Skip to content

Que tipo de contas devo pagar com cartão de crédito?

Será que pagar com cartão de crédito as contas mensais pode ser uma ótima maneira de ganhar pontos, recompensas e descontos em produtos e serviços? Mas é aconselhável pagar contas com cartões de crédito? Nem todas as contas são iguais, então você precisará avaliar cada uma delas para determinar quais fazem sentido pagar com o seu cartão de crédito e quais não são aceitas para pagamento. Mas antes de continuarmos vamos ver na lista, alguns prós e contras de pagar contas com plástico que usamos como dinheiro.

PRÓSCONTRA
Acumule recompensas ou pontos Taxas possíveis
Pagamentos automáticos que economizam tempo Aumento da dívida
Conveniência de escrita sem checagem Interesse adicional se o saldo não for pago integralmente
Rastreamento de despesas mais fácil com tudo em uma declaração A utilização do crédito poderia subir, o que poderia afetar os escores de crédito
Pode significar tempo adicional para pagar
Pode ajudar a preencher a requisição de bônus de inscrição no cartão de crédito

De acordo com os melhores consultores de finanças não só do Brasil e de outras partes do mundo, eles são categóricos em dizer que qualquer pessoa que queira pagar contas com cartões de créditoprecisa ser disciplinados(as) e não gastar o dinheiro com o qual normalmente pagariam as contas“. Para que tudo dê certo, é preciso saber separar o que é diversão, o que é despesas básicas e o que é para pagar as contas urgentes usando o cartão de crédito como dinheiro.

Na verdade, existe um alerta de manter os saldos do cartão de crédito abaixo de 30% a 50% dos limites pré-aprovados, se não, já sabe o que vai acontecer. De um modo geral, pagar as contas de consumo, boletos etc, usando o cartão de crédito pode ser uma boa idéia, desde que se adote duas regras principais:

  1. Sempre pague o seu saldo integral da fatura todo mês no vencimento.
  2. Nunca coloque contas em um cartão de crédito, se você costuma usar o rotativo, ou seja, não paga a fatura integralmente.

Que tipo de contas devo pagar com cartão de crédito
Se você usar o seu cartão de crédito para pagar contas e não conseguir quitar e pagar a dívida da fatura, você acaba por pagar juros adicionais e até multas sobre o valor devido. Por outro lado, se você tem o costume de pagar suas contas em dia, usar um cartão de crédito tem muitos benefícios escondidos.

Quais contas você pode pagar com cartão de crédito?

São muitos tipos de contas de você pode pagar com seu cartão, o ideal é entrar em contato com sua administradora para saber qual pode e qual conta possivelmente cobrará uma taxa extra se você pagar com um cartão. Vamos ver quais tipos de contas faz mais sentido pagar com cartão de crédito.

Pagar hipoteca com cartão

Quem possui hipotecas com certeza pode confirmar que essa é a maior despesa mensal para a maioria dos consumidores. Os boletos de pagamento de hipotecas parecem ser uma maneira fácil de obter muitos pontos e bônus ao pagar com seu cartão de crédito, dependendo do valor dá para acumular pontos significativos e viajar de graça no final, início de ano ou férias.

Se você tiver a sorte de encontrar um administrador de hipoteca que lhe permita pagar sua hipoteca com um cartão de crédito, certamente isso vai ser uma excelente forma de ganhar benefícios.

Pagar aluguel com cartão

Para consumidores que não possuem hipoteca do imóvel que mora, ou seja, pagam aluguem, também pode ser interessante pagar o boleto de pagamento da habitação com um cartão de crédito. Felizmente, as administradoras de imóveis no Brasil aceitam para pagamentos de aluguel, cheques, dinheiro vivo ou emitem boletos para serem pagos na rede bancária.

Se você tiver a sorte de alugar um imóvel onde a empresa emite boletos de pagamentos, considere usar seu cartão de crédito, especialmente se não houver nenhuma taxa extra de conveniência para esse tipo de cobrança.

Pagar carnê ou boleto do carro com cartão

Pode se pagar quase de tudo com cartão desde que seja uma fatura (boleto) e se você possui um financiamento de automóvel, uma das maneira de pagar sua fatura se não tiver o dinheiro no dia do vencimento é usar um cartão de crédito para isso.

A ideia não é fazer do cartão a sua forma de pagamento, mas sim utilizá-lo quando for preciso ganhar um pouco mais de tempo, mas como em qualquer negócio feito, você pagará juros sobre a dívida restante do cartão de crédito caso não pague o valor da fatura totalmente. Neste caso você precisa verificar o quanto vale a pena confirmar este tipo de operação.

Depois de você saber tudo que não pode fazer se pagar sua contas com o cartão de crédito, deixar seus boletos do carnê do seu automóvel para pagar com cartão de crédito é a opção mais prática além do débito automático.

Pagar seguro automóvel e habitacional com cartão

Essa modalidade de cobrança é mais fácil configurar direto com maioria das companhias de seguros, mas faça sua lição de casa para garantir que você não esteja pagando taxas extras na transação. Algumas seguradoras não cobram taxa alguma, enquanto que outros podem cobrar juros se você paga acima de um certo número de parcelas.

Então, pode fazer sentido pagar essas contas com seu cartão de crédito, mas somente se você puder evitar a cobrança de taxas extras.

Pagar plano de saúde com cartão

Para os trabalhadores independentes, é necessário ter planos de seguro saúde, em geral eles são cobrados mensalmente, e assim como o seguro de carro, é possível configurar o pagamento direto no cartão ou debitado na conta corrente, além do boleto pata você fazer como quiser.

E com o preço do seguro saúde hoje em dia, esta despesa pode lhe render excelentes recompensas pagando com seus cartões de crédito. Se a sua seguradora aceita cartões, aproveite a oportunidade e inscreva-se para fazer seus pagamentos por cartão de crédito.

Posso pagar com cartão de crédito tudo que quiser?

Você pode pagar quase todo tipo de conta de consumo, carnê, boleto, fatura e também alguns impostos com um cartão de crédito, o cuidado é verificar se todos são isentos de taxas extras para efetuar o pagamento e se você inscreveu seu cartão nos programas de Smiles, bônus e prêmios por pontuação.

Agora que você saber que pode pagar com cartão de crédito muitas das contas que antes eram debitadas na conta corrente – o que você vai fazer para conseguir bônus e pontos extras no Smiles.

Que tipo de contas devo pagar com cartão de crédito?
Média 539 votos