Quando o empréstimo pessoal é a última opção de escolha

quando podemos no dar ao luxo de não precisar de empréstimo pessoal, linhas de crédito ou financiamentos das instituições financeiras

quando pedir empréstimo pessoal
Empréstimo pessoal.. pedir dinheiro emprestado não é feio, feio é deixar de pagar compromissos financeiros por irresponsabilidade e negligência. Pergunte para algumas pessoas porque elas estão endividadas, muitas vão dizer que ganham pouco, que o salário não dá para nada, que o aluguel da casa é muito caro e por ai em diante, será! Nunca irão assumir a própria culpa. Tenho percebido que as pessoas estão gastando além do que recebem, usando o cartão descontroladamente, se enfiam no limite de crédito para se divertir sem medo de ser feliz. Até a bomba das dívidas explodir!

Claro que há exceções, dívidas podem ser acumuladas por desemprego, doença na família, crise econômica, fatalidade entre outras coisas, mas como diz o ditado – saco vazio não para em pé – nós precisamos de dinheiro, quando esse dinheiro não está disponível ou quando você não tem nenhum dinheiro, bate a porta o nervosismo, o stress, a falta de fome e o desespero. Um grande escritor disse: “O dinheiro não é tudo, mas eu preciso dele e ele de mim.”

A situação fica ainda pior, quando a possibilidade de conseguir o empréstimo pessoal, linhas de crédito ou financiamento ficam restritos nas instituições financeiras por causa da inadimplência e da inscrição do nome nos órgãos de proteção ao crédito. O que fazer? Bom, ainda resta a alternativa de pedir empréstimo ao melhor amigo, pedir ao seu avô ou avó um consignado, a taxa é baixinha ou algum parente bem sucedido e que não vai fazer diferença para ele, será!

Se você têm um carro ou imóvel quitado, colocá-los como garantia em um empréstimo pessoal é razoável, afinal ficar atolado em dívidas ninguém merece. O mais impressionante é que situações desesperadoras podem ser evitadas com alguns comportamento simples no dia a dia e disciplina financeira.

Dicas para “fazer do empréstimo pessoal” a última opção de conseguir dinheiro:

1 -) Trace Objetivos – Sem objetivos o ser humano não vai a lugar algum, é como um navio a deriva rumo ao precipício, mude seu trajeto até encontrar um porto seguro;

2 -) Abrir uma Poupança – Essa talvez seja a mais poderosa arma para evitar a tomada de empréstimo pessoal. Guarde sempre um pouco do seu dinheiro, não precisa ser muito, de 10 ou 20% da sua renda todos os meses. Muitos dizem que não dá. Faça uma força que você será capaz de colocar freios em gastos desnecessários para dar mais importância a sua saúde financeira;

3 -) Prepare um Orçamento – Fazer um orçamento de tudo que realmente é indispensável para você ou sua família fará você botar um freio nos gastos sem procedência, saiba exatamente o quanto você quer gastar ou pode gastar para alcançar seus objetivos;

4 -) Ter uma Planilha de Entradas e Saídas – Use uma planilha de custos, com isso você será capaz de saber o quanto entra de renda e o quanto sai com despesas e, ao estimar quais são suas reais necessidades do cotidiano, fica fácil deixar alguns reais se multiplicando em investimento ou poupança.

5 -) Faça Anotações – Parece até neura, mas todas as despesas devem ser registradas, não deixe nenhuma bala para trás. Por incrível que pareça, se perguntar a um devedor quanto ele paga de juros e encargos ao deixar de pagar a fatura no dia certo, ele não sabe, isso é dinheiro escoando pelo ralo. Então, anote tudo, Ok!

6 -) Economizar seu Dinheiro – Economize para poder usufruir mais tarde ou utilizar os recursos poupados em uma situação de emergência e não precisar “pedir empréstimo pessoal” a nenhuma instituição bancária e ainda ter que arcar com juros, tarifas adicionais da operação e ficar devendo as parcelas por meses e meses.

Não sou a primeira e nem a última pessoa que vai escrever dizendo que as dívidas podem ser contornadas com disciplina e inteligência financeira. Faça um fundo de reserva ou fundo de emergência para as horas de aperto, com certeza o empréstimo pessoal será a última opção que você vai pensar.

 

1 resposta - Faça um comentário

Comente aqui !