Previdência

Pagar uma previdência privada – Quando começar?

Seja para ter um futuro mais confortável ou para realizar um grande sonho a previdência é um investimento cada vez mais popular. Mas qual é o melhor momento para começar a pagar? Descubra!

Pagar uma previdência.. O desemprego, economia em crise, mudanças na previdência do INSS… Cada vez mais investir em uma previdência privada deixa de ser apenas uma opção e se torna um investimento quase necessário para assegurar uma estabilidade financeira. Afinal de contas, investir na previdência privada é investir no seu futuro. Trata-se de uma reserva de dinheiro que você vai acumulando ao longo dos anos. Mas, quando começar a pagar uma previdência privada?

Muita gente acha que a previdência privada é um investimento apenas para quem deseja ter uma aposentadoria mais confortável e tranquila. Isso é verdade, mas ela também é uma opção de investimento para planos de médio e longo prazo, como por exemplo, a compra de uma casa própria, uma viagem, abrir sua própria empresa, comprar aquele carro novo que você sempre sonhou ou até mesmo a faculdade dos filhos.

Investimento no futuro

O mais importante é entender que a previdência privada é uma reserva, como se fosse uma poupança que você contribui um pouquinho todos os meses durante anos. As empresas que administram os planos de previdência utilizam esse dinheiro para fazer grandes investimentos e, assim, conseguem gerar uma rentabilidade variável sobre o valor aplicado. É por isso que muita gente tem dúvidas sobre previdência privada x poupança, qual é o melhor investimento?

começar a pagar uma previdência privada
Quando começar a pagar uma previdência privada

A primeira coisa a considerar para decidir o melhor momento de investir na previdência privada é pensar em qual é o seu objetivo: quanto tempo você tem para alcançar o valor desejado.

Pagar uma previdência e realizar um sonho

Se seu objetivo com a previdência é realizar um sonho, como a casa própria ou uma viagem e você tem uma data limite para esse sonho já é um ótimo começo. Faça um levantamento de todos os custos que terá para realizar esse objetivo. Em seguida estabeleça um prazo, uma data em que deseja ter este sonho realizado. E por último analise suas finanças. Veja se possui algum investimento que poderá servir de aporte inicial, um tipo de entrada.

Por exemplo: Supondo que o apartamento dos seus sonhos custe 300 mil reais e que você quer finalizar essa compra daqui a 10 anos e possui uma renda disponível para aporte inicial de 5 mil reais você já tem as informações necessárias para começar a pesquisar as ofertas de previdência disponíveis no mercado, fazer várias simulações, comparativos entre taxas e encontrar o plano de previdência que vai realizar seu sonho pesando menos no bolso.

Mais tranquilidade na melhor idade

Vivemos cada vez mais! E foi-se o tempo em que aposentadoria era sinônimo de velhinhas em casa fazendo tricô. Os novos idosos querem aproveitar a vida e para isso precisam de estabilidade financeira. A previdência privada é, sem dúvidas, um caminho para esse objetivo. Afinal de contas, quando você se aposentar a Previdência Social (INSS) irá pagar um salário dentro do limite estabelecido que é conhecido como “teto da aposentadoria”.

É aí que um plano de previdência privada pode ajudar numa velhice mais tranquila. Pois, com uma renda extra você poderá manter seu padrão de vida sem abrir mão do seu conforto. É interessante também pois você não precisa fazer um grande aporte inicial ou sacrificar grande parte da sua renda já que trata-se de um investimento de longo prazo. Os especialistas recomendam que 10% da sua renda seja direcionada para a previdência.

Segurança financeira para os filhos

Muitas famílias ainda têm o hábito de abrir uma poupança para as crianças e ir depositando lá um dinheirinho para ajudar quando estiverem maiores a começar a vida. A previdência também é uma alternativa para quem deseja dar apoio financeiro aos filhos no futuro. Você pode estabelecer uma data para retirada do dinheiro e isso ajudará seus filhos a começarem uma vida sozinhos, realizarem um sonho ou até mesmo pagar estudos.

Previdência: qual é o seu objetivo?

Agora que sabemos que a previdência pode ser usada tanto como uma complementação de renda no futuro como também para ajudar você a realizar um sonho importante, o próximo passo é pensar em qual é o seu objetivo. Analisar as alternativas que existam no mercado, fazer muitas simulações e fechar!

Em qualquer um dos caso o mais importante é ter em mente que quanto mais cedo você começar a investir melhor pois as parcelas serão menores.

Pagar uma previdência privada – Quando começar?
Média 4.531 votos

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário