Acesso ao Crédito

Quais tipos de empréstimos em cooperativas são concedidos

Entenda como são os empréstimo em cooperativa de credito, como fazer, quem são e como funciona o cooperativismo.

Como fazer empréstimos em cooperativas de credito? Vamos descobrir neste artigo. Os problemas financeiros chegam para todos. Buscar empréstimos pode ser uma opção para quem precisa pagar as contas e está tendo dificuldades. Muitas vezes é difícil sair sozinho da encruzilhada financeira em que nos metemos. Alguns empreendedores recorreram às cooperativas de crédito.  Esta pode ser uma boa solução para quem procura sair do vermelho e voltar ao topo.

As cooperativas podem ajudar você a melhorar sua situação financeira de uma forma mais segura e sem todos os entraves dos bancos ou de outros empreendimentos. Poucos conhecem este tipo de financiamento, no entanto ele pode ser uma tábua de salvação.

Cooperativas de crédito: O que são?

Pode-se dizer que as cooperativas são um belo exemplo do poder da solidariedade.  A cooperativa nada mais é do que uma associação envolvendo pessoas que através da ajuda mútua buscam melhorar sua situação financeira.

As cooperativas de crédito são criadas para serem sem fins lucrativos. Elas oferecem serviços bancários  aos seus associados com condições mais favoráveis. Em nosso país, elas são equiparadas as instituições financeiras. Um ponto importante, e que as torna ainda mais seguras para quem busca a ajuda das cooperativas, é que o funcionamento desta entidade deve ser autorizado e regulado pelo Banco Central do Brasil.tipos de empréstimos em cooperativas
No Brasil o cooperativismo de crédito vem crescendo e se provando muito rentável. Hoje existem mais 1400 cooperativas no país elas administram cerca de 16 bilhões de dólares e contam com mais de 4 milhões de associados. No mundo somos os 16º colocados no ranking de volume de ativos.

O cooperativismo de crédito é representado no Brasil pelos sistemas SICREDI, SICOOB, UNICRED, ANCOSOL e também por Cooperativas Independentes (solteiras) não ligadas a uma Confederação. Quem sabe a solução para sua vida financeira não está ai? Pesquise e veja se este é o investimento certo para você.

Como fazer empréstimos em cooperativas de crédito?

Sim. Para pegar empréstimo na cooperativa de crédito basta ser um associado.  Você não será apenas um devedor, mas um sócio. Para isto, basta adquirir pelo menos uma cota-parte (uma taxa mínima para associar-se).

Depois que você se tornar um sócio poderá fazer empréstimos em cooperativas com condições especiais, também terá os mesmos poderes que todos os associados e acesso a todos os serviços financeiros e de crédito da cooperativa. Além deste crédito, o sócio também contará com serviços exclusivos e especializados. Uma ótima alternativa para quem precisa dar um jeito na vida financeira são os empréstimo peer-to-peer um formato de financiamento coletivo.

Qual o melhor tipo de empréstimo para mim?

Antes de cair de cabeça na cooperativa de crédito e pedir um empréstimo, você deve saber que existem diversos tipos de empréstimos que você pode utilizar. O primeiro tipo de empréstimo é o crédito para pessoas físicas.

Você pode pedir o crédito consignado, que é um empréstimo que já vai descontado na sua folha de pagamento. Este tipo de crédito é indicado para funcionários de empresas públicas e privado (conveniadas) e também para aposentados e pensionistas do INSS.

Ainda dentro do crédito de pessoas físicas temos o crédito pessoal. Também existe o financiamento, onde você irá ter um crédito para financiar algum bem ou valor e o microcrédito, que é indicado para novos empreendedores.  Também é oferecido diversos tipos de créditos para empresas, como  capital de giro, antecipação de recebíveis , compra de dívidas e financiamentos.

Existe ainda o Financiamento Rural, indicado para cooperativas e produtores rurais. O objetivo do crédito rural é que esses produtores possam ter acesso às linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, como Pronaf, Finame, Moderagro, Moderinfra, BNDES Automático e Prodecoop.

Qual a vantagem do empréstimo feito em uma cooperativa?

Quem se associa as cooperativas de crédito tem inúmeras vantagens. A primeira delas é que poderá ter um controle maior de suas finanças. Como é um sócio, as decisões da cooperativa passarão por você. Você também possuí  a alíquota de IOF reduzida a zero sendo um associado destas cooperativas.

Qual a taxas de juros em cooperativas?

As taxas de juros dos empréstimos em cooperativas, por não terem fins lucrativos, possuem taxas de juros menores do que as oferecidas em outras modalidades no setor bancário. Além disso, os recursos financeiros arrecadados ficam na própria comunidade onde opera a cooperativa.  Nada como ajudar e ser ajudado. Saia do sufoco ajudando outras pessoas a fazerem o mesmo. Filie-se.

Ficou com alguma dúvida? Escreva aqui nos comentários!

 

Quais tipos de empréstimos em cooperativas são concedidos
Média 4.364 votos

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário