Skip to content

Para financiar: crowdfunding, capital de risco e capital de giro

Ter acesso ao crowdfunding para aumentar capital de giro e para financiar negócios sem dúvidas melhora o cenário de para alcançar o sucesso de qualquer empresa. O Crowdfunding é uma das formas mais incríveis de arrecadar fundos para um negócio, empresa ou empreendimento através de um grande número de pessoas, que podem ser chamados de “crowdfunders”. Os Crowdfunders não são tecnicamente investidores, porque eles não recebem uma participação da sua propriedade na empresa ou negócio, e não esperam um retorno financeiro em dinheiro do seu negócio.

3 modalidades para financiar sua empresa ou negócio

Em vez disso, o Crowdfunders esperam obter um “presente”, “benéfico” da sua empresa como agradecimento pela contribuição na campanha. Muitas vezes, esse presente é o produto que você planeja vender ou outras vantagens especiais, como conhecer o empresário ou obter seu nome nos créditos.

Isso torna o financiamento coletivo crowdfunding uma opção popular para pessoas que querem produzir trabalhos criativos (como um documentário) ou um produto físico inovador (como um gadget de alta tecnologia).

Crowdfunding está ficando popular porque possui um risco muito baixo para os empresários. Não só você consegue manter o controle total da sua empresa, mas, se o seu plano falhar, você normalmente não tem a obrigação de reembolsar ninguém pelos seus erros.
Para financiar: crowdfunding, capital de risco e capital de giro
Toda plataforma de crowdfunding é diferente entre si, então certifique-se de ler as letras pequenas do acordo (contrato de crowdfunding) para entender quais as suas obrigações financeiras e legais.

Como obter capital de risco financiado para empresa

Não há nenhuma maneira garantida de obter financiamento de capital de risco para pequenas e médias empresas, mas o processo geralmente segue uma ordem padrão com etapas básicas e simplificadas.

1. Encontre um investidor

Procure por investidores individuais – às vezes chamados de “investidores anjo” – ou empresas de capital de risco. Certifique-se de fazer pesquisas sobre o investidor para saber se o mesmo é respeitável e tem experiência para trabalhar com empresas iniciantes.

2. Compartilhe seu plano de negócios

O investidor irá rever o seu plano de negócios para se certificar de que atende aos seus critérios de investimento. A maioria dos fundos de investimento concentra-se em um segmento, área geográfica ou estágio de desenvolvimento dos negócios.

3. Passar por análise de administrativa

Os investidores em geral analisarão sua equipe de gerenciamento, mercado, produtos e serviços, documentos corporativos, fiscais  e suas demonstrações financeiras.

4. Termine o processo com acordo

Se quiserem investir, o próximo passo é concordar com o contrato que define os termos e condições para que o investidor faça o investimento solicitado.

5. Receber o investimento

Uma vez que todos concordam com os termos do contrato, a empresa recebe os recursos do investimento, em partes ou de uma só vez! Quanto um fundo de risco investe, ele se envolve ativamente na empresa. Os fundos de risco normalmente vêm em “rodadas”. À medida que a empresa atende as metas, novas rodadas de financiamento estão disponibilizadas, com alguns ajustes no acordo à medida que a empresa executa seu plano.

Como obter um empréstimo para empresas (capital de giro)

Se você deseja manter o controle total de sua empresa, mas não tenha fundos suficientes para começar, considere um empréstimo para pequenas empresas no formato mais convencional que estão disponíveis no mercado como exemplo capital de giro e outras formas de aumentar o fluxo de caixa.

Para aumentar suas chances de garantir um empréstimo, você deve ter um plano de negócios, relatório de despesas e projeções financeiras para os próximos anos. Esta metodologia lhe dará uma idéia de quanto você vai precisar solicitar em dinheiro, e vai ajudar o banco saber que eles estão fazendo uma escolha inteligente ao dar-lhe um empréstimo.

Depois de juntar todos os itens necessários para fazer a solicitação do crédito ou financiamento, entre em contato com um ou mais banco, cooperativas de crédito, plataformas de empréstimos para solicitar o dinheiro que precisa.

Você quer comparar ofertas para financiar sua empresa com os melhores termos possíveis para o seu empréstimo?

Para financiar: crowdfunding, capital de risco e capital de giro
Média 512 votos