Tipos de Empréstimos, Vantagens e Desvantagens

Existem diversos tipos de empréstimos no Brasil, aqui destacamos algumas linhas de crédito e empréstimo pessoal mais solicitados

Quais tipos de empréstimos uma pessoa física pode obter no Brasil? No Brasil existe diversas linhas de crédito e empréstimo, e como todo produto financeiro apresentam vantagens e desvantagens quando comparados. Independente de quais “tipos de empréstimos são oferecidos no Brasil”, uma coisa é certa, quando o dinheiro fica escaço logo vem a idéia – tenho que pedir um empréstimo! E aí, logo repensamos e decidimos que empréstimos têm juros altos e que se não pagarmos as prestações iremos nos enrolar em dívidas, que crescem e logo viram uma bola de neve!

Não preciso nem dizer que como toda e qualquer operação financeira que envolva a tomada de recursos financeiros de uma instituição bancária ou de crédito com o acréscimo de juros e demais encargos, o contratante deve fazer o crédito consciente e com prudência. Nas instituições, diversas linhas de crédito e modalidades são direcionadas a todo tipo clientes dos mais variados perfis, desde a Classe D à Classe AAA+, basta escolher aquele que se adeque as suas necessidades.

Existem diversos tipos de empréstimos, aqui destacamos alguns confira:

Empréstimo Consignado

Tipo de empréstimo feito por funcionários de órgãos públicos, aposentados pensionistas e empresas privadas consiste em decontar as parcelas do empréstimo diretamente na folha de pagamento do tomador, pode ser uma forma de crédito excelente para pessoas pouco organizadas financeiramente, as taxas de juros são muito baixas quando comparado com outras modalidades de crédito pessoal, o ponto negativo pode ser uma renegociação da divida uma vez que é descontada na folha.

Empréstimo com Cheque especial

Neste caso tipo de empréstimo o banco que o cliente tem conta corrente disponibiliza um crédito pré-aprovado com um limite de recurso em dinheiro estabelecido de acordo com o perfil do correntista que pode usar como empréstimo com cheque especial quando quiser. A única facilidade é não ter que pedir o dinheiro emprestado na hora de ter que equilibrar o orçamento ou em uma emergência. O ponto negativo são os juros altos cobrados quase que de forma abusiva, e o fato de achar que esse dinheiro faz parte de sua renda. É bom pensar muitas vezes antes de utilizar cheque especial como empréstimo de dinheiro.

Empréstimo Rotativo

Quem já não entrou no rotativo do cartão de credito, por sinal uma das grandes facilidades quando em uma precisão momentâneo por não ser possível pagar por completo o custos com gastos no cartão. Neste tipo de empréstimo seria como pegar um dinheiro emprestado e pagar somente uma parte dele, neste caso o valor mínimo da fatura, o pior dessa história são as taxas e encargos altíssimos cobrados pelo crédito rotativo. É interessante utilizá-lo nessa condição somente em situações de emergência e tomar cuidado para não se acostumar e virar escravo do empréstimo rotativo ficando sempre na mão do financiamento da fatura do cartão.

Empréstimo com Penhor

Com esse tipo empréstimo a pessoa tem acesso a um crédito rápido, se livra de análise de cadastro de crédito e não tem que apresentar nenhum avalista. Alem disso o consumidor pode estar com o nome sujo (inscrito em cadastros do SPC, Serasa ou CCF), ou seja, pode estar inadimplente que ainda assim pode penhorar qualquer coisa sem problema.

Apesar das facilidades do empréstimo com penhora, tome cuidado com os custos do penhor, como qualquer financiamento, os deste caso os juros e tarifas também são altos. Outro fato é que se não resgatar o bem penhorado, ai o prejuízo fica maior ainda, uma vez que o valor total avaliado no final e sempre superior ao valor do bem.

Quer mais informação? No Blog você encontra muitos outros tipos de empréstimos em artigos informativos, use a busca para encontrar o que deseja.

66 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !