Skip to content

Como sacar e descontar cheque nominal – Como fazer?

Ainda se usa sacar e descontar cheque nominal? Claro! Usar cheque é uma praticidade enorme. Às vezes até mesmo um bom substituto para o dinheiro. No entanto, apesar de toda a praticidade, existem pequenas coisas que você deve saber sobre esta forma de pagamento. Ela também exige muitos cuidados para que não haja fraudes, nem dê problemas na hora de descontar. Quando ele é nominal, exige ainda mais cuidados.

Muita gente não utiliza os cheques por acreditar que eles podem ser um entrave ou algo que dê problemas no futuro. Isto não é bem verdade. É preciso saber utilizá-los corretamente e conseguir entender como eles funcionam.

Quando o assunto é descontar cheque nominal muita gente também fica em dúvidas. Para ajudar você, resolvemos trazer alguns detalhes e explicar como pode descontar o seu dinheiro. Utilizar o cheque não é complicado. Faça isto da maneira correta e tenha toda a facilidade desta modalidade de pagamento garantida!

Descontar cheque nominal: por que ainda utilizar? Vantagens!

Utilizar cheque ao invés de cartões de créditos ou dinheiro propriamente dito pode ser uma boa ideia. Existe ainda a possibilidade do cheque pré-datado em que a data de pagamento pode ser executada quando for melhor para você. Você pode pagar a vista ou a prazo.Como sacar e descontar cheque nominal - Como fazer?

Embora muitos lugares não aceitem cheque, você ainda pode fazer bons negócios utilizando esta modalidade de pagamento. É, sim, um método que exige muitos cuidados na hora de pagar e receber, mas esta também pode ser uma das formas mais seguras de realizar a transição.

Você também não terá a preocupação de ter gastado mais do que poderia, como muitas vezes acontece quando utilizamos o limite do nosso cartão de crédito. Além disso, também não terá que ficar carregando dinheiro por ai, como acontece com as notas de papel.  Como todas as formas de pagamento, esta possuí vantagens e desvantagens. Ela pode funcionar muito bem para você se estiver disposto a aprender como cuidar bem do seu talão de cheques.

Como posso descontar o cheque nominal?

Descontar o cheque nominal não é difícil, mas é uma operação que você precisa aprender a dominar bem para não ter problemas no futuro. Muita gente recebe o salário por cheque. Sendo assim, mesmo que você não queira utilizar este método de pagamento, você precisa saber como descontar.

Vá até o banco. Não se esqueça de levar a identidade e o CPF, já que estes documentos podem ser necessários. Você pode descontar o cheque no atendimento do caixa ou depositar na sua conta pelo caixa eletrônico.

Hoje em dia, você também pode utilizar um aplicativo de dispositivo móvel para descontar cheque nominal. Alguns bancos já oferecem esta opção em seus aplicativos. Tudo o que deve fazer é baixar o aplicativo móvel do seu banco, fotografar a frente e o verso do cheque e confirmar o valor. Simples, rápido e fácil. Descontar um cheque não é um bicho de sete cabeças.  Aprenda a fazer esta operação e não tenha mais medo dos bancos.

Quais os cuidados na hora de descontar um cheque?

Existem alguns cuidados que você deve ter na hora de descontar seu cheque nominal para que a operação seja feita de forma eficaz. O primeiro passo é conferir se todas as informações contidas no documento estão certas. Verifique o valor, o nome do emissor e a data para não haver confusão. É bom você endossar o cheque antes de descontá-lo. Para isto basta assinar na linha com um “x” à esquerda que fica na parte de trás do documento.

Outra dica importante para quem recebeu um cheque é  não  aceitar cheques rasurados, borrados ou com manchas.  Preste atenção e desconfie de cheques com aspecto desgastado ou envelhecido. Confira o alinhamento dos caracteres impressos nos cheques. Esses detalhes são importantes e devem ser cuidados para evitar fraudes e cheques sem fundos.

Conclusão

Preste muita atenção na data para o pagamento do cheque.  Muitos cheques de pagamento não possuem data de expiração, mas é bom você saber que os bancos não aceitam o cheque depois de 6 meses após preenchimento.  Desconte o cheque assim que puder!

O cheque é um documento importante. Procure descontar você mesmo. Não deixe ele rolando por ai. Descontar cheque nominal é simples e fácil. Tomando estes cuidados com certeza sua vida financeira se tornará mais prática. Descubra esta facilidade!

Como sacar e descontar cheque nominal – Como fazer?
Média 5111 votos