Seguro Aluguel e Fiança Locatícia Como Funciona e onde Contratar

Seguro aluguel, Seguro fiança, Fiança locatícia, Seguro fiança, Seguro locatício. Não tem fiador? Conheça como funciona, as vantagens e os benefícios para locatários, proprietários e imobiliárias

Seguro Aluguel e Fiança LocatíciaSeguro aluguel ou Fiança locatícia, com certeza esses dois nomes de produtos financeiros não é nenhum bicho de sete cabeça, em algum momento da sua vida alguém te ofereceu a modalidade de seguro. O Seguro de fiança locatícia mais conhecido com Seguro aluguel é feito sob medida para cada cliente. A intenção é beneficiar o inquilino (locatário), o proprietário do imóvel (locador) e o intermediador que em geral são as imobiliárias.

O Seguro fiança, Seguro aluguel ou Seguro locatício, como você quiser chamar, foi criado para substituir a figura do fiador em transações de locação de imóvel residencial ou comercial. A política do seguro é fornecer cobertura de responsabilidades e dá proteção financeira se o contratante não poder pagar o aluguel combinado para ser pago mensalmente.

Para pessoas que querem alugar um imóvel para moradia como uma casa, apartamento ou kitnet e comercial, loja, sala ou conjunto comercial, galpão etc., o proprietário ou imobiliária vai oferecer três possibilidade para concluir o contrato de locação:

1 -) Calção ou Depósito de 2 ou 3 meses adiantado, muito raro atualmente;
2 -) Apresentação de Avalista ou Fiador com imóvel na cidade;
3 -) Seguro Aluguel ou Seguro Fiança locatícia.

O Seguro aluguel pode ser necessário em algumas situações como quando o locatário não tem fiador para apresentar como garantia, a imobiliária não aceita depósito adiantado como o calção, nesses casos, a única alternativa para o locatário é contratar o Seguro fiança de aluguel.

O Seguro aluguel vale por um ano, isto é, o contrato é anual e pago à vista independente do prazo de locação 12, 24, 36 ou 5 anos, o acerto é feito no momento de locar o imóvel. Terminando a vigência anual, o seguro deve ser renovado. O custo anual em geral fica em torno de 130% do valor de um aluguel.

Cobertura do seguro

Cobre inadimplência do valor do aluguel, do valor das despesas ordinárias do condomínio, cobre o valor do IPTU, contas de consumo de luz, contas de consumo de água e cobre contas do consumo de gás canalizado.

Para o proprietário

O proprietário do imóvel é beneficiado com o seguro aluguel em vários aspectos, primeiro que o imóvel não fica muito tempo parado com essa solução, segundo é a garantia de recebimento do aluguel, tributos e encargos vencidos na hipótese do inquilino não conseguir pagar por algum motivo. Por um período estipulado em contrato o pagamento pela seguradora é garantido, de 3 à 6 meses ou mais.

Para o inquilino

Pode ser uma boa, no caso de não conseguir apresentar um fiador, elimina o constrangimento de ter que pedir a parentes ou amigos para ser fiador, garante o aluguel e encargos por um período contratado, além de oferecer serviços extras com mão de obra gratuita para pequenos reparos ou consertos no imóvel. Não é vantajoso se o contrato for longo.

Para a imobiliária

Quem possui imobiliária ganha várias vezes, primeiro com redução de custos advocatícios e com a facilidade operacional do seguro, ganha com a análise do cadastro do inquilino que é feita pela seguradora, e ganha com a comissão do seguro e com a renovação anual.

Quem pode fazer?

O locatário deve ter idade mínima de 21 anos e máxima de 65 anos. Deve estar trabalhando e ter como apresentar comprovação de renda de pelo menos 3 vezes o valor da locação. Os documentos solicitados são os básicos: Cópia do RG, CIC, comprovante de residência, última declaração de rendimentos (IRPF). Se empregado registrado, cópia da Carteira de trabalho, três últimos holleriths. Se autônomo, extrato bancário dos últimos 3 meses completos.

No território brasileiro diversas Seguradoras oferecem a opção de Seguro Fiança ou Seguro aluguel, a “Porto Seguro Seguro Aluguel” , ” Mapfre Aluguel – Fiança Locatícia” , ” CAIXA – Cartão Aluguel CAIXA MasterCard” , “Fiança Aluguel e Carta Fiança do Bradesco Prime” , “Seguro Fiança e Aluguel Itaú Seguros” e “Garantia de Aluguel da Sul América Seguros”, essas são apenas algumas das melhores empresas que oferecem o produto, escolha a da sua preferência.

5 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !