Conecte-se conosco

Como transformar seu negócio em uma franquia de sucesso ?

Muitas franquias que fazem sucesso hoje começaram com um simples negócio que deu certo, e então virou quase que um fenômeno. Estamos falando das franquias. A franquia é como uma licença para usar a marca e tecnologia de negócios na venda de determinados produtos ou serviços de uma empresa. Mas como transformar seu negócio em uma franquia?

Vale a pena transformar seu negócio em uma franquia?

E você deve estar se perguntando: será que minha empresa pode virar uma franquia? Por onde começar? Quanto custa para transformar minha empresa em uma franquia? Muita calma, até porque são sim necessárias algumas características para o seu negócio se tornar uma rede. Agora fique por dentro dos passos antes de chegar lá, e como chegar!

Você já deve ter ouvido falar de muitos empresários que ficaram ricos e até mesmo milionários depois de terem transformados o seus negócios em uma franquia. Um exemplo é o dono da Cacau Show, Alexandre Costa que hoje conta com mais de 2 mil franquias no país. Mas o sucesso não vem por acaso. Uma franquia requer uma série de atenciosas avaliações para que haja uma gestão profissional que realmente garanta os lucros previstos.

Segundo os especialistas, para começar sua rede e criar franquias, é necessário analisar a situação atual de sua empresa.  Ou seja, o início do trabalho de transformação de uma empresa em franquia começa pela análise de franqueabilidade. Sem dúvida alguma, o seu negócio precisa ter um diferencial para que então possa ser competitivo no mercado, sem isso, é mais complicado alcançar o sucesso como franquia.
Como transformar seu negócio em uma franquia de sucesso
E não pense que você precisa ter uma empresa reconhecida e grande para se tornar uma franquia. A Cacau Show é um exemplo. Alexandre começou aos poucos. Então saiba que até mesmo micro e pequenas empresas podem ser excelentes franqueadoras. Mas é muito importante você fazer um estudo de viabilidade de seus planos para certificar-se de que sua empresa tem estrutura para se tornar uma rede franqueadora. Inclusive muitas pequenas empresas já acabaram tendo sucesso como franqueadoras.

É difícil transformar o meu negócio em uma franquia?

Não podemos dizer que qualquer negócio pode se transformar em uma franquia. Não vamos iludir você! Tornar a sua empresa em uma franquia é um processo burocrático. Depois de toda autoanálise se realmente vale a pena, e se você acredita que sim, é necessário um planejamento.

Mas saiba que é sim possível transformar o seu negócio se for determinado a expandir sua empresa em uma franquia. Vamos para algumas dicas:

Planejamento: Tudo deve ser pensado na franquia — dos atrativos que farão os clientes comparem até a estrutura de parcerias e custos para o bom desempenho da unidade.  Pense no potencial de expansão da marca. Você oferece algo que é altamente demandado pelo mercado?

Detalhes e advogado: não pense que vai fazer tudo sozinho. Por isso, é essencial escrever todos os passos e os processos da operação. Isso requer tempo e atenção em todas as etapas. E muito importante, contrate um advogado! Isso porque todas as Franquias precisam dispor de documentos muito específicos. É preciso elaborar a Circular de Oferta de Franquia (COF) e o contrato de franquia.

Quanto custa para transformar minha empresa em uma franquia?

Vamos ser realistas. Mesmo que você tenha um conhecimento sobre franquias, transformar a sua empresa numa franquia pode não sair muito barato e por isso muitas empresas pequenas acabam deixando de lado essa ideia. O valor pode ultrapassar 50 mil reais, mas tudo depende do negócio. Não podemos generalizar.

Mesmo que haja muito material disponível para você fazer isso sozinho, visto ainda às horas de trabalho utilizadas para transformar uma empresa em franquia, pode estar acima da capacidade de muitas empresas. Mas isso não quer dizer que seja impossível! Lembre-se dessa frase: “Não espere por circunstâncias ideais, elas nunca chegam”. Janet Erskine Stuart, 1882.

No blog temos muitos outros artigos relacionados com franquias, veja a listagem abaixo caso você deseje mesmo transformar seu negócio:

1. Franquias de financeira para venda de empréstimos
2. Franquias e Franqueadores ser ou não ser?
3. Franquias – as melhores franquias para investimento
4. Franquias – trabalho em casa e ganhar dinheiro
5. Franquias Home Based – Seja seu próprio patrão sem sair de casa
6. Formas de empréstimo para negócios impulsionar sua empresa
7. 5 coisas para saber antes de financiar a compra de franquia
8. Como obter linha de crédito para abrir franquia
9. Qual custo de investimento para abrir franquia no Brasil?

Porém, vale ressaltar que se você tem um negócio lucrativo e tem condições de contratar uma boa empresa de consultoria para auxiliá-lo no processo de formatação, não pense duas vezes em seguir este caminho. Você pode até investir agora, mas saiba que o retorno pode trazer muito dinheiro para a sua conta, e como! Imagine quantos criadores de franquia estão milionários?

É claro que franquear pode ser um passo certeiro na expansão do seu negócio, mas precisa de investimentos. Contudo, imaginar ter a marca de uma empresa espalhada pelo país, é fantástico? Pense nisso! E se este é o seu sonho, arrisque com cautela quando transformar seu negócio em uma rede de franquias!

Como transformar seu negócio em uma franquia de sucesso ?
Média 4.418 votos

Continue Lendo
Patrocinadores
Clique para comentar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais em Franquias

empréstimo até 90 mil
crefisa empréstimo para negativado
Subir