Seu Dinheiro

Programa de Apoio ao Superendividado do Procon-SP

Programa PAS do Procon-SP já atendeu centenas de superendividados dando orientação financeira, atendimento pisicológico e renegociação

Programa de Apoio ao Superendividado para pagar dívidas com credores, acertar débitos e dívidas venciadas e atrasadas, fazer negociações para sair das dívidas para ter crédito na praça novamente. Só quem está devendo sabe a força dessa pressão. Já dizia o meu Avô “dívidas são dívidas e devem ser pagas”, meu Avô tinha toda razão com esse palavriado, quem possui pendência financeiras não têm sossego, vive preocupado e com a cabeça nas nuvens, pensando, com irá sair dessa situação.

Felizmente os órgãos públicos, instituições bancárias e empresas privadas, além dos órgãos de proteção ao crédito que estão interessados em auxiliar o consumidor com débitos, endividados ou superendividados, são niveis diferentes e preocupações também diferentes. Mas o que todos têm em comum? Precisam passar por orientação financeira e também psicológica em alguns casos.

Pensando nisso, a Fundação Procon-SP criou o PAS (Programa de Apoio ao Superendividado) para atender consumidores com problemas de endividamento e superendividamento, o serviço foi lançado em outubro de 2012 e já atendeu centenas de pessoas com compromissos financeiros pendentes. O Procon-SP encaminha todas as pessoas após passarem pelo Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Poder Judiciário) e o processo inclui ainda a apresentação de palestras de orientação financeira e acesso psicológico promovido pelo Núcleo de Tratamento do Superendividamento.
Programa de Apoio ao Superendividado do Procon-SP

Quem quiser passar pelo Núcleo de Tratamento do Superendividamento vai ter que esperar até 14 de janeiro de 2013, nesse momento o Núcleo está em recesso, porém pela Internet é possível obter informações mais detalhadas sobre o Programa.

Programa de Apoio ao Superendividado

O que é o Programa de Apoio ao Superendividado? Trata-se de uma parceria entre o Núcleo de Tratamento do Superendividamento da Fundação Procon-SP e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para um trabalho desenvolvido especificamente para ajudar cidadãos superendividados com orientações, palestras e audiências de renegociação de dívidas com credores.

Os consumidores que estão com dívidas vencidas ou a vencer relacionados com contratos de crédito ao consumidor (CDC), contratos de prestação de serviços, emissão de cheques sem fundos e outros títulos protestados. Vale lembrar que o atendimento não depende do total de dívidas do interessado em participar do Programa PAS.

Existe algum tipo de dívida que o Programa não atende? Sim, dívidas de atividades profissionais, decisões judiciais, pensões alimentícias, tributos (impostos, multas, taxas etc.) e crédito imobiliário, neste último caso, o conselho é procurar um advogado que seja especializado no assunto.

Quem pode participar do PAS?

Para participar do PAS (Programa de Apoio ao Superendividado), o consumidor deve ser residente na cidade de São Paulo, ser maior de idade, acima de 18 anos ou se for menor, deve estar acompanhado dos pais ou representantes legais. O PAS não ajuda pagar dívidas, o Núcleo garante as condições para renegociar dívidas e o participante têm que ter condições financeiras de renegociar pelo menos uma de suas dívidas. Veja como parcipar: Cartilha PAS

Órgãos envolvidos: Núcleo de Tratamento do Superendividamento, Programa de Apoio ao Superendividado e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania.

Programa de Apoio ao Superendividado do Procon-SP
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário