Pagar Empréstimo Adiantado

Quer pagar seu crédito pessoal ou empréstimo consignado em folha antecipadamente antes de terminar o prazo do contrato. Saiba quais são seus direitos e descontos..

É possível pagar crédito pessoal, financiamento ou empréstimo consignado antes de terminar o prazo, tem direito há algum desconto sobre os juros? Se você quer pagar empréstimo adiantado para eliminar custos ou para diminuir juros, não importa, além de direito constituído o mutuário ainda tem direito sim a descontos que podem chegar a 20%ou mais.pagar emprestimo antecipadoApesar da conta ser bem simples, bancos e instituições financeiras ainda tentam enrolar os mutuários de crédito. A intensão é mesmo fazer o cliente desistir da antecipação, além de omitir os descontos. Vale lembrar que o cliente não tem que pagar taxas ou tarifas para pedir a antecipação de pagamento de empréstimos.

O Código de Defesa do Consumidor é bem claro quanto ao abatimento na quitação antecipada de empréstimos ou financiamentos, não importa onde o crédito foi concedido: por instituições bancárias, financeiras ou lojas como a C&A, Renner e Riachuelo que fornecem crédito pessoal etc.

Se você esta decidido em pagar o débito do seu empréstimo antecipadamente no total do saldo ou parcial, você tem direito ao abatimento proporcional dos juros e acréscimos aplicados na operação. Na verdade você só vai pagar pelos custos com juros durante o tempo que utilizou o financiamento.

Quem normaliza estas questões é o próprio Banco Central – BC, o abatimento ocorre na maioria das operações de empréstimos disponíveis no mercado como o, crédito pessoal, crédito consignado, financiamentos de veículos, financiamento imobiliário, crediário e compras parceladas com juros, até mesmo o seu cartão de crédito pode ser quitado antecipadamente e, todas as transações financeiras que envolvam a concessão de crédito ou empréstimo de dinheiro à juros.

Ao pedir o boleto de quitação ou carta de antecipação de pagamento, o valor é atualizado até o dia que será pago a quitação, os descontos seguem o mesmo raciocínio. Lembre-se, nenhuma forma de cobrança ou taxa deve ser aplicada na quitação antecipada do empréstimo, caso aconteça saiba que esta ação fere o Código de Defesa do Consumidor.

A dica é você dar uma lida no seu contrato de empréstimo sobre as cláusulas relacionadas a quitação antecipada, em geral, os contratos já prevêem as reduções relativas às taxas de juros, impostos e tarifas.

“A instituição credora deve fornecer para você um demonstrativo do saldo devedor, nele vai constar discriminadamente todos os encargos incidentes e o cálculo para pagar o empréstimo antecipado, somente com esse demostrativo você será capaz de comparar os custos”

Se você esta tentando pagar seu empréstimo antecipado e a instituição esta causando problemas ou esta se negando em conceder o desconto previsto, faça um denúncia no Procon de sua cidade ou registre queixa junto ao Banco Central pelo 0800 979 23 45.

6 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !