Seguros

Tipos de Seguro que realmente é preciso contratar?

Quais "tipos de seguros" que realmente são necessários contratar para proteger seus bens e sua vida? Existe apólice de seguro para quase tudo, confira 3 mais importantes!

Tipos de Seguro que realmente é preciso?
Quais “tipos de seguros” que realmente são necessários termos em nossas vidas? Nos dias atuais, você pode contratar seguro para quase tudo. Você sabia, por exemplo, que a Júlia Roberts, uma atriz norte-americana, tem seguro para os seus dentes. Incrível, isso mesmo, provavelmente você não necessite fazer a cobertura com seguro de nenhuma das partes do seu corpo, principalmente por ter que pagar milhares de reais anuais.

A pergunta mais comum entre as pessoas é: “Porque eu deveria contratar um seguro de carro, um seguro viagem ou um seguro de vida?” Ora, para se proteger e também resguardar as pessoas que ama caso haja um problema mais sério com a saúde, desemprego ou até morte. Você poderia passar horas pesquisando e lendo sobre seguro de vida e seguro de carro para descobrir qual deles suprem suas necessidades, são dezenas de sites de empresas e blogs que falam sobre esse assunto.

Neste post iremos dividir com você três (3) opções de seguro que realmente é necessário (além, é claro, do seguro de saúde). O seu tempo é muito precioso e ninguém gostaria de passar horas e horas lendo sobre tais assuntos, porém isto é essencial para realizar escolhas financeiras inteligentes. Além do mais, ser informado pode fazer total diferença entre adquirir excelentes apólices de seguro e pagar muito pelo plano incorreto. Então continue lendo…

1. Seguro de vida

Se você observar os comerciais para planos de seguro de vida verá que, na grande maioria, os protagonistas são idosos avançados jogando tênis e alertando sobre a importância de garantir suas próprias despesas de funeral, porém o seguro de vida é significativamente mais do que apenas financiar uma reviravolta. O seguro de vida há termos que permitem seu cônjuge e seus filhos continuem pagando contas se algo acontecer com você.

Normalmente, acreditamos que se não temos dependentes e não precisamos de seguro de vida, mas se você possui dívidas, contrato de financiamento da caixa econômica, empréstimo de habitação ou crédito estudantil ou foi o fiador de algum negócio, seu seguro de vida pode ser utilizado para reembolsar seus empréstimos pessoais. Realmente valerá a pena, dado que o seu seguro de vida que sua empresa fornece pode ser inadequado, especialmente no caso de você ter dependentes. De preferência à coberturas da sua própria apólice de seguro de vida.

2. Seguro renda protegida ou seguro salário

As probabilidades de contrair uma doença ou trauma que se tornem permanente ou temporariamente incapacitado são de 25%, claramente, isso é uma perspectiva muito assustadora, mas em vez de se concentrar nela, você poderia simplesmente tomar providências pró-ativas para garantir que você e sua família estejam cobertos e seguros. O seguro de renda por invalidez pode pagar até 60% do seu salário em caso de invalidez.

O seguro de renda por invalidez entra em vigor quando a pessoa se torna parcialmente, totalmente, temporariamente ou permanentemente incapacitado – mas há um período de espera antes que os benefícios comecem, varia entre 30 e 120 dias. Quanto mais o período de espera em seu plano, quanto mais barato são seus prêmios. Observe que o plano de seguro de invalidez é de alto preço, muitas vezes entre 1% e 5% do salário, algumas empresas privadas oferecem isso como benefício para o funcionário.

3. Seguro de carro ou automóvel

Se você tem um carro ou aluga um, o seguro automóvel não é negociável, no mercado brasileiro existem diferentes tipos que devem ser considerados. Um seguro abrangente e de colisão irá cobrir danos ao seu carro e pode ajudar a substituí-lo se for roubado. O seguro de responsabilidade civil cobre você se você for processado depois de causar um acidente.

No mundo litigioso de hoje, essa possibilidade é maior do que nunca, e se isso acontecer, sua vida financeira pode ser descarrilada por algumas dezenas de milhares de reais com custas. Para o seguro de responsabilidade civil, existem três limites de responsabilidade máxima que você pode obter em uma apólice de seguro de carro: lesão corporal por pessoa em um determinado acidente, ferimentos corporais por todos os feridos em um determinado acidente e danos pessoais em um determinado acidente.

No entanto, você pode querer limites mais altos do que o mínimo exigido. A Recomendação é que você encontre um limite de cobertura ideal para cada um dos tipos de seguro, além disso, consiga cobertura adicional guarda-chuva (em outro artigo falaremos sobre isso).

Tipos de Seguro que realmente é preciso contratar?
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Comentários fechados