Skip to content

Sobre o Sistema SCR

Sistema SCR, o “Sistema de Informações de Créditos” do Banco Central (BACEN) é o sistema utilizado para registro e consulta de informações sobre a soma das operações de crédito e responsabilidades por garantias contraídas por pessoas físicas e jurídicas perante instituições financeiras no país.

Sistema SCR

As instituições financeiras têm a obrigação de encaminhar ao BACEN o valor de quaisquer operações de crédito, em dia ou com atraso. Você, cliente, ao emitir a CCB de seu financiamento ou empréstimo, formalizar seu contrato de arrendamento mercantil, ou, ao desbloquear o seu cartão de crédito, autoriza a instituição bancária, financeira ou administradora de crédito a consultar e fornecer informações sobre suas operações de crédito.

Utilidade do SCR

O Sistema SCR disponibiliza informações ao Banco Central sobre operações de crédito contratadas perante as instituições financeiras, com o objetivo de proteger os recursos depositados pelos cidadãos nestas mesmas instituições.

Além disto, o Sistema SCR é utilizado pelas instituições financeiras, desde que com autorização específica de seus clientes, para avaliar a capacidade de pagamento deles e, desta forma, cobrar taxas de juros menores nas operações que oferecem menor risco de crédito.

As informações contidas no Sistema SCR não possuem caráter restritivo, não se constituindo, portanto, em impeditivo para que o cliente pleiteie a concessão de novas operações junto às instituições financeiras.

Acesso às Informações

Para ter acesso às eventuais informações pessoais, acesse o site do BACEN e, se quiser obter mais detalhes, busque uma das Centrais de Atendimento ao Público do BACEN, munido de documentos pessoais.

As pessoas físicas ou jurídicas com dados incluídos no Sistema SCR podem consultar informações sobre o montante de sua própria dívida junto às instituições financeiras nos últimos 13 meses discriminadas por credor. Pelo mesmo período, desde que tenham autorização específica, as instituições financeiras podem consultar as informações sem a discriminação de credores.

Apenas possuem acesso às informações o Banco Central, Instituições Financeiras e o próprio cliente (cidadão).

LINKS ÚTEIS

CET – Custo Efetivo Total – Sistema SCR – Crédito Consciente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments (5)

Bom Dia !

Como faço para adquirir um empréstimo para construcao de uma casa em terreno próprio quitado? E tendo um imovel pra dar em garantia.

Responder

Gostaria de saber se tem algum financiamento no nome de Jurandir vieira santos, cpf de número…

Responder

No mês de setembro foi oferecido a mim um seguro de vida através deste banco via telefone. Aceitei. O contato foi feito com Marina Barbosa. Esta me disse que a documentação seria enviada pelo correio, só que até agora não recebi nada e a parcela é debitada diretamente na conta no valor de 59 reais.
Averiguem para mim essa situação e deem – me uma resposta por favor.

Responder

Gostaria de saber se o rh da empresa pode assinar contrato de renovação de crédito em nome do funcionário sem consentimento do funcionário! !Desde já agradeço.

Responder

Boa Tarde desde sexta feira que espero uma resposta a respeito de um emprestimo gostara de saber se sera possivel pois preciso ate sabado

Atenciosamente

Maisa Nunes dos Santos

Responder