Conecte-se conosco

Como faço para refinanciar meu veículo

Como faço para refinanciar meu veículo

Quero refinanciar meu veículo – Todo dia alguém faz esse comentário aqui no Portal. Pergunta: Seu carro é aliado ou está livre de ônus? Então ele pode virar dinheiro. Carro é um negócio sério, dizem que carro é como uma segunda família e como certeza uma hora vai surpreender o seu dono com gastos inesperados no fim do mês. Mas não é só isso, ter um carro quitado também é uma ótima garantia para obter um empréstimo ou até mesmo fazer uma grana extra com o Uber. As possibilidades são infinitas.

Mas vamos falar de refinanciamento de veículos, por sinal é uma prática que tem crescido não só no Brasil, como também no restante do mundo. Atualmente, com a dificuldade financeira pegando as pessoas, muitas tem a sorte de possuir seu veículo quitado ou com a maioria das parcelas pagas. Com carro quitado é possível conseguir empréstimo ao refinanciar o veículo.

Sem muita informação de como refinanciar um veículo, com certeza fica muitas dúvidas no ar, além de inúmeros questionamentos. Para ajudar quem precisa realizar este tipo de crédito, relacionamos alguns fatos importantes sobre refinanciamento de auto.

O que significa refinanciar meu veículo ?

Quando se diz: “preciso refinanciar meu veículo”, “onde posso refinanciar meu veículo”, automaticamente remete a solicitação de um refinanciamento, e isso significa que o proprietário do veículo irá dar o bem como garantia ao credor (banco ou financeira) para pegar um empréstimo. Ele não precisa estar totalmente quitado, já que nestes casos, ocorre o refinanciamento de veículo alienado. Neste tipo de transação, uma parte do dinheiro vai para quitar o carro, enquanto outra parte vai para o proprietário que utiliza como quiser.Como faço para refinanciar meu veículo
Para financiar o carro, o credor faz uma avaliação, na maioria das vezes esta avaliação é realizada de acordo com uma tabela específica, conhecida como tabela FIPE, a tabela foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas para informar o valor atual de carros novos e usados.

Na hora de decidir o valor, é levado em conta também a renda mensal do proprietário do veículo. Isto é realizado já que um boa parte desta renda será comprometida com o empréstimo.  Geralmente, o solicitante compromete cerca de 35% da renda com o refinanciamento.

Como e quando posso solicitar um refinanciamento ?

Refinanciar o seu veiculo pode ser uma ótima solução para ficar em dia com sua vida financeira. Solicitar este financiamento é um processo tranquilo e com poucas exigências, mas que, é claro, exige um pouco do solicitante. Você solicita a operação em bancos, financeiras e até mesmo em plataformas especializadas online.

O carro deve ser propriedade de quem está solicitando o refinanciamento, ou seja, ele deve estar no seu nome. Não é possível fazer um refinanciamento se o veículo estiver no nome de outra pessoa.  Além disso, os documentos do veículo devem estar em dia. Mais informações sobre refinanciamento aqui.

Documentos para refinanciar meu carro

Para fazer esta solicitação, o interessado deve apresentar documentação pessoal e a do veículo.  Os documentos necessários são uma cópia do seu RG e CPF, certidão de casamento, comprovante de renda e de residência.  Já, para o veículo, os documentos necessários são a Certificado de Registro do Veículo (CRV) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Quanto mais novo for seu carro e quanto mais parcelas pagas – melhor. Muitas financeiras não aceitam veículos com mais de 10 anos. Você pode financiar quando for melhor para você, mas estude muito bem antes de fazer essa negociação.

Ao solicitar um refinanciamento do meu veículo, quais os riscos ?

Com o refinanciamento do seu veículo você poderá respirar um pouco melhor. Terá mais tempo e dinheiro para pôr sua vida financeira em dia. Além disso, como você deu seu carro como garantia, as taxas de juros costumam ser menos do que outros empréstimos pessoais.

Se você está com o nome sujo, talvez não seja possível pegar o empréstimo, no entanto algumas financeiras disponibilizam este empréstimo com uma taxas de juros maior do que o normal.

Você deve saber que as taxas de juros são dadas de acordo com o modelo e o ano do carro. Geralmente elas ficam em torno de 9% e 12% ao mês. O carro ficará no seu nome, mas alienado ao banco ou financeira.

Você deve prestar muita atenção no vencimento das prestações e no valor delas. Avalie se pode arcar com as taxas de juros.

É importante que você já tenha em mente tudo isto quando pensar “vou refinanciar meu veículo“, já que poderá perder o seu carro caso não consiga arcar com os reembolsos. Entendeu como refinanciar seu veículo para saia do vermelho? Boa Sorte!

Como faço para refinanciar meu veículo
Média 535 votos

Clique para comentar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais em Financiamentos

Cartão de crédito sem consulta restrição ou nome sujo
empréstimo até 90 mil
crefisa empréstimo para negativado
Subir