Finanças

Planejamento para começar a quitação de dívidas e débitos

Descobrir quanto esta devendo é uma das revelações mais desastrosas na vida de um cidadão, mas como fazer a quitação de dívidas?

Quitação de dívidas é débitos precisam de planejamento para começar, não é uma tarefa fácil, mas com um pouco de boa vontade e disciplina, tudo pode dar certo no final. Ter dívidas a maioria das pessoas têm, o mais interessante nesse processo de comprar e pagar, pagar e comprar de novo, acumular despesas, dívidas financeiras e de consumo doméstico é quando temos que sentar para fazer as contas das contas vencidas e das vincendas, pode até sentar para não cair.

Descobrir quanto esta devendo é uma das revelações mais desastrosas na vida de um cidadão que gosta de usar do crédito.  Não tem jeito, uma hora você que é devedor vai ter que pegar o lápis e papel para estimar o quanto de pagamentos estão pendentes.  Relacione as dívidas dos cartões de crédito, contas domésticas, despesas médicas, prestações e financiamentos, carnês de crediário, uso do cheque especial, limite estourado na conta bancária, etc.

Comece com uma lista de rendas e despesas: coloque cada pagamento mensal recebido, taxas de juros e o valor total de todas as suas dívidas. Trace um plano de pagamento mensal, e uma meta para sanar todas as dívidas, só não esquece de reduzir gastos desnecessários e gastos abusivos. Aos poucos é possível fazer a quitação de dívidas sem precisar de empréstimo para pagá-las.

Confira o infográfico de como fazer quitação de dívidas através de planejamento feito por “Mara Luquet” para o G1, é colunista de finanças pessoais do Jornal da Globo e autora do livro “Tristezas Não Pagam Dívidas”.

passos para pagar as dividas

Lembrete: Algumas dívidas sofrem a incidência de multas e juros, como é o caso de cartões de crédito, prestações de empréstimo e financiamentos, entre outras.

Não exite em contatar a instituição credora e pedir um detalhamento da dívida total por escrito com valor principal, juros e outras taxas embutidas no saldo.

Faça isso, normalmente na hora de solicitar a quitação de dívidas, as instituições credoras embutem taxas de conveniência, taxas de cobrança, taxas advocatícias, taxas essas que não fazem parte da dívida original. O detalhamento também serve para o caso de servir como prova em um processo judicial. Fique atento!

link Preciso de dinheiro para pagar dívidas, o que fazer?

link Crédito para fazer o que quizer ou pagar pagar dívidas

link Cinco Maneiras de Pagar Dívidas de Empréstimo mais Rápido

Planejamento para começar a quitação de dívidas e débitos
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

2 Comentários

  1. Elza Kazuko Motoki Tanikawa Responda

    Gostaria de saber se ha desconto an antecipacao de pagamento da parcela de financiamento de carro. A Fatura vence no dia 14/02/16, se antecipar o pagamento para 01/02/16, haverá desconto? Como faço pra saber o valor a ser pago antecipadamente?

    • JESSICA KENLLMEL Responda

      BOA TARDE.
      PELO POUCO QUE SEI, VC LIGA DIRETAMENTE NO BANCO QUE VC FEZ O FINANCIAMENTO (GERALMENTE O Nº CONSTA NO CARNÊ), E LÁ ELES TE INFORMAM CERTINHO O VALOR DO DESCONTO.

Escreva um comentário