de inadimplência por região.

Outras empresas credoras: Avalia-se também a movimentação de crédito do comprador até o momento. Há um histórico de negociações feitas, possíveis débitos e até de títulos protestados.

Resumindo, para trocar de carro é preciso cuidar bem do seu score. Aqui, o passado pode sim te condenar, principalmente se você já teve problema com bancos ou outros tipos de empresas credoras.

Qual a relação do Score  de crédito com a meta de trocar de carro?

Se você quer trocar de carro e busca o crédito para realizar esse objetivo, está clara a relação do score e negociação do automóvel. Portanto, cuide da sua pontuação para conseguir comprar um carro por meio do crédito ou financiamento.

Manter o nome limpo é uma forma de não afetar sua pontuação para com relação aos credores. Outras dívidas, inclusive as diretamente com os bancos, devem sempre estar em dia, sem atrasos consecutivos ou dívidas ativas. Tomar esses cuidados antes de tentar trocar de carro é fundamental. Além dessas dicas, tem mais algumas que são valiosas e podem te ajudar a valorizar o score.

O que é Score e por que isso é importante ao trocar de carro

Melhore seu score antes de trocar de carro

Uma dica de ouro é fazer o seu cadastro positivo. Abra o jogo e insira o seu nome neste projeto onde você mostra suas contas, como elas estão pagas, o quanto gasta e está em dia. Essa possibilidade do cadastro positivo pode te ajudar a ter uma avaliação melhor do seu perfil, podendo outras empresas analisarem o crédito para você!

Outro conselho importante antes de trocar de carro e pedir financiamento. Não procure muitos bancos. Eles conseguem avaliar suas tentativas sequentes e entende isso como uma certa urgência, um desespero do cliente. Portanto, escolha um ou dois bancos para tentar realizar um empréstimo.

E se você está pensando em fazer negócio colocando seu usado como entrada, pense bem. Normalmente, as concessionárias, ao entrar no jogo de trocar de carro, desvalorizam o seu veículo. O ideal é vender o seu usado para conseguir um valor maior na entrada. Se quiser, saiba mais sobre como funciona o Score de crédito

O que é Score e por que isso é importante ao trocar de carro
Média 4.819 votos

Clique para comentar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais em Financiamentos

Cartão de crédito sem consulta restrição ou nome sujo
empréstimo até 90 mil
crefisa empréstimo para negativado
Subir