Conecte-se conosco

5 erros para ser evitado ao procurar capital de investimento

5 erros para ser evitado ao procurar capital de investimento

Procurar capital de investimento – Você poderia a qualquer momento ter uma idéia incrível para criar um negócio da china ou um novo produto revolucionário na área de tecnologia ou do comércio. Mas sem capital, certamente seria apenas mais uma idéia. O bacana é que tudo pode ser resolvido caso você tenha acesso a um maço de dinheiro bem grande economizado por anos como reserva para os dias de tempestade.

Quem tem uma ideia de negócio tem duas opções: pode tentar iniciar o negócio com capital próprio ou iniciar e expandir o crescimento com capital de investidores. No mercado existem investidores anjos e investidores de capital de risco e muitas outras fontes de capital alternativo para quem busca crédito em dinheiro para se capitalizar um negócio ou empresa.

Dicas para procurar capital de investimento

Eu sou um grande fã de pessoas que criam suas startups usando somente recursos próprios, e pode ser uma opção viável se você é extremamente cauteloso quando se trata de despesas, se você tiver um pouco de dinheiro semente e se seu conceito de negócios gerará fluxo de caixa de imediato.

Se você não é um bootstrap e está a procurar capital de investimento, então é bom fazer alguns ajustes financeiros e, com certeza vai precisar de financiamento e capital de giro. Esse apoio pode vir de uma fonte ou de várias fontes. Embora cada opção de financiamento para empresas tenha prós e contras, há certos erros que você precisa entender para evitar ao procurar o seu capital inicial. Veja abaixo os cinco erros relacionados.

1. Subestimar quanto dinheiro precisa para o negócio

erros para ser evitado ao procurar capital de investimento
Muitos empreendedores acreditam que terão menor custo e mais chances de garantir um financiamento se eles pedirem ao credor um montante menor de dinheiro, mas essa abordagem irá não é boa, ela tem dois problemas. Primeiro, a maioria dos investidores verá que você subestimou o quanto seria necessário para fazer o negócio bem sucedido, e se afastar por isso.

Mesmo que você consigo um financiamento assegurado, você acabará ficando sem dinheiro ao solicitar menos dinheiro do que você realmente precisava. Quando você sabe quanto dinheiro será necessário para iniciar seu negócio, você tem mais chances de receber o capital para alavancar sua ideia.

A maioria das startups falham nisto, então ao procurar capital de investimento, você precisa fazer todo o possível para saber com exatidão a quantia correta, e mais um pouco para ter fôlego e sobreviver.

2. Desfazer patrimônio para começar negócio

Os investidores muitas vezes querem uma participação acionária atraente em troca de seu dinheiro inicial, mas desistir de uma porcentagem muito grande da empresa no começo, pode ser desastroso.

Em um mundo ideal, você nem precisaria procurar capital de investimento, teria o dinheiro suficiente para a primeira rodada de investimentos para se tornar rentável, eliminando a necessidade de arrecadar mais dinheiro novamente. Infelizmente, as startups e fintechs enfrentam muitos desafios, obstáculos e imprevistos ao longo da jornada, infelizmente não é possível prever o futuro e contar com os melhores resultados possível.

Por isso que é importante não diluir-se demais a participação nos negócios, nenhum empresário inicia esta jornada extenuante com o objetivo de ser um proprietário minoritário na sua própria empresa.

3. Obter dívida com cartão de crédito pessoal

Muitos fundadores iniciantes de empresas usam seus cartões de crédito pessoais para financiar seus negócios, que é uma das opções de financiamento mais dispendiosas se você tiver um mínimo de crédito na praça.

Estudos mostram que empresas iniciantes que dependem muito do financiamento com cartões de crédito, normalmente falharão. Alavancar dívidas usando cartão de crédito pessoal, coloca o devedor em uma posição muito ruim, especialmente se o negócio não der certo.

Se precisar ter que fechar o negócio, você ainda sim ficará com uma montanha de dívidas em seus ombros que devem ser devolvida aos credores do cartão. Se você atrasar os pagamentos, sua pontuação de crédito será destruída, seu histórico manchado e todas as suas finanças pessoais será impactada negativamente.

 Nota:  “Todo empreendedor acha que sua ideia é um vencedora, por causa do otimismo e confiança, mas não deixe que isso embriague seu julgamento, especialmente quando pode potencialmente arruinar suas finanças pessoais.”

4. Fazer empréstimos com taxa antecipada e sem consulta

Com tantos indivíduos que procuram financiamento para iniciar um negócio, não deve ser uma surpresa que existam criminosos tentando tirar proveito desses desejos empresariais. Nos golpes de empréstimo com taxa antecipada é garantido que o financiamento ou capital de giro não importa o quão ruim é o histórico de crédito, CNPJ com restrição no SPC e Serasa, é liberado.

Eles pedem uma taxa inicial – muitas vezes dizendo que é para processar o crédito – e uma vez que você paga a taxa, o empréstimo nunca acontecerá. Se você encontrar um desses golpes de taxa de adiantamento, você pode denunciá-lo aos órgãos competentes.

5. Não ter uma análise detalhada do fluxo de caixa

Qualquer um que esteja prestes à liberar um empréstimo para você ou sua empresa, seja uma empresa de crédito ou instituição financeira tradicional, vai querer saber se você tem o controle total sobre o fluxo de caixa e mais importante, como você planeja gastar esse dinheiro.

Ao procurar capital de investimento, desenvolva uma análise de fluxo de caixa mostrará aos potenciais investidores que você tem o controle firme do lado operacional ao administrativo do negócio.

Além disso, uma análise de fluxo de caixa é muito difícil de falsificar, e isso permite que você saiba o quanto sua ótima idéia pode ser boa para que quer investir.

5 erros para ser evitado ao procurar capital de investimento
Média 4.639 votos

Clique para comentar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais em Financiamentos

Cartão de crédito sem consulta restrição ou nome sujo
empréstimo até 90 mil
crefisa empréstimo para negativado
Subir