Conecte-se conosco

Planilha de gastos – organize sua vida financeira online

Planilha de gastos – organize sua vida financeira online

A planilha de gastos é uma ferramenta importante para a saúde financeira de qualquer família. Apesar de não ser difícil, muita gente não chega nem ter o controle de gastos e ganhos durante o mês e até por isso passam apuro financeiro desnecessariamente. E, hoje controlar o seu dinheiro é sinônimo de tranquilidade!

O mais comum e a pessoas não ter certeza para onde esta indo todo o seu dinheiro a cada mês? A melhor solução, é manter uma planilha de gastos mensais e use-a para rastrear suas despesas e custos, para você pode resolver o mistério mais que misterioso do dinheiro que não dá para nada.

Guarde todos os seus recibos ao longo da semana. Em seguida, retire-os no final da semana e classifique-os em categorias – mantimentos, despesas com veículos, entretenimento etc. Repita o processo para todas as semanas restantes do mês. Em seguida, some suas despesas para ver quanto gastou esse mês. Isso lhe dará um instantâneo dos seus gastos gerais, mas também ajudará você a capturar áreas onde você pode estar gastando demais.

A importância da planilha de gastos

Ter uma boa planilha de gastos permite não só deixar as contas em dia, mas auxilia no alcance de novos objetivos, como comprar casa ou carro. Para facilitar sua vida, separamos aqui algumas dicas legais para você ter sua planilha de gastos de forma simples e eficaz.
planilha de gastos

As informações da planilha de gastos

Para começar, a sua planilha precisa constar os seus ganhos, suas receitas. Aqui, inclui todas as formas de renda e de todos que ajudam na casa. Vamos começar? Preencha essas informações aí na sua planilha de gastos para ter uma mapa também das suas dívidas.

Receita

  • Salário
  • Pensão (se tiver)
  • Benefício do INSS (se tiver)
  • Horas Extras
  • 13° Salário
  • Férias

O legal é somar esses itens mês a mês.

Despesas

Neste item os detalhes são imprescindíveis. Separe as despesas fixas e variáveis, seguindo:

Despesas fixas são:

―  Aluguel; Condomínio (se tiver); Prestação da Casa; Seguro da casa; Diarista ou Mensalista; Prestação de carro; Seguro de carro; Estacionamento; Plano de Saúde; Colégio ou Faculdade; Cursos; IPTU; IPVA

Despesas variáveis são:

―  Água; Luz; Telefone; Celular; Gás; Mensalidade (TV, Internet e Telefone); Combustível ou passagens (caso de Ônibus); Alimentação; Medicamentos; Inclui-se também aqui itens como academia, beleza e estética.

Neste item, coloque sempre um valor de reserva, já que nunca se sabe o que pode ocorrer. Aqui então temos as contas extras:

  • Médico
  • Conserto do Carro
  • Conserto da Casa
  • Material escolar

Outros itens se encontram na lista pessoal, sendo:

― Roupas; Calçados; Acessórios; Presentes; Viagens; Lazer (cinema, teatro, restaurante, entre outros).

Mês a mês, estabeleça os valores que podem ser inseridos nesses itens mais supérfluos. A tabela com essas informações você pode encontrar diretamente no site da Bovespa.

Como resolver as dívidas em aberto?

Para você ter real noção da sua vida financeira é preciso realmente fazer a planilha de gastos. Aliás, uma sugestão é reunir todas as dívidas que estão em aberto e buscar uma negociação para que seu nome não seja negativado.

O primeiro passo então, depois de feita a planilha, é ter a noção exata de qual o valor total da sua receita que poderia ser dedicado a quitação de dívidas. Numa contagem simples, você vai ver até que ponto consegue chegar numa negociação. Seja verdadeiro consigo e com os credores neste momento!

Não tem dinheiro sobrando, e agora?

Você pode ter chegado a conclusão de que não tem dinheiro sobrando. E agora, como posso fazer? Por meio da planilha de custos, você pode se programar para começar a reservar dinheiro a partir dos próximos meses.

planilha de gastos 2018

O objetivo da programação de gastos não é só o controle, mas também a previsibilidade, o que deverá vir nos próximos meses. Portanto, estabeleça valores, converse com os credores e aí então comece a planejar seu futuro para limpar o nome.

Recursos para montar sua planilha de gastos

Antigamente se falava em organizar as contas no papel, hoje tudo é bem mais fácil e simples. Aliás, é totalmente online e dinâmico.

Inúmeros são os aplicativos que permitem você registar seus gastos e o quanto ganha. Mais do que isso, há plataformas que podem cruzar os dados a partir da movimentação dos seus cartões, tudo para realmente facilitar sua vida.

O Guia Bolso, por exemplo, é um aplicativo disponível para smartphone e pode ser acessado também pelo computador.  Você monta seu perfil, insere as informações e o gráfico simplesmente te mostra o panorama das contas.  É uma boa opção para os amantes da tecnologia.

Os benefícios de ter uma planilha de gastos

A primeira vantagem de ter uma planilha de gastos é o controle do que entra e sai financeiramente de casa. Esse controle é que vai permitir que a pessoa observe mês a mês suas contas, para onde está indo o dinheiro e no que economizar, caso seja preciso.

Outra vantagem é saber os recursos que tem e como aproveitá-los de forma eficaz. Distribuir o dinheiro, quitar as contas e ainda montar uma reserva para qualquer necessidade ou até mesmo para a realização de uma meta.

Além de dinheiro, você ganha tempo. Administrar exige empenho, mas por outro lado te proporciona mais tempo. Por exemplo, você não precisa ficar procurando muito qual o valor de tal fatura naquele mês ou muito menos se uma taxa de três meses atrás foi paga. Você tem o controle total na planilha de gastos!

Planilha de gastos – organize sua vida financeira online
Média 4.916 votos

Continue Lendo
Patrocinadores
Clique para comentar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais em Administração & Finanças

Cartão de crédito sem consulta restrição ou nome sujo
empréstimo até 90 mil
crefisa empréstimo para negativado
Subir