Skip to content

Pagamento Móvel por Aproximação

Pagamento móvel por aproximação no Brasil deve ser um dos principais investimentos de instituições financeiras no nosso país nesse e nos próximos anos. O “pagamento móvel sem contato” ou por aproximação deverá tomar forma graças as parcerias dos bancos com as operadoras de telefonia. A maioria dos grandes bancos de varejo estão fechando acordos para darem início ao uso da tecnologia que esta invadindo o mundo “pagamentos por meio do sistema de aproximação”.

O sistema funciona através de dispositivos móveis como smartphones e celulares junto às máquinas de cobrança de cartão de crédito e débito em estabelecimentos comerciais que costumeiramente são chamadas de maquinetas.

Nessa semana mais duas operadoras de telefonia iniciaram parceria, a Telefônica/Vivo com o banco Bradesco e a TIM formalizou com o Itaú Unibanco. As parcerias farão uso da tecnologia NFC (Near Field Communication) disponíveis nos aparelhos móveis de última geração.
Pagamento Móvel por Aproximação

O NFC é uma tecnologia WIFI que permite a realização de transação financeira através da troca de informações ou dados utilizando a radiofrequência. Para trocar dados financeiros ou outros tipos de informações, basta o cliente aproximar seu dispositivo móvel que pode ser o celular, smartphone ou outro aparelho móvel à um terminal de pagamento (POS).

Somente aparelhos de última geração possuem o hardware com a tecnologia NFC instalado, portanto nem todos poderão usar o pagamento por aproximação.

A Telefônica/Vivo já iniciou testes com alguns clientes, a TIM por enquanto não, mas segundo a tele, já tem planos para começar em São Paulo e Rio de Janeiro testes em restaurantes.

Em 2012 algumas parcerias entre bancos já aconteceram, a Claro com Bradesco estão desenvolvimento sistemas para pagamentos móveis com a utilização da tecnologia NFC.

A tecnologia de pagamento por aproximação, pagamentos móveis e sem contato irão trazer para os usuários muita comodidade e agilidade na conclusão de pagamentos de compras em estabelecimentos comerciais e até em transportes públicos.

Pagamento Móvel por Aproximação
Média 550 votos