Skip to content

8 perguntas sobre finanças pessoais que deveria responder

Vamos falar sobre finanças pessoais? A partir de uma invenção do Excel não precisa ser nenhum perito ou consultor em economia para dizer a um cidadão que ele precisa saber como anda sua situação financeira e que manter a saúde nas finanças, é importante. Mas como você pode saber mais sobre seu dinheiro?

Até mesmo para pessoas que são capazes de gerar confortavelmente seu dinheiro em um mês, com trabalho ou investimentos, pode deixar algumas lacunas cruciais no seu conhecimento. Então é fácil resolver isto, faça estas 8 perguntas que listamos nos próximos parágrafos. Se você conhece todas as respostas beleza, se não, reflita.

Se você já tem um bom controle sobre finanças pessoais, maravilha continue assim. E se você não faz ideia de nenhuma das respostas às perguntas, então chegou a hora de entender algo novo e nos aqui do Portal do empréstimo vamos te ajudar.

1. Sobre finanças pessoais, quanto dinheiro tenho guardado?

Você deve monitorar seu dinheiro dia sim dia não, outros olham todos os dias, mas é pouco provável que você dê importância em monitorar sua conta poupança. Lembro que também é importante manter um controle mais próximo ao seus investimentos também. Se ainda não faz isso, comece agora, quando tiver tempo verifique se o seu banco ou sistemas de informação bancária online ou com aplicativo para smartphone o ajude rastrear facilmente suas contas digitais e bancárias.

2. Quanta dívida tenho acumulada?

Cartões de crédito, empréstimo pessoal, financiamento de carro, financiamento para estudantes, financiamento imobiliário e taxas médicas, todo tipo de dívida deve ser planilhada.perguntas sobre finanças pessoais que todos deveriam responder
Você costuma manter pagamentos com débitos automáticos em suas contas, então você não deve estar contabilizando suas despesas mensais. Revise todos os seus relatórios de débitos e verifique seus saldos sempre que puder, além de atualizar seu relatório de crédito periodicamente.

3. Qual é o meu patrimônio líquido?

Seus ativos: são o valor acumulado do seu dinheiro em (aplicações, poupança, investimentos), sua casa, seu automóvel e qualquer outra coisa que você tem com valor agregado (incluindo jóias e outros itens com valor de re-venda).

Seus passivos: são suas despesas, incluindo os saldos remanescentes de qualquer empréstimo pessoal ou financiamento. Quando você subtrai seus passivos de seus ativos você obtém seu patrimônio líquido.

Obviamente, o não conhecimento sobre finanças pessoais que envolve também a administração de bens e o gerenciamento de risco pode criar um patrimônio líquido negativo. Mas quando o patrimônio líquido é bem usado, idealmente ele aumenta ano após ano, mas se ele está indo na direção contrária, significa que algumas mudanças devem ser feitas com urgência.

4. Qual a minha  pontuação de crédito?

Vamos falar sobre uma boa pontuação de crédito: Você precisa de uma boa pontuação para quando precisar de crédito na praça. É por isso que você deve trabalhar na construção de um bom Score e manter seu histórico de crédito bom e limpo de inscrições negativas.

Felizmente, hoje é muito fácil de descobrir qual a sua pontuação, com base em sites como o Serasa Score, ele retém muitas informações sobre empresas, administradoras de cartão de crédito e financeiras, a Serasa. Leia:  como aumentar o seu score e rating de crédito.

5. Como estão meus  fundos de aposentadoria?

Assim como o nosso crédito na praça deve ser revisto, o estado dos fundos de aposentadoria é algo que deve ser acompanhado de perto e evitar perder tempo nas contribuições.

1 – Você tem uma conta de aposentadoria (previdência privada)?
2 – Quanto tempo tem essa conta?
3 – Quanto é retirado cada mês para somar ao fundos da sua aposentadoria?

Estas são perguntas que você deve ser capaz de responder, não importa o quanto de tempo ainda resta para você se aposentar pelo setor público ou privado.

6. Quanto dinheiro precisa para se manter por 3 meses?

A maioria dos especialistas financeiros concordam que você deve se esforçar para ter dinheiro guardado para manter os custos entre 3 a 6 meses, em caso de emergência.

Claro que no Brasil existe o Seguro Desemprego, mesmo assim, você deveria ter capacidade de saber quanto dinheiro você e sua família precisa para administrar três meses sem renda? Não subestime o futuro, é uma questão muito importante saber o custo mensal do essencial como: abrigo, comida, utilitários, etc. Você está ou não financeiramente preparado para um revés financeiro inesperado?

7. Quais são minhas deduções sem imposto de renda e fiscais?

Um monte de pessoas que declaram que não estão muito bem quando fazem sua restituição de imposto mensalmente ou uma vez ao ano entre Março e Abril, no entanto, eles são apanhados completamente de surpresa quando eles descobrem que estão devendo mais dinheiro do que esperavam. Quando se trata de seus impostos, você sabe realmente como evitar estas surpresas.

Se você não tiver certeza de que está declarado, verifique com seu empregador ou contador quais deduções devem ser realmente feitas da sua renda, salário ou provento. E se você trabalha por conta própria, não é má idéia contratar um contador particular para ter certeza de que você está pagando seus impostos de forma correta todo o ano, ou se você está economizando o suficiente para cobrir o imposto extras quando cobrados.

8. O que acontece com seus bens se você morrer?

Esse é um pensamento macabro e sombrio, claro que é.. mas infelizmente todos estão sujeitos à morte, e ela pode atacar a qualquer momento, por isso, é melhor estar preparado.

Se você não tem bens não vai precisar ter um testamento, mas se tem bens, você precisa pensar sobre o que vai acontecer com seus ativos, como ele será distribuído e dividido de acordo com leis do seu país.

Você pode deixar claro sobre o acontece com seus bens, definitivamente para o melhor interesse de todos os herdeiros, é bom falar com um advogado qualificado e criar um documento que exponha sua vontade.

E sobre finanças pessoais

Bom, se você pode responder todas essas perguntas sobre finanças pessoais, parabéns, se não, é melhor começar a se adaptar e deixar sua saúde financeira e finanças em ordem.

8 perguntas sobre finanças pessoais que deveria responder
Média 533 votos