Seguros

Seguro habitacional é obrigatório no financiamento de imóvel

Confira aqui quais informações são necessárias para você contratar e saber quando um seguro habitacional é ou não obrigatório..

O seguro habitacional é uma modalidade de segurança adotada por bancos e financiadoras de crédito, que podem gerar benefícios para as partes envolvidas desde que sejam explicados e aplicados corretamente. Através de um valor pago junto às parcelas do financiamento, o contratante ou sua família podem ficar amparados caso aconteça algum problema, ou mesmo em caso de morte.

Seguro habitacional quando fazer uso – é obrigatório?

Essa modalidade de seguro pode cobrir danos no imóvel, problemas causados por acidentes naturais, ou seja, terremotos, enchentes, incêndios, desabamentos entre outros; ou até mesmo em caso de invalidez ou morte do contratante.

Para a financiadora, fica disponível a cobertura das parcelas do financiamento de forma que esta não se prejudique. Contudo, é necessário estar sempre atento às ofertas de seguro habitacional ou qualquer outro tipo de seguro por conta das práticas ilegais.

A primeira coisa que você precisa saber é que seguros de qualquer tipo não devem ser vendidos como elementos obrigatórios e sim como uma opção a mais em segurança. Fique atento para vendas que assegurem sua obrigatoriedade.

Pensando nessas informações importantes para o bom desempenho da negociação, preparamos esse post para que você possa contratar realmente o serviço do qual precisa sem se deixar levar pela retórica de vendas. Acompanhe!
Seguro habitacional é obrigatório no financiamento de imóvel

Solicite informações sobre o seguro oferecido

O primeiro passo é obter informações sobre o serviço que está sendo oferecido a você. Quais são as vantagens, ou seja, o que ele cobre em caso de fatalidade ou de problemas que podem surgir no seu imóvel.

Questione também acerca dos valores e formas de pagamento e esteja sempre atento às letras miúdas do contrato. Muitas empresas podem aproveitar do descuido de seus clientes — em não ler atentamente todas as clausulas do contrato — e prejudicá-los substancialmente.

Faça pesquisas em bancos e

Além das informações obtidas com o próprio prestador do serviço, é importante que você as busque em outros lugares. Todo vendedor tem interesse em conseguir clientes e, mesmo que ele te passe informações verdadeiras, você pode se beneficiar de outras perspectivas seja de outros meios de comunicação ou mesmo de quem já utilizou ou utiliza o serviço.

Analise o valor do seguro habitacional no longo prazo

Seguros podem ser muito importantes e benéficos, no entanto, é bom pensar nos valores cobrados no longo prazo. Em geral, as tarifas adicionadas às parcelas do financiamento são pequenas, mas naqueles que se estender por anos pode ser que ao final o valor pago seja expressivo.

Leia o contrato do financiamento

Contratos costumam ser longos, cheios de termos técnicos e apresentados em momentos em que o cliente não tem tempo disponível para ler, muito menos analisar o que está escrito ali. Ainda assim, é importante dar uma lida nas cláusulas que se referem aos direitos e deveres do contratante e do contratado, respectivamente, para que você possa ficar ciente das atribuições do serviço oferecido.

O seguro habitacional pode ser uma boa fonte de benefícios e ainda prover tranquilidade, mas é bom estar sempre de posse das informações completas quando da contratação de novos serviços. Analisar a proposta, coletar informações, e tomar uma decisão com essa base pode ser um pouco trabalhoso, mas também pode recompensar, ainda mais se você tiver a certeza de ter tomado a decisão correta.

O que achou de aprender um pouco mais sobre o seguro habitacional? Para saber mais informações importantes e conhecer todos os nossos produtos, não deixe de entrar em contato conosco.

Seguro habitacional é obrigatório no financiamento de imóvel
Média 4.327 votos

Escreva um comentário