Seguros

Seguro Aluguel e Fiança Locatícia Como Funciona e onde Contratar

Seguro aluguel, Seguro fiança, Fiança locatícia, Seguro fiança, Seguro locatício. Não tem fiador? Conheça como funciona, as vantagens e os benefícios para locatários, proprietários e imobiliárias

Seguro Aluguel e Fiança LocatíciaSeguro aluguel ou Fiança locatícia, com certeza esses dois nomes de produtos financeiros não é nenhum bicho de sete cabeça, em algum momento da sua vida alguém te ofereceu a modalidade de seguro. O Seguro de fiança locatícia mais conhecido com Seguro aluguel é feito sob medida para cada cliente. A intenção é beneficiar o inquilino (locatário), o proprietário do imóvel (locador) e o intermediador que em geral são as imobiliárias.

O Seguro fiança, Seguro aluguel ou Seguro locatício, como você quiser chamar, foi criado para substituir a figura do fiador em transações de locação de imóvel residencial ou comercial. A política do seguro é fornecer cobertura de responsabilidades e dá proteção financeira se o contratante não poder pagar o aluguel combinado para ser pago mensalmente.

Para pessoas que querem alugar um imóvel para moradia como uma casa, apartamento ou kitnet e comercial, loja, sala ou conjunto comercial, galpão etc., o proprietário ou imobiliária vai oferecer três possibilidade para concluir o contrato de locação:

1 -) Calção ou Depósito de 2 ou 3 meses adiantado, muito raro atualmente;
2 -) Apresentação de Avalista ou Fiador com imóvel na cidade;
3 -) Seguro Aluguel ou Seguro Fiança locatícia.

O Seguro aluguel pode ser necessário em algumas situações como quando o locatário não tem fiador para apresentar como garantia, a imobiliária não aceita depósito adiantado como o calção, nesses casos, a única alternativa para o locatário é contratar o Seguro fiança de aluguel.

O Seguro aluguel vale por um ano, isto é, o contrato é anual e pago à vista independente do prazo de locação 12, 24, 36 ou 5 anos, o acerto é feito no momento de locar o imóvel. Terminando a vigência anual, o seguro deve ser renovado. O custo anual em geral fica em torno de 130% do valor de um aluguel.

Cobertura do seguro

Cobre inadimplência do valor do aluguel, do valor das despesas ordinárias do condomínio, cobre o valor do IPTU, contas de consumo de luz, contas de consumo de água e cobre contas do consumo de gás canalizado.

Para o proprietário

O proprietário do imóvel é beneficiado com o seguro aluguel em vários aspectos, primeiro que o imóvel não fica muito tempo parado com essa solução, segundo é a garantia de recebimento do aluguel, tributos e encargos vencidos na hipótese do inquilino não conseguir pagar por algum motivo. Por um período estipulado em contrato o pagamento pela seguradora é garantido, de 3 à 6 meses ou mais.

Para o inquilino

Pode ser uma boa, no caso de não conseguir apresentar um fiador, elimina o constrangimento de ter que pedir a parentes ou amigos para ser fiador, garante o aluguel e encargos por um período contratado, além de oferecer serviços extras com mão de obra gratuita para pequenos reparos ou consertos no imóvel. Não é vantajoso se o contrato for longo.

Para a imobiliária

Quem possui imobiliária ganha várias vezes, primeiro com redução de custos advocatícios e com a facilidade operacional do seguro, ganha com a análise do cadastro do inquilino que é feita pela seguradora, e ganha com a comissão do seguro e com a renovação anual.

Quem pode fazer?

O locatário deve ter idade mínima de 21 anos e máxima de 65 anos. Deve estar trabalhando e ter como apresentar comprovação de renda de pelo menos 3 vezes o valor da locação. Os documentos solicitados são os básicos: Cópia do RG, CIC, comprovante de residência, última declaração de rendimentos (IRPF). Se empregado registrado, cópia da Carteira de trabalho, três últimos holleriths. Se autônomo, extrato bancário dos últimos 3 meses completos.

No território brasileiro diversas Seguradoras oferecem a opção de Seguro Fiança ou Seguro aluguel, a “Porto Seguro Seguro Aluguel” , ” Mapfre Aluguel – Fiança Locatícia” , ” CAIXA – Cartão Aluguel CAIXA MasterCard” , “Fiança Aluguel e Carta Fiança do Bradesco Prime” , “Seguro Fiança e Aluguel Itaú Seguros” e “Garantia de Aluguel da Sul América Seguros”, essas são apenas algumas das melhores empresas que oferecem o produto, escolha a da sua preferência.

Seguro Aluguel e Fiança Locatícia Como Funciona e onde Contratar
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

5 Comentários

  1. Sonia Prestes Responda

    Aluguei um imóvel e paguei a tx fiança agora preciso sair complcompletando 13 meses certinho e o proprietário quer cobrar a multa e essa RS não cobre nada para mim?

  2. Perguntar: moro em um imovel há 12 anos e tive uma desavença c a filha dos proprietários. agora preciso saber se existe algama lei a meu favor c relacao a isso? Pago o aluguel em dia ha 12 anos. Se encomodam c tudo, colocar antena fui chamada atenção. pq fizeram 2 furos na casa. Eles podem fazer isso me humilhar perante os outros me fazendo passar por situação desagradável? ??? O q posso fazrr?????

  3. Silvia Ayres da Silvia Souza Responda

    Quero alugar um apartamento mais não consigo fiador
    quero saber se o santander pode ser meu fiador ja que meu esposo
    tem conta salário no banco e o que precisa para conseguir

  4. Maria Emilia Moreira Barreto Responda

    Residi num imóvel por dez anos, paguei rigorosamente em dia. Tenho o seguro locatício da Porto Seguro.Quando
    entrei para o imóvel, era um imóvel velho sem reforma, azulejos amarelados alguns trincados, tanque bem trincado e muito enferrujado, vasos sanitários(social e de empregada) com fundo escuro e enferrujado.Para melhorar a aparência, usei aço muriático. para tirar ferrugem em diversas partes dos azulejos e dos vasos sanitários e melhorar a aparência. Ao sair do imóvel contratei uma pessoa para pintar, usando tinta Suvinil.O mes vencia todo dia 30, comuniquei em 29 de agosto que sairia no dia 29 de setembro, como precisava pintar, entreguei as chaves
    no dia 3 de 0utubro, paguei o mes mais os tres dias.
    Para surpresa minha recebi um e-mail, falando que a pintura não estava boa, o sinteco, que eu havia mandado fazer há dois anos, está ainda bom, ,falando dos azulejos amarelos e vasos escuros.Agora estão me cobrando o mes de outubro e mais Cr$5.000,00, para poderem liberar o imóvel, pedi para parcela em cinco vezes; não acei-
    taram; o máximo que fizeram foi dividir em duas vezes.Uma para o dia 5/11 e a outra dia25/11.Não posso.Q fazer?

Escreva um comentário