Seu Dinheiro

Quem é Dono do Seu Dinheiro, Credores, Empréstimos ou Cartões

Por mais óbvio que a resposta pareça ser, essa é uma pergunta que você deveria fazer todos os dias, até que a resposta seja mais favorável

Quem é Dono do Seu dinheiro? Que pergunta sem nexo, não é mesmo? Mas você já parou para pensar quem é realmente o Dono do Seu dinheiro, esse mesmo que você ganha com seu trabalho todos os meses. Por mais óbvio que a resposta pareça ser, essa é uma pergunta que deveria ser feita todos os dias, até que a sua resposta seja mais favorável. Analisando todas as pessoas que nos enviam e-mails questionando sobre diversos assuntos financeiros, podemos dizer que além de você, outras 2 pessoas são donos do seu dinheiro

Os Credores

1 -) O credor, normalmente é uma pessoa jurídica, em alguns casos pode ser pessoa física, são eles quem emprestam ou emprestaram dinheiro para você, inclusive alguns amigos e familiares. Para você saber se os credores são donos do seu dinheiro, faça as contas de tudo que você possui e quanto você recebe para saber o montante que têm que ser separado para pagamentos de dívidas.

Nessa conta, inclua seu apartamento ou casa, seu carro, títulos a vencer, previdência e qualquer coisa que você consiga usar para fazer dinheiro imediato. Adicione à conta, os empréstimos pessoais, limite de crédito, financiamentos de imóveis, veículos e móveis domésticos, as faturas do cartão de crédito, e qualquer outro débito que você tenha que reembolsar, ou seja, relacione todos o credores que você deve dinheiro.

que é dono do seu dinheiro

Se o total de dívidas que você têm for maior do que você ganha, então meu querido internauta, os credores são donos do seu dinheiro. Vale lembrar que sem o crédito que você tem disponível com certeza estaria falido.

Faça as contas

Se a conta total for menor do que você ganha, pode pular de alegria, pagar seus credores não é dificuldade na sua vida. Parabéns, você é um felizardo, a maioria dos mutuário são escravos dos seus credores, como diz um provérbio.

Agora, se sua ficha acabou de cair, e nesse instante deu uma vontade de sair dessa situação, faça algumas pergunta para você mesmo.

– Eu tenho um planejamento financeiro?
– Onde eu gasto a maior parte do dinheiro que ganho?
– O que é mais importante para mim financeiramente?
– Eu gasto mais dinheiro do que ganho?
– Minhas faturas de cartão de crédito estão em dia ?
– Tudo que Eu tenho está financiado?
– Quantos empréstimo estou pagando no momento?
– Estaou devendo no limite de crédito?
– Quanto sobra par mim no final do mês?

Anote em uma folha todas as respostas, elas a princípio irão soar assustadoramente – não se preocupe, tudo tem um jeito – estar endividado não significa que você não poderá mudar o quadro de lugar, basta somente decidir aonde, quando e quanto você vai gastar do seu dinheiro.

Onde estou gastando meu dinheiro

Talvez quem aumente os custos financeiros seja sua esposa, talvez seja as vitrines dos Shoppings Centers que são muito convidativas, muitos são pegos pela barriga, gostam de comer todo final de semana em um lugar diferente, talvez seja o status, esse é o mais problemático e o mais gastador de todos, ou quem sabe, o gastador seja mesmo você.

Gastar dinheiro é a coisa mais fácil do mundo, saber onde foi gasto nem tanto, por isso, o conselho é pegar todos os extratos bancários dos últimos três meses, as faturas dos cartões de crédito, os carnês de financiamentos e tudo o mais que está tirando dinheiro do seu bolso.

O Impulso

3 -) Se a maioria dos seus gastos foram feitos por puro Impulso – viagens, jantares, pizza hut, tênis de marca, óculos famosos, compras de roupas e sapatos, utensílios, produtos de beleza, presentes, baladas, cervejadas com os amigos etc., com dinheiro que você não têm (o crédito), o Impulso além de ser seu dono, é dono do seu dinheiro.

Para terminarmos, faça a pergunta dos 3 G’s para você mesmo, o que é mais importante financeiramente para você agora: ganhar dinheiro, gastar dinheiro ou guardar dinheiro, defina sua prioridade.

Quem é Dono do Seu Dinheiro, Credores, Empréstimos ou Cartões
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário