Mobilidade

Pagamento Móvel por Aproximação

Bancos e Operadoras de Telefonia investe na tecnologia de pagamentos móveis uma nova tendência para pagamentos sem contato NFC

Pagamento móvel por aproximação no Brasil deve ser um dos principais investimentos de instituições financeiras no nosso país nesse e nos próximos anos. O “pagamento móvel sem contato” ou por aproximação deverá tomar forma graças as parcerias dos bancos com as operadoras de telefonia. A maioria dos grandes bancos de varejo estão fechando acordos para darem início ao uso da tecnologia que esta invadindo o mundo “pagamentos por meio do sistema de aproximação”.

O sistema funciona através de dispositivos móveis como smartphones e celulares junto às máquinas de cobrança de cartão de crédito e débito em estabelecimentos comerciais que costumeiramente são chamadas de maquinetas.

Nessa semana mais duas operadoras de telefonia iniciaram parceria, a Telefônica/Vivo com o banco Bradesco e a TIM formalizou com o Itaú Unibanco. As parcerias farão uso da tecnologia NFC (Near Field Communication) disponíveis nos aparelhos móveis de última geração.
Pagamento Móvel por Aproximação

O NFC é uma tecnologia WIFI que permite a realização de transação financeira através da troca de informações ou dados utilizando a radiofrequência. Para trocar dados financeiros ou outros tipos de informações, basta o cliente aproximar seu dispositivo móvel que pode ser o celular, smartphone ou outro aparelho móvel à um terminal de pagamento (POS).

Somente aparelhos de última geração possuem o hardware com a tecnologia NFC instalado, portanto nem todos poderão usar o pagamento por aproximação.

A Telefônica/Vivo já iniciou testes com alguns clientes, a TIM por enquanto não, mas segundo a tele, já tem planos para começar em São Paulo e Rio de Janeiro testes em restaurantes.

Em 2012 algumas parcerias entre bancos já aconteceram, a Claro com Bradesco estão desenvolvimento sistemas para pagamentos móveis com a utilização da tecnologia NFC.

A tecnologia de pagamento por aproximação, pagamentos móveis e sem contato irão trazer para os usuários muita comodidade e agilidade na conclusão de pagamentos de compras em estabelecimentos comerciais e até em transportes públicos.

Pagamento Móvel por Aproximação
Avalie esta postagem

Bacharel em Jornalismo, pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing. Atuo no segmento de Informação Jornalística para Web e Assessoria de Imprensa. Adoro Finanças e Sou entusiasta das novidades Tecnológicas e como elas afetam nossas vidas.

Escreva um comentário