Skip to content

Tabela FIPE: Como funciona e Como consultar a tabela FIPE?

Tabela FIPE: Como funciona a tabela FIPE?

A tabela FIPE foi criada pela entidade que tem o mesmo nome, que significa Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Hoje, essa tabela FIPE é usada como referência no mercado de carros usados e seminovos. Além disso, os dados são usados como base para outros tipos de contratos e até seguros.

O que é a tabela FIPE?

A tabela é um instrumento, uma espécie de parâmetro para muitos negócios automativos. Abaixo, separamos algumas informações importantes para quem deseja conhecer e consultar a tabela FIPE.

Qual a principal vantagem da tabela? Existem muitas vantagens de usar a tabela FIPE no mercado de automóveis. A principal delas é exatamente equilibrar os preços que muitas vezes ficam bem fora do comum.

Tabela FIPE
O objetivo da tabela é servir como parâmetro para negociações e avaliações. Com base na tabela, as negociações ficam mais equilibradas e justas. Confira aqui como fazer a consulta, quais dados você precisa para fazer a pesquisa e até que referência de valor com base nos meses anteriores.

Como consultar a tabela FIPE

Para consultar a tabela FIPE é bem simples. O primeiro passo é acessar o site da fundação. Ao entrar, o internauta vai ver algumas informações de orientação de como fazer a consulta e também para o que serve a tabela.

O site oficial é veiculos.fipe.org.br e na página inicial, mais abaixo, você pode escolher os três tipos de consulta:

  • Consulta de carros e utilitários pequenos
  • Consulta de caminhões e micro-ônibus
  • Consulta de motos

Como fazer a pesquisa no site online da FIPE

O primeiro item a ser preenchido para a pesquisa é o período de referência. Ou seja, qual o valor de base você quer em relação ao mês? Depois de inserir isso, é hora de escolher a marca do veículo, em seguida o modelo e depois o ano.

Além de colocar algumas características, a pesquisa na tabela FIPE pode ser feita pelo código do veículo, normalmente presente nas tabelas impressas ou digitais.

A tabela FIPE no celular e smartphone

Se você mexe bastante com automóveis, principalmente os seminovos e usados, pode baixar o aplicativo e usar diretamente no celular.

Na Apple Store e no Google Play você pode baixar o aplicativo chamado FIPE. Vale lembrar que você não precisa baixar nada além do aplicativo e o mesmo vale para e-mails com indicações deste tipo.

Por dentro da Tabela FIPE

Os preços da tabela FIPE variam com base da conservação, região, cor, acessórios e outros fatores que influenciam diretamente no preço. Vale lembrar que, além da internet, a tabela também é publicada em jornais. A tabela é atualizada mensalmente e, claro, os preços variam de mês a mês.

Fundação que produz a tabela FIPE

A FIPE foi criada em 1973 e é uma entidade sem fins lucrativos. O objetivo da fundação é dar ao apoio ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de SP, a USP.

A fundação é hoje considerada uma das principais entidades voltadas para análise de mercado, incluindo o de automóveis.

A FIPE reúne e analisa fenômenos econômicos e sociais com base em estudo e levantamentos com metodologia da Economia. A partir dos dados colhidos e divulgados, a entidade busca colaborar para o debate econômico e expansão de conhecimento.

Leia também:
Como fazer para comprar carro pela internet com segurança?
Como escolher a loja ou concessionária para comprar um carro?
4 dicas para financiar um carro com as menores taxas

Quando consultar a tabela FIPE?

A tabela FIPE pode ser consultada por qualquer consumidor. A pesquisa é sempre indicada para quem está buscando comprar ou vender um automóvel.

Por exemplo, se você quer comprar um determinado modelo, você pode acessar o site e pesquisar diretamente por ele, inclusive marca e modelo. Com base nessas informações, o consumidor sabe se vale ou não a pena fechar negócio, se é um bom momento, inclusive se o valor está em alta ou baixa.

Outro tipo de pesquisa é conferir os valores de diferentes carros do mesmo ano. Ou seja, se a pessoa tem R$ 10 mil reais e quer comprar um determinado veículo de um ano, como 2003, ela pesquisa a base de valor das negociações com automóveis nesta faixa de investimento.

Essa pesquisa é saudável e indicada para o consumidor que não quer gastar dinheiro sem conhecer a média do mercado.

Além disso, veículo com avarias e ausência de outros acessórios podem receber uma oferta mais baixa do que o valor indicado na tabela. Fique atento e não deixe de acompanhar a movimentação do mercado, faça um bom negócio.

Tabela FIPE: Como funciona e Como consultar a tabela FIPE?
Média 4.418 voto[s]