Energia Solar

Tipos de linhas de financiamentos para energia solar disponíveis

Conheça as linhas para financiar energia solar na compra de sistemas de aquecimento solar, aerogeradores e energia fotovoltaica.

Financiamentos para energia solar – A energia solar é uma tendência com crescimento mundial, sem sobra de dúvidas quanto a isso. Mas, quão rápido ela se espalhará? Bom todos nós sabemos da importância de ter fontes de energia sustentáveis, principalmente com o consumo e custos de energia cada vez mais altos e a ainda a possibilidade de um colapso.

A energia solar está conosco há algum tempo. Não é mais incomum ver painéis solares nos telhados de casa, condomínios, sítios e complexos industriais. Com o desenvolvimento da tecnologia, os painéis solares tem se tornado amplamente utilizados e não são apenas os entusiastas da energia limpa que os instalam, pessoas comuns já estão instalando como uma forma de economizar ao longo prazo.

Então poderia ser razoável esperar que a mudança para energia verde seja indolor? Sim, o custo é que não é indolor. E no Brasil, o que podemos esperar que vai acontecer com relação à energia solar no futuro mais próximo. Por aqui, no Brasil, o cidadão começa entender da vez mais da importância e potencial da energia solar. Contudo, o preço para quem quer mudar para a energia solar, é uma tanto proibitiva.

Por isso listamos sete das dezenas de opções de linhas de financiamento voltadas para a instalação de sistemas de geração de energia solar (energia fotovoltaica).


Financiamento para Energia Solar BV

Os financiamentos solar da BV para sistema fotovoltaico, é uma crédito especial que tem taxas a partir de 1,56% a.m., a modalidade é especifica apenas às pessoas físicas que pretendem adquirir um equipamento de energia solar. O valor mínimo liberado por operação é de R$ 5 mil. Os prazos de reembolso variam entre 12 e 60 meses. O financiamento tem juro pré-fixados e se destina somente para a compra do sistema de energia, a mão-de-obra da instalação está fora do contrato.Financiamento para Energia Solar BV brasil
Principais características:Financiamento de até 100% do valor do equipamento. Prazo entre 12 e 60 meses. Taxa pré-fixada. Carência de 30 dias. Pagamento das parcelas podem ser via carnê ou boleto.


Financiamento para energia solar Banco do Nordeste

O Banco do Nordeste possui uma modalidade de crédito que inclui o financiamento específico para projetos de micro e minigeração de energia solar. Chama-se Programas FNE – FNE Sol, está liberado para empresas, produtores rurais, cooperativas e associações locais, o financiamento abrange além do nordeste, o norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Os prazos de reembolsos vai Até 12 anos, com carência de 6 meses a 1 ano. O FNE Sol financia até 100% do custo da obra. Para ter acesso, é preciso ter cadastro e limite de crédito aprovados no Banco do Nordeste.


Financiamento para energia solar Bndes

Este financiamento BNDES Finem é concedido para realização de projetos de energia solar avançados e de grande porte. A linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) libera até 80% do custo do projeto com taxas de juro de 7,5% ao ano.

Para ter acesso ao financiamento, existem outras obrigações que são necessárias para a tomada efetiva do crédito, os detalhes estão na página do Bndes.


Financiamento para energia solar Caixa econômica

A Caixa Econômica Federal com o Crédito da CAIXA tem facilitado a compra de sistemas de aquecimento solar, aerogeradores e equipamentos de energia fotovoltaica. A linha faz parte do Crédito Construcard, que apesar de ser destinada para a compra de material de construção agora também pode ser utilizado para energia solar.Financiamento para energia solar Caixa econômica
Com uma taxa de juros por volta de 1,95% ao mês, o valor solicitado pode ser financiado com até 240 parcelas iguais. O financiamento está disponível tanto para pessoas física quanto para jurídicas. No site do banco você pode fazer uma simulação dos juros e prazos.


Financiamento para energia solar DESENVOLVE SP

Desenvolve SP, um programa de apoio ao desenvolvimento de pequenas e médias empresas. As concessões de empréstimos são normalmente feitas com prazos longos e taxas de juros baixas.

Um dos intuitos do Desenvolve SP é reduzir até 20% das emissões de CO2 na grande São Paulo até 2020. Através da Linha de Financiamento Economia Verde o governo estadual concede o financiamento de sistemas fotovoltaicos. É voltado especialmente para pessoas jurídicas da região. As parcelas pode ser contratadas até o máximo de 120 vezes com taxa de juros de apenas, 0,53% ao mês.


Financiamento para energia solar Banco Santander

Através do Santander Financiamentos, o Banco Santander também concede sua linha de crédito solar (Linha Sustentabilidade Santander). O banco disponibiliza financiamentos para a instalação de sistemas fotovoltaicos com prazos de pagamentos de até 60 vezes. Disponível para pessoas físicas e jurídicas, correntistas e não correntistas podem contratar com taxa de juros variável de acordo com os valores, prazos e condições escolhidas pelo contratante.


Financiamento para energia solar PRONAF

Por enquanto e para finalizar nossa lista, existem também linhas de financiamento solar do governo apelidado de “Mais Alimentos”, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Essa linha financia pequenos agricultores, inclusive sistemas fotovoltaicos (equipamentos para energia solar) de até R$ 300 mil.

Os empréstimos tem taxa anual entre 2,5% a 5,5% anuais. O agricultor tem prazo de carência e só pagar a primeira parcela após 36 meses da concessão do crédito.


Agora que você já sabe como funciona o financiamento solar basta criar seu projeto de energia sustentável e procurar o banco de sua preferência para obter o crédito necessário.

Tipos de linhas de financiamentos para energia solar disponíveis
Média 5387 votos

Escreva um comentário