Skip to content

Tipos de tarifas, taxas e custos do cartão de crédito

Nessa sequência de artigos relacionados agora é a vez das taxas e custos do cartão de crédito. Tenho certeza que já entendemos que os cartões desempenham sem sombra de dúvidas um papel importantíssimo na vida cotidiana da maioria das pessoas, além de demonstrar o estilo de vida do seu titular. Vale mencionar também que nas últimas décadas o cheque e dinheiro em espécie tem sido trocado pelo cartão de crédito pela maioria dos seus utilizadores.

O cartão para crédito pessoal fornece além da conveniência financeira, ajuda seu detentor na organização das finanças e na economia de dinheiro ao participar dos benefícios e promoções como pontos oferecidos e a exemplo: os Smiles, pontos para descontos em lojas credenciadas a administradora etc. O cartão também é usado por muitos como um símbolo de status social e ostentação devido a sua classificação por perfil de usuário.

Com tudo isso, o titular de um Visa, MasterCard, AmericaExpress, Dinners e Hipercard tem a obrigação de conhecer os encargos e custos do cartão de crédito cobrados por cada operação, e as tarifas extras que são aplicados ao adquiri-lo. Algumas taxas e custos do cartão de crédito são mais comuns e conhecidos, mas outras nem tanto e você precisa saber quais são.

Quais os limites, taxas e custos do cartão de crédito ?

Nós vamos ver todos esses detalhes sobre como se comportam os cartões de crédito relacionados a custos, taxas e limites disponíveis à partir deste ponto. Você pode gastar o dinheiro virtual que existe no seu cartão de crédito somente até o limite pré-definido. O limite é definido pela empresa emissora de cartão de crédito e depende do seu histórico de pagamentos e renda declarada.Tipos de tarifas, taxas e custos do cartão de crédito

Extrato ou fatura do cartão de crédito

Um extrato ou fatura mensal do cartão de crédito é gerada para o titular todos os meses que houver uso do plástico. A fatura é um extrato que detalha todas as transações feitas usando o cartão no mês anterior ao vencimento. A fatura também demonstra o saldo do cartão de crédito pendente, data de vencimento, pagamento mínimo a pagar e outros detalhes importantes.

Encargos e anuidades

As administradoras de cartão de crédito cobram uma taxa de adesão quando você recebe o seu cartão de crédito. Às vezes, as empresas de cartão de crédito podem dispensar essa cobrança da taxa anual por um determinado período – normalmente os primeiros 12 meses.

Alguns oferecem um “Lifetime Card” que nunca cobra taxas anuais. As taxas aproximadas adesão estão entre R$ 180 a 3.000 – dependendo do tipo de cartão de crédito. Às vezes, a pedido, os bancos ou empresas de cartões de crédito podem renunciar a taxas anuais com base em seus gastos mensais.

Segunda via ou encargos por perda

A fatura mensal é entregue gratuitamente no seu endereço ou e-mail. Mas, há casos em que a entrega física da cópia impressa do cartão é cobrada.

No caso, se o seu cartão de crédito se perder, você precisa pagar para ter a substituição. Mesmo o uso para retirada de dinheiro em um caixa eletrônico usando seu cartão pode haver uma cobrança. Lembre-se todas essas taxas diferem de administradora para administradora.

Quantidade mínima para pagamento

Você deve pagar uma quantia mínima devida para cada ciclo de cobrança. Isso geralmente é de 5% a 18% do saldo pendente. Se você continuar a pagar as dívidas da fatura no valor mínimo, seu cartão em um momento não poderá mais ser utilizado para qualquer tipo de operação financeira por falta de saldo.

Pagamento de fatura parcial

Se você não pagar o saldo da fatura mensal na sua totalidade a cada mês, então um juro é cobrado sobre o valor restante. O valor do juro varia de administradora para administradora. Se você paga no vencimento, nenhum juro é cobrado na fatura.

Taxa de serviços e conveniências

As despesas que você faz através do seu cartão de crédito estão sujeitas a impostos sobre o serviço. O imposto sobre o serviço é de acordo o montante total do crédito, por compras no exterior o IOF é de 6% mais outros encargos.

Multas e taxa de juros extras

Bancos ou empresas de cartões de crédito, empregam consultorias de cobrança para recuperar os valores pendentes ou inadimplentes. Esses encargos são cobrados para compensar a despesa incorrida pelo emissor do banco ou do cartão de crédito na cobrança do valor pendente.

Pontos de recompensa

Os pontos de recompensa acumulados durante um período de tempo podem ser resgatados por dinheiro ou por milhas aéreas dependendo do programa de pontos de recompensa.

Transação com moeda estrangeira

No caso, se você viajar no exterior e usar seu cartão de crédito para as transações, o mesmo valor da transação é convertido em reais e uma determinada porcentagem desse valor é cobrada pelo emissor do banco ou do cartão de crédito mais os impostos pelo uso no exterior.

Percebeu que você precisa saber tudo sobre seu cartão de crédito e que ele é quase como abrir uma pequena empresa, portanto, tenha juízo quando tiver de posse de um ou mais cartões. Boa Sorte!

Tipos de tarifas, taxas e custos do cartão de crédito
Média 4.832 votos