Skip to content

Parcelamento de débitos como IPTU, ICMS, ISS, ITBI, TFE e TFA

Pagar impostos faz parte do cotidiano de todo e qualquer cidadão do mundo, não importa onde você esteja, sempre vai ter que fazer o pagamentos de débitos como o IPVA, IPTU, ISS, ITBI, TFE e TFA e outras dezenas de siglas que no final só significa uma coisa – impostos.

Alguns impostos podem ficar atrasados outros não, assim como algumas contas. Talvez você esteja se perguntando o que pode fazer para corrigir esta situação. As vezes pode ser um pouco difícil sair da espiral de dividas, mas sempre há um jeito. Quando você está atrasando as contas, muitas vezes é porque simplesmente você não está ganhando dinheiro o suficiente para cobrir essas despesas e lidar com emergências.

É possível se recuperar dessa situação, seja trabalhando mais ou com o apoio e auxilio das autoridades do governo, prefeitura ou outro órgão competente que tem autonomia para liquidar ou parcelar esses débitos em forma mais suaves de pagamentos. Quando existe estas oportunidades você precisará focar e cortar despesas desnecessárias até que você esteja livre delas.

Parcelamento de débitos com prefeituras e governos

Inicio do ano esta chegando e com ele muitas e muitas contas para pagar fora as despesas com familiares e amigos e viagens de ferias etc. Bom independente disto, procure priorizar suas contas. Tem um carro, faça o pagamento da dívida do IPVA, tem um imóvel pague o IPTU, vai pegar as chaves de uma apartamento ou casa, pague o ITBI, tem empresa ativa, pague ICMS e por ai vai.Parcelamento de débitos como IPTU, ICMS, ISS, ITBI, TFE e TFA
Sai inúmeros serviços e impostos públicos que precisam ser pagas é importante que você se assegure de ter um lugar no seu orçamento para todas as contas, débitos e despesas corrente e recorrentes. É por isso que vez ou outra as Prefeituras Municipais e Governos do Estado aparecem com oportunidades ímpares de parcelamento dos impostos dos mais importantes.

Se você ficar atrasado com sua conta de luz, telefone, agua etc, dá-se um jeito, mas tem débitos que não podem ficar pendentes porque isso poder te deixar sem carro, sem casa, aumentar a divida em 3 vezes e até ser preso.

Abaixo listamos alguns programas de parcelamentos de débitos que são acionados pelos cidadãos todos os anos, com ele é possível ter descontos imperdíveis e parcelar débitos estaduais e municipais em até 60 meses, claro que não todos os casos, mas de qualquer forma é uma bela ajudar para sair da divida com esses órgão que inclusive podem colocar seu nome, CPF ou CNPJ no Sistema de Proteção ao Crédito SPC e Serasa.

Programas de Parcelamento de Débitos

  • PPI (Programa de Parcelamento Incentivado)
  • PAT (Programa de Parcelamento Administrativo de Débitos Tributários)
  • PPD (Programa de Parcelamento de Débitos)
  • PEP (Programa Especial de Parcelamento)
  • ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação)

Em geral o devedor poderá pagar à vista se desejar e com isso terá aplicado descontos de 85% sobre os juros e de 75% sobre a multa do saldo pendente. Para contribuintes que preferem parcelar os débitos, os descontos diminuem, mas ainda assim são 60% sobre os juros e 50% sobre a multa.

Os parcelamentos pode ser feito em até 120 vezes, vale mencionar que a prazo dependem do tipo de imposto devido, as parcelas tem um mínimo para serem pagas, é de R$ 50 para pessoa física e de R$ 300 para pessoa jurídica.

De acordo com a administração municipal, nos próximos quatro anos não serão apresentados novos programas de desconto para não incentivar que o contribuinte contraia novas dívidas.

Parcelamento de débitos

Regularize suas pendências com a Prefeitura de São Paulo por meio do Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) ou do Programa de Parcelamento Administrativo de Débitos Tributários (PAT). Saiba quais dívidas podem ser parceladas em cada programa e conheça as condições para a adesão.

Programa de Parcelamento Incentivado (PPI)

Para aderiu ao Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) e deseja imprimir o Damsp on-line acesse a seção “2ª Via Damsp” ou a seção “Acompanhamento” da página PPI Web. Para acessar esse último serviço é necessário possuir a Senha Web.

Parcelamento Administrativo de Débitos Tributários (PAT)

Quem possui débitos com ISS, ITBI, TFE e TFA pode pagá-los parcelados, para não inscritos na Dívida Ativa, em até 60 parcelas mensais. Podem ser incluídos no parcelamento, débitos espontaneamente confessados pelo contribuinte ou originários de autos de infração.

Para saber mais sobre todas essas facilidades você deve acessar o site da Prefeitura da sua Cidade ou do Governo do seu Estado.

Parcelamento de débitos como IPTU, ICMS, ISS, ITBI, TFE e TFA
Média 4.134 votos