Seu Dinheiro

Portabilidade de crédito vale ou não a pena trocar seu Empréstimo?

O Banco Central divulgaram alguns informes com orientação mais detalhadas sobre "portabilidade de crédito" confira o video abaixo

Portabilidade de Crédito é um dos assuntos mais atuais do momento, falar sobre portabilidade pode render boas discussão, por um lado o consumidor não tem informações suficientes e necessárias para concluir a operação com base sólida e consciente, do outro, os bancos que informam com meias palavras, outros bancos induzem a “portabilidade do crédito” com se fosse uma mina de ouro, o consumidor fica no fogo cruzado da desinformação.

O Banco Central e o “Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça” já divulgaram alguns informes com orientação mais detalhadas sobre “portabilidade de crédito” e sobre a liquidação antecipada, o boletim informa que o consumidor (mutuário) mesmo após a contratação do empréstimo, crédito pessoal, financiamento etc., pode continuar procurando por taxas de juros mais acessíveis e melhores condições no mercado, se quiser, pode negociar sua dívida com uma nova instituição diferente da atual.

Portabilidade de Crédito vale a pena?

O CMN – Conselho Monetário Nacional, determinou que bancos, financeiras e instituições de crédito, assim como as sociedades de arrendamento mercantil que as mesmas tem que facilitar a transferência das operações de crédito e de arrendamento mercantil (portabilidade de crédito), mediante o recebimento de recursos transferidos por outras instituições da espécie.

Lei da portabilidade de crédito

Vale lembrar que o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 1990) da garantias ao consumidor a possibilidade de liquidar antecipadamente seus débitos com crédito, do valor total ou parte da dívida, além disso, a operação deverá reduzir proporcionalmente os juros e outros acréscimos que porventura houver.

link Portabilidade de Crédito uma Alternativa para pagar

Você vai ler esse “conselho” em muitos artigos deste Blog. “Antes de realizar a contratação de empréstimo ou crédito à juros, é de extrema importância pesquisar, simular, analisar e comparar em diversas instituições financeiras”. Sempre confira o CET – Custo Efetivo Total, que resume em uma única taxa todos os encargos e despesas e, sempre faça um Crédito consciente.

Fazer uma Portabilidade de crédito

O governo federal de tempos em tempos procura estimular a redução da taxas de juros através dos bancos públicos, agora iniciou campanhas para incentivar o uso da “Portabilidade de Crédito” para estimular a concorrência entre as instituições bancárias, aproveite, se for vantagem para você.

Portabilidade de crédito vale ou não a pena trocar seu Empréstimo?
Média 4.187 votos

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário