Skip to content

Saiba tudo sobre refinanciamento de empréstimo consignado

Precisa fazer um refinanciamento de empréstimo consignado? Você alguma vez já solicitou um empréstimo ao banco e o dinheiro não foi suficiente? Pois é, as contas acumularam e as dívidas ainda estão aumentando? Realmente estar endividado não é uma situação confortável, mas uma possibilidade de realizar um refinanciamento do crédito consignado é real e viável..

Caso esteja com dificuldades para quitar suas dívidas ou necessite de mais dinheiro, o refinanciamento poderá ser uma boa opção. Porém é válido ressaltar que para solicitar o refinanciamento de empréstimo consignado você precisa estar com uma parte da dívida quitada para fazer esse acordo – geralmente, 30% das parcelas – há bancos que fazem exceções.

O que é um crédito ou empréstimo consignado

Também conhecido como empréstimo consignado (crédito consignado em folha), esta é uma operação onde é liberado um crédito em dinheiro ao cliente quando este o solicita. As parcelas de reembolso é descontada diretamente do benefício, salário ou holerite do solicitante. Essa opção e viável e interessante porque apresenta taxas de juros muito mais baixas, em geral 2,30% para menos.

Muitos bancos e financeiras ofertam essa modalidade, e inclusive muitos clientes já solicitaram o crédito consignado seja para pagar uma dívida urgente, fazer uma reforma, viajar, ou outras prioridades. Quando bem administrado não há problema algum. O problema é quando não há o desconto na folha do salário (é feito automaticamente), e o cliente não se consegue se virar com aquela renda durante o mês. O que fazer?
Saiba tudo sobre refinanciamento de empréstimo consignado

Como funciona o refinanciamento de empréstimo consignado

Se você se encontra na situação citada acima, muita calma nesta hora. Não adianta se desesperar. Infelizmente podem ocorrer imprevistos e você necessita de mais valor para pagar conta, ou outro compromisso. Então, uma opção pode ser o refinanciamento de crédito consignado. E como este funciona?

Primeiro, se por acaso você ainda está muito no início do crédito consignado (pagou apenas algumas parcelas) não vale a pena o trabalho e o tempo de refinanciar. Possivelmente não conseguirá a aprovação. Mas não desista ou desanime, quem sabe converse com o gerente e exponha a situação. O diálogo é muito melhor do que deixar as dívidas aumentarem.

Mas se você já pagou algumas parcelas, pode sim conseguir refinanciar seu crédito consignado. Mas preste muito atenção nas condições oferecidas por cada banco. A dica é fazer um comparativo de taxas de crédito em consignação você poderá encontrar discrepância.

O que você precisa compreender é que o refinanciamento quita a dívida atual e começa outra, com novos valores de parcelas. Vamos a um exemplo prático:

Vamos supor que você tem um crédito consignado para pagar em 50 parcelas. Você já quitou 25 parcelas e precisa pegar outro crédito devido à necessidade ou urgência. O que acontece então? Após você solicitar o refinanciamento, o que o banco irá fazer é quitar as 25 parcelas que restam e liberar um novo empréstimo de 50 parcelas, descontando o valor que ele quitou.

Você pode refinanciar qualquer tipo de crédito consignado num mesmo banco. Mas atenção: o custo das parcelas de empréstimos consignados não podem ultrapassar 30% do valor do seu benefício, por isso, se você já está no seu limite, não poderá contratar mais nenhum empréstimo consignado.

Infelizmente funciona assim. Procure se informar junto ao seu banco como proceder nesta situação e que saída pode encontrar para quitar a dívida e conseguir a liberação do valor que necessita. Normal os bancos e financeiras solicitam os seguintes documentos para realizar o refinanciamento de crédito consignado:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência (como uma conta de luz, água ou telefone);
  • Extrato do seu salário ou benefício do INSS.
  • Boleto de quitação (caso esteja mudando o empréstimo para outro banco).

Quais bancos oferecem o refinanciamento de empréstimo consignado

Indica-se ir a cada banco, ou até mesmo no banco que você tem o empréstimo consignado e fazer a solicitação. Converse com profissionais que atuam no Banco do Brasil, Itáu Unibanco, Caixa, Santander, Bradesco, e financeiras. Procure também a BMG, Daycoval, Agiplan, entre outros.

O refinanciamento é muito indicado para pessoas que possuem ou um comprometimento alto e não deseja pagar mais uma parcela ou que já tem toda sua margem utilizada em empréstimos. Mas precisa se comprometer em pagar, por isso a organização financeira é indicada.

Desta forma, pense antes de solicitar um crédito consignado para negativado! Você precisa realmente deste valor? Ou é melhor tentar vender algo, se organizar financeiramente! Nunca faça um empréstimo ou refinanciamento sem necessidade. Ele é muito útil, mas para quem sabe usar a seu favor! Pense bem antes de contratar.

Saiba tudo sobre refinanciamento de empréstimo consignado
Média 544 votos