Previdência

Aposentadoria: Direito de todos, mas quem pode se Aposentar?

O que garante sua aposentadoria com o INSS, cumprir o tempo mínimo de contribuição, alcançar a idade estipulada ou se aposentar por invalidez.?

quem pode se AposentarA aposentadoria é um direito de todos, isso ninguém tem dúvidas! Mas, o que você sabe sobre se aposentar,  vai se aposentar pelo INSS ou se Aposentar com previdência privada. Quem nunca contribuiu pode se aposentar? Quem pode se aposentar por idade? Quem recebe pensão pode se aposentar? Essas questões são as maiores dúvidas dos cidadãos e a medida do possível iremos postar artigos para diluir essas informações.

Tem gente que trabalha a vida toda só pensando no dia que poderá ficar de pés para o ar só curtindo a aposentadoria. Mas você sabe como funciona a aposentadoria? Será que você terá direito a aposentadoria quando chegar a hora certa? Para estas e outra dúvidas criamos este texto para que você possa conhecer um pouco melhor o que você deve fazer para que possa curtir a sua melhor idade com tranquilidade e a segurança da aposentadoria.

Quem tem direito a Aposentaria?

Para começar o nosso assunto, vamos entender um pouco melhor o que é a aposentadoria. De acordo com o portal da Previdência Social (MPAS), que é o órgão que regula este assunto no Brasil, todos os trabalhadores do Brasil tem direito a aposentadoria. São considerados trabalhadores para efeito de aposentadoria os empregados de empresas públicas e privadas, os empregados domésticos, os trabalhadores avulsos e os segurados especiais, que abrangem principalmente os trabalhadores de lavoura.

Tipos de Aposentadorias

Existem vários tipos de aposentadoria, como a aposentadoria por invalidez, a aposentadoria especial, a aposentadoria por tempo de contribuição, mas aqui vamos falar especificamente da aposentadoria por idade. Para que uma pessoa possa se aposentar por idade ela deve, essencialmente, cumprir dois requisitos básicos: homens devem ter pelo menos 65 anos e mulheres 60 anos, e pelo menos 15 anos de contribuição à Previdência Social.

Estes 15 anos, que correspondem a 180 contribuições não precisam ser ininterruptas, ou seja, é possível que a pessoa fique sem trabalhar por um tempo e depois retorne ao trabalho, retomando a contagem das contribuições de onde parou. As pessoas que atingem estes requisitos devem se dirigir até um escritório da Previdência Social, apresentar a documentação que será pedida por eles, e então encaminhar o pedido de aposentadoria.

Contribuição previdenciária

É importante saber que independente do tipo de aposentadoria é necessário que tenha um tempo mínimo de contribuição, isso é um dos (muitos) motivos para que nenhum trabalhador aceite cumprir suas atividades sem ter o registro na carteira de trabalho. Além de não assegurar direitos com FGTS, Seguro Desemprego e Auxílio Doença, você está adiando ainda mais o dia em que poderá se aposentar.

Caso você seja autônomo, ou exerça outra atividade onde não tem registro em carteira, saiba que você pode ser um contribuinte avulso, e garantir os seus direitos perante a Previdência Social. Para começar a contribuir, você deve comparecer no escritório da Previdência Social na sua cidade portando os seus documentos.

Lá você receberá um carnê que deverá ser pago todo mês em qualquer lotérica ou agência bancária, e que garantirá a sua aposentadoria quando você cumprir o tempo mínimo de contribuição, alcançar a idade estipulada, ou precisar se aposentar por invalidez.

Aposentadoria: Direito de todos, mas quem pode se Aposentar?
Média 4.320 votos

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário