Previdência

Conheça 3 simuladores de previdência privada – saiba quanto pagar por mês

A decisão de investir em um plano de previdência privada é um passo importante para o seu futuro. Mas será que você consegue pagar ou é um passo maior do que as pernas?

Aposentadoria, simuladores de previdência privada e Reforma da Previdência, fora a crise econômica e a recessão… Os fantasmas da economia tem assombrado o dia-a-dia da gente, não é mesmo? Neste cenário, pagar um plano de previdência privada (ou complementar, como também é conhecido) é cada vez mais necessário. Especialmente se você busca uma forma de garantir renda na velhice, fazer um dinheirinho render para realizar um grande sonho ou, até mesmo, para criar mais disciplina financeira contribuindo todo mês.

Além da Previdência Social (INSS), você pode complementar sua renda investindo na Previdência Privada. Nela, você contribui com um valor mensal em dinheiro por um período e a instituição financeira responsável se encarrega de fazer bons investimentos para que seu dinheiro renda. Você também pode fazer aplicações extra quando tiver um dinheirinho sobrando, aproveitar uma parte do 13º ou bônus da empresa.

Os mercado oferece dois planos de previdência privada. O BGBL, recomendado para pessoas que fazem a declaração anual do Imposto de Renda no modelo completo, e o VGBL, mais indicado para quem é isento da Declaração Anual do Imposto de Renda ou quem a faz da forma simplificada. Isso ocorre porque cada um tem uma alíquota diferente de tributação e é importante pesquisar antes de decidir qual dos dois escolher.

Mais uma pesquisa importante a ser feita antes de contratar um plano de previdência privada são as taxas. Além dos impostos, que serão descontados na retirada do dinheiro, você paga periodicamente duas taxas. A taxa administrativa, que pode chegar a até 2% ao ano, e a taxa de carregamento, que pode ser de até 5% de cada aplicação realizada. Mas, vale a dica: muitas instituições não cobram taxa de carregamento ou administrativa para bons clientes. Vale a pena pechinchar!
Conheça 3 simuladores de previdência privada

Simuladores de previdência privada Online

Uma das formas de pesquisar e conseguir decidir com calma e segurança onde aplicar seu investimento em um plano de previdência privada é através de simulações online. Diversas instituições financeiras oferecem esse tipo de ferramenta em seus sites para que você, consumidor, entenda melhor o funcionamento dos planos, realize testes hipotéticos e que possa discutir com seus familiares a melhor estratégia de investimento.

Confira abaixo alguns dos melhores simuladores de previdência privada online, entenda as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Simulador de Previdência Privada Santander

No simulador do Santander você tem a opção de fazer a simulação para você ou para uma criança. O site pede algumas informações através de preenchimento de formulário. A maioria dessas informações são de preenchimento obrigatório, entre elas seu nome, idade atual, sexo, tipo de declaração anual do Imposto de Renda (isento, simplificada ou completa), a idade em que pretende começar a receber o benefício e a rentabilidade esperada.

O simulador do Santander possibilita ainda que você indique o valor de investimentos em planos de previdência privada de outras instituições financeiras, para que o cálculo da sua renda mensal recebida fique mais fiel à realidade.
Simulador de Previdência Privada Santander

Além disso você pode escolher fazer a simulação definindo um valor mensal de contribuição ou o valor desejado para renda mensal. Além, é claro, da opção de resgate único e a possibilidade de uma aplicação inicial mais gorda. Clique aqui.

Simulador de Previdência Privada Caixa

Já o Simulador da Caixa é um dos mais fáceis de usar. Possui imagens que auxiliam no preenchimento da simulação e opções mais fáceis de escolher, como por exemplo “O que você quer planejar?”, oferecendo a possibilidade de 3 respostas, sendo, “aposentadoria”, “Projeto futuro” ou “investimento”. Algumas pessoas podem ficar inseguras com esta simulação pois, além de solicitar a informação do seu salário atual o site pede também seu endereço de e-mail para envio da simulação.
Simulador de Previdência Privada Caixa

O simulador da Caixa pergunta também se você já fez ou faz alguma contribuição para o INSS e quanto você gostaria de receber por mês na aposentadoria. Oferece ainda a opção de pagamentos mensais ou de pagamento único. O resultado sai na hora, mas se você preferir pode imprimir ou salvar a simulação no seu computador. Há também a opção de já contratar o plano através do site. Clique aqui.

Simulador de Previdência Privada Bradesco

O simulador do Bradesco também é uma opção bem simples de usar e uma alternativa para quem não quer informar o e-mail. As primeiras informações solicitadas pelo simulador são seu nome, idade, sexo e objetivo com o investimento.

Depois você precisa informar o tipo de Declaração Anual do Imposto de Renda, INSS, idade pretendida para receber o benefício e se prefere definir o valor de uma contribuição mensal ou o valor da renda que irá receber.
Simulador de Previdência Privada Bradesco

A desvantagem desse simulador Bradesco é não dar a você a opção de escolher por quanto tempo deseja receber a renda. O resultado automaticamente já aparece informando renda vitalícia, ao contrário das outras duas opções de simuladores que mostramos aqui. Nele você também pode imprimir a simulação e permite que você veja a lista de todos os planos oferecidos pela instituição. Clique aqui.

Depois de conhecer esses três simuladores de previdência privada, agora você poderá ter uma noção avançada de como conseguir uma aposentadoria mais tranquila uma vez que vai descobrir que não é tão caro assim programar um futuro mais confortável.

Conheça 3 simuladores de previdência privada – saiba quanto pagar por mês
Média 4.3133 votos

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário