Skip to content

O que é o refinanciamento da dívida para empresas

A base do refinanciamento da dívida para empresas é a conversão da dívida original, incluindo os valores pendentes ou em atraso, para um novo instrumento de dívida. Ao pagar as obrigações das dívidas atuais com o novo instrumento de dívida (novo empréstimo), as empresas podem consolidar suas dívidas e obter taxas de juros muito melhores, ainda mais agora que os juros passaram de 14.5% para 7.5% nos últimos meses.

Como funciona refinanciamento da dívida para empresas ?

Os programas de refinanciamento de dívidas para empresas oferecidos por vários credores aos empresários são criados para liberar financiamento para cobrir dívidas existentes e iniciar um novo contrato de empréstimo com novos prazos e valores de saldo devedor. A mudança no instrumento de dívida pode converter empréstimos de curto prazo para empréstimos de longo prazo, o que pode ajudar uma empresa a melhorar seu fluxo de caixa e fornece mais capital de giro disponível.

Além disso, pagar credores e fornecedores em dia aumenta a reputação do seu negócio, reduz a possibilidade de litígios, inscrição do CNPJ na Serasa e SPC e protestos, também ajuda a restabelecer sólidos relacionamentos entre o negócio e seus principais fornecedores.

Ao refinanciar um empréstimo sem garantido, é diferente dos empréstimo com garantia que os credores normalmente refinanciam até 80% do valor da garantia. Os períodos de reembolso do empréstimo variam dependendo da garantia oferecida, do tamanho do empréstimo e do grau de risco para o credor.

É preciso comparar taxas do refinanciamento da dívida

Antes de fazer qualquer plano de refinanciamento da dívida para sua empresas, faça comparações não apenas entre as taxas de juros, mas também entre os prazos e custos adicionais das diversas ofertas encontradas nos bancos e empresas de crédito online.
O que é o refinanciamento da dívida para empresas
Leia todos os termos do refinanciamento com muito cuidado. Como dito, verifique os custo total – incluindo a taxa de juros mensal e anual, o encargos, seguros, multas e quaisquer outras taxas incluídas na transação – tudo deve ser especificado no contrato do financiamento.

Tenha em mente que para valer a pena, o refinanciamento da dívida para empresas deve contribuir na economia do dinheiro do seu negócio ao longo do prazo. Com isso em mente, é importante certificar-se de que a taxa de juros sobre o novo financiamento da dívida não suba repentinamente para uma taxa mais elevada dentro de pouco tempo, prefira taxas de juros fixas e iguais.

Refinanciamento é uma opção mais viável para um negócio

O refinanciamento da dívida para empresa geralmente é uma opção mais viável para um negócio que teve um histórico de crédito sólido, mas com o tempo acumulou um volume de dívida difícil de pagar com recursos próprios.

Para se qualificar para um refinanciamento de dívida, o credor pode exigir uma garantia pessoal extra, demonstrações bancárias atuais e financeiras dos últimos anos, declarações fiscais, demonstrações de faturas de cartão de crédito (se a empresa usar um cartão de crédito comercial).

O refinanciamento de dívida para empresa vale a pena ?

Sim vale a pena, mas é bom mencionar que existem muitas ofertas de crédito para o refinanciamento de dívida para empresas que soam muito boas para serem verdadeiras, geralmente porque elas são, no entanto, a dívida não vai simplesmente desaparecer com essa transação você vai apenas conseguir um pouco de dinheiro e prolongar a dívida.

Antes de refinanciar seus empréstimos comerciais, certifique-se de conhecer os antecedentes da instituição de crédito e avaliar exatamente como funciona o plano de refinanciamento para não correr riscos desnecessários.

O que é o refinanciamento da dívida para empresas
Média 4.235 votos