Seguros

Seguro Educacional e Seguro Estudantil Proteção para os Estudos

Seguro educacional, seguro estudantil, seguro educação ou seguro proteção escolar? O que são, como funcionam e onde conseguir?

Seguro educacional, seguro estudantil, seguro educação, seguro dos estudos ou seguro proteção escolar? O que são e como funcionam esses seguros? Os nomes são diferentes mas funcionam da mesma forma. O seguro educacional é a garantia de que os dependentes não sejam prejudicados por qualquer acontecimento que venha prejudicar o responsável pelas despesas escolares

O seguro educacional é uma contribuição ao aluno cujo responsável foi vítima de invalidez, desemprego ou morte. É a garantia de que alunos, do maternal ao ensino superior, de escolas particulares não sejam prejudicados por problemas financeiros. Esses seguros normalmente são oferecidos por escolas e instituições de ensino superior no ato da matrícula.

Em qualquer um dos casos extraordinários citados (desemprego, invalidez ou morte) que possam ocorrer ao responsável pelo aluno, o seguro é acionado para auxiliar no pagamento das mensalidades escolares. Para solicitar o seguro educacional, o contratante deve ter no mínimo 16 anos e no máximo 70, ter boa saúde, além de comprovar rendimentos e a atuação profissional. O próprio aluno pode contratar o seguro, desde que obedecidos os requisitos acima.
Seguro Estudantil e Seguro Educacional

Os seguros educacionais mais comuns são os coletivos, oferecidos pela própria instituição escolar. Esse tipo é mais barato, já que a seguradora garante menor preço por um maior número de contratações (normalmente 50% dos alunos matriculados). Mas também podem ser solicitados seguros individuais em instituições financeiras, como bancos, ou na própria seguradora.

As vantagens para a contratação do seguro educacional, além da garantia de ininterrupção dos estudos, são muitas. O contratante, mediante acréscimo no valor do seguro contratado, pode desfrutar de uma cobertura maior, conforme sua necessidade. Outras áreas cobertas pelo seguro educacional são: assistência médica 24h; aulas particulares; transporte escolar; tratamento fisioterápico; pecúlio, que também abrange o aluno, em caso de morte ou invalidez; custeio de material escolar e uniforme; despesas com formatura e curso pré-vestibular.

É preciso observar com a seguradora contratada sobre os prazos de cobertura do benefício, em casos de desemprego, invalidez ou morte. Nos casos de morte do contratante, o seguro cobre as mensalidades escolares até o último ano de curso, mas, em caso de desemprego ou invalidez, os prazos variam. O seguro não cobre demissão por justa causa. O valor do seguro educacional gira em torno de 2% do valor da mensalidade escolar.

Na ocorrência do sinistro (desemprego, invalidez ou morte do responsável financeiro do aluno), a seguradora contratada deve ser informada o mais rápido possível para dar entrada no pedido do prêmio. A seguradora tem um prazo máximo de 30 dias para começar a pagar as mensalidades escolares, após o pedido do prêmio. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 30 dias, caso a seguradora solicite mais documentos do segurado e beneficiários.

Você pode encontrar o seguro educacional nas principais seguradoras e corretoras do país como o, Seguro Vida Educacional Individual da Porto Seguro – www.portoseguro.com.br, A Mafre – www.mapfre.com.br possui vantagens exclusivas para o Seguro Educacional é só conferir no site, no Bradesco Vida e Previdência – www.bradescoprevidencia.com.br oferece o Seguro Educacional Bradesco para garantir o pagamento das mensalidades escolares dos filhos e dependentes, o Villas Boas – www.villasboasseguros.com.br concede o Seguro Escolar com a maior cobertura do mercado segundo eles, e ainda atende o Brasil todo.

Seguro Educacional e Seguro Estudantil Proteção para os Estudos
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

3 Comentários

  1. Maria, boa tarde! O Seguro educacional também serve para cursos profissionalizantes.
    a diferença é que a contratação será de forma individual.

    Antonio, boa tarde! O Seguro educacional foi criado para imprevistos, no seu caso, como continua desempregado, vc só terá direito a indenização para as demais coberturas básicas que seriam morte ou invalidez, já o desemprego neste momento não.

  2. ANTONIO LUIZ ALMEIDA TEIXEIRA Responda

    PERGUNTAR:
    Tenho 02 duas filhas que estudam em colégio particular, elas tem 12 anos, e me desempreguei em maio/2015
    por garantia paguei a escola até agora agosto/2015, continuo desempregado e tenho 04 quatro meses de escola para pagar que corresponde os meses de setembro,outubro,novembro,dezembro.Tenho chance de requerer o seguro Educacional e quitar a escola?

Escreva um comentário