Consignado

Taxa de juros do Cartão Consignado para Crédito

Tudo que você precisa saber sobre taxa de juros do cartão consignado, quitação, teto máximo e margem consignável ...

Qual a taxa de juros do Cartão Consignado? Recentemente o Governo publicou uma portaria relacionada ao empréstimo do INSS com consignação em folha baixando os juros para teto máximo estabelecido anteriormente que era de 2.14%. Atualmente 35 instituições bancárias possuem convênio com a Previdência para conceder esse tipo de crédito.

Com a redução da taxa do consignado o INSS quer que os bancos se adequem ao novo patamar o quanto antes. Vale lembrar que por muito tempo a taxa máxima para operações de crédito com desconto em folha de pagamento ficou em 2,14% ao mês, agora a taxa é 2,08% ao mês. Para realizar um empréstimo utilizando o crédito consignado, basta encontrar um banco ou financeira que esteja habilitadas e fazer a solicitação a oferecer empréstimos aos segurados do INSS.

Para saber quais as taxas de juros mais baixas praticadas no crédito consignado pelos bancos, o BCB mantém uma página com uma planilha divulgando os números. Segundo a própria planilha o banco que oferece hoje a menor taxa é o banco BRB – BCO DE BRASÍLIA com juro de 1,75% ao mês. o BCO MERCANTIL, pratica uma taxa média de 2.04% e o BCO DO NORDESTE a maior taxa até o momento com 2.34%. Outras instituições possuem taxas diferenciadas, mas para saber é preciso solicitar simulações de empréstimos. O prazo de pagamento do consignado vai até 72 meses.

O que é o Cartão de Crédito Consignado?

O cartão de crédito consignado não tem muita diferença de um cartão de crédito convencional, no entanto ele é de uso exclusivo para beneficiário do INSS que querem pegar um crédito pessoal consignado. A principal diferença entre eles, é que no cartão consignado, caso o titular não consiga pagar o valor total da fatura, o pagamento mínimo é descontado diretamente do seu salário ou benefício.Taxa de juros do Cartão Consignado para Crédito
Nos últimos anos o uso do cartão consignado cresceu consideravelmente, por ser mais uma meio do aposentado e pensionista obter dinheiro emprestado com taxas de juros razoável.

Vantagens do cartão consignado de crédito

Esta lista de vantagens e benefícios acima são comuns para a grande maioria dos cartões de crédito consignados concedidos pelos maiores bancos do Brasil. Como a concorrência é enorme, a sugestão é você pesquisar antes de solicitar e contratar um cartão. Confira quais são os que dão maiores bônus e premiações pelo uso. Confira abaixo algumas das principais vantagens de ter um cartão de crédito consignado:

  • Não tem desconto de uso, é sem  anuidade;
  • Pode fazer saques em dinheiro de até 90% do limite do cartão;
  • Não faz consulta ao SPC e SERASA;
  • Fatura mensal cartão com extrato descritivo das compra, data, etc.;
  •  Desconta apenas 5% do seu salário se não for pago valor total da fatura;
  • Até 72 meses para pagar o crédito utilizado;
  • Juros médios de 3% ao mês;
  • Algumas bandeiras de cartão oferecem programas de pontos.

Qual a taxa de juros do Cartão consignado INSS

A nova portaria do INSS anunciada determina que haja redução também para operações com cartão de crédito consignado. A taxa para esta modalidade de empréstimo com cartão era de 3,06% ao mês, com a redução foi para 3% ao mês. Com o cartão consignado os beneficiários poder solicitar quantias em dinheiro ou usar o cartão para compras normais mas descontadas no beneficio, é como um crédito consignado no beneficio só que com o uso do cartão.

Valor do teto do consignado

O próximo passo é INSS adequar seus sistemas para que o novo valor do teto do consignado seja aplicado nas transações. Nem todos os bancos reduziram sua planilhas de juros , muitos inda estão vendendo crédito consignado com taxa de juros antigas de 2.14% ou mais. O ideal é sempre verificar o site do BCB para saber se os bancos conveniados estão alterando e divulgando os novos juros no teto máximo de 2,08% ao mês

Margem consignável INSS

Além dos juros do cartão consignado baixar, em outro artigo informamos as medidas que ampliaram de seis (6) para nove (9) a quantidade máxima de linhas para operações relacionados a empréstimo consignado com o débito direto no beneficio (em folha). Muitos aposentados e pensionistas já estavam sem margem consignável, com a mudança e o aumento, para muitos será possível pegar um dinheiro extra emprestado.

A margem para consignação é dividida em duas partes, normalmente o aposentado pode comprometer até 35% da renda com crédito consignado, na primeiro parte são 30% para poder fazer até nove empréstimos na folha, e como os outros 5%, pode utilizar com o cartão consignado.juros do Cartão Consignado

Quitação de amortização das dívidas

O INSS através da nova portaria reduziu o limite da margem consignável para a quitação de amortização de dívidas feitas adquiridas com o uso do cartão de crédito, de dois para 1,4 vezes o valor do benefício mensal. De acordo com a Previdência, isso vai permitir a liquidação dos empréstimos em até 72 meses.

Sobre a redução dos juros no consignado

Quando essas portarias e decisões acontecem, o tempo de aplicação tem um delay que faz todo mundo ficar ansioso, da decisão sobre a redução dos juros até que seja publicado a portaria, corretores e aposentados e pensionistas do INSS esperam ansiosos para podem concluírem suas transações.

Uma dica importante para quem deseja pegar mais credito consignado com as novas linhas de crédito na folha é, tome cuidado na hora de solicitar um novo empréstimo ou usar o cartão consignado.

Apesar das taxas de juros estarem baixando, o consignado também é uma divida contraída que precisa ser paga, e se não houver equilíbrio financeiro, esse crédito pode fazer com que o aposentado se endividem e perca o controle das contas.

Taxa de juros do Cartão Consignado para Crédito
Média 4.167 votos

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário