Skip to content

Financiamento de carro: o que precisa para conseguir financiar

Cada vez mais está mais fácil de conseguir financiamento de carro. Muitas pessoas utilizam esse recurso financeiro por não terem o valor total do veículo no ato da compra ou mesmo porque busca guardar parte deste valor e dar apenas uma quantia de entrada – não é o mais inteligente, mas, independentemente disso, existem alguns pontos importantes que você precisa conhecer sobre os financiamentos de veículos, carros e automotores.

Saiba como funciona e como conseguir financiamento de carro ?

Separamos aqui três pontos importantes para quem deseja saber como conseguir financiamento de carro. O primeiro ponto é como ser aprovado na hora de financiar um carro. Você sabe o que fazer?  Depois, sabe como funciona o financiamento? Será que existem outras possibilidades de comprar o carro via financiamento? E as taxas de juros, como funciona? Tudo isso você vai saber neste artigo aqui.

O Brasil viveu antes de 2014 uma fase importante na evolução do crédito. Porém, hoje, conseguir financiamento de um carro pode ser mais burocrático justamente por conta da alta na inadimplência, consequência da crise financeira e também do alto índice do desemprego. Mesmo com a retomada da economia, o crédito ainda não está tão negociável como antes.

Como ser aprovado na hora de fazer um financiamento de carro?

Se você tem um Score bom, certamente não vai encontrar dificuldades para financiar um carro. A aprovação de crédito junto ao banco, nesta situação, ocorre de maneira automática na loja. Então, antes de buscar o financiamento de veículos, confira agora alguns requisitos que a maioria dos bancos consideram antes de aprovar ou não o crédito para comprar veículo.conseguir financiamento de carro: o que precisa para financiar

1. Nome limpo ajuda na hora de financiar um carro

Se você não está com o nome limpo, ou seja, se ele está incluso na lista de restrição do SPC ou Serasa, então vai encontrar sua primeira barreira ao buscar um financiamento de carro. Esse é o critério principal quando um banco vai avaliar quem está buscando crédito, seja para comprar um automóvel ou até para um simples empréstimo.

2. Ter idade mínima para pedir o financiamento para compra de carro ?

Nem todo mundo se atenta a esse detalhe, mas é certo que os bancos avaliam a idade de quem está buscando o crédito na praça. A idade mínima é 18 anos e a máxima é 70 anos.

Se a pessoa é mais nova, já que raramente antes dos 20 anos se aprova um financiamento para veículos, não há um histórico de compra, de circulação na praça. No caso de uma pessoa mais velha, o banco avalia como se fosse um seguro de saúde. Ou seja, há mais riscos na terceira idade, o que faz o banco pensar bem antes de liberar o crédito.

Vale lembrar que, se houver a possibilidade de inserir um avalista na negociação, as chances mudam para qualquer idade.

3. Renda comprovada é preciso para financiar um carro

Assim como para comprar um imóvel, financiar um carro também é preciso ter renda comprovada. Quem tem carteira assinada tem mais vantagens ainda. Porém, com movimentação bancária o autônomo também consegue o crédito se a parcela do carro não comprometer mais que 30% do que você ganha.

4. Histórico de crédito ajuda para financiar um carro

Se você já tem um histórico de crédito, seja empréstimo ou financiamento, certamente terá mais chances de conseguir o crédito do banco. Lembre-se que os bancos trocam informações e se suas contas estão em dia, o financiamento é liberado quase que na hora.

5. Valor de entrada do carro

O valor da entrada do financiamento na hora de comprar o carro conta e muito. As parcelas variam, os juros também e a possibilidade de negociação aumenta. Portanto, tenha uma boa quantia em mãos. Em um carro de R4 20 mil, por exemplo, tenha em mãos no mínimo R$ 5 mil. Isso com certeza vai abrir o caminho para você realizar o sonho de ter o carro.
conseguir financiamento de carro

Como fazer um financiamento de carros rápido e fácil ?

Você pode conseguir financiamento de carro, seja novo ou usado, por meio de contratos de créditos via brancos privados e públicos, por meio do chamado CDC (Crédito Direto ao Consumidor).

Os valores financiados e as taxas variam de acordo com o salário do comprador, a forma de negociação e o veículo envolvido. A forma mais comum de financiamento de veículo é o CDC. O consumidor realiza um empréstimo com o banco e compra o veículo. Em troca, o veículo é do banco e o comprador não pode negociar o bem, o que eles chamam de alienação.

Normalmente, o vendedor da loja ou concessionária pede alguns documentos pessoais, como RG, CPF, Comprovante de Renda, Comprovante de Endereço, entre outros que servem para análise de crédito.

Quando aprovado, o comprador é chamado para retornar na loja, isso quando não é aprovado no ato. O contrato vem logo após a aprovação e o interessado precisa ler tudo, podendo inclusive levar a um especialista, um advogado. Lembre-se que esta é uma negociação que envolve contrato e todos os detalhes contam.

Além da possibilidade de financiar um carro, é possível também ter o veículo por meio do consórcio ou Leasing, quando alguns bancos alugam os carros para os interessados e só transferem o veículo quando não há mais dívida.

Quais as taxas de juros no financiamento para compra de carro

As taxas no Leasing e no CDC são fixadas já no contrato. Não se costuma realizar alterações durante o pagamento das prestações. Já no consórcio, a boa notícia é que não há juros, porém há uma taxa de administração também fixada no contrato.

Vale lembrar que no ato da compra do automóvel é cobrado o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras), isso para negociações feitas por do CDC e no consórcio.

Entendeu como conseguir financiamento de carro é simples? Agora, confira aqui algumas dicas para conseguir aprovação de financiamento do seu veículo.

Financiamento de carro: o que precisa para conseguir financiar
Média 517 votos