Acesso ao Crédito

Pagamento Móvel do Bradesco e Claro para Celular e Smartphone

Diversos bancos, administradoras e operadoras de telefonia estão correndo para oferecer soluções e aplicativos para Celular e Smartphones para pagamento móvel em lojas e estabelecimentos do comércio brasileiro

Pagamento Móvel do Bradesco e ClaroMobile Payment, M-Payment ou Pagamento móvel? “O Bradesco e a Claro já estão trabalhando para lançar em 2013 uma solução para pagamento móvel“. As instituições bancárias e financeiras estão se mexendo para abocanhar mais um segmento que deve movimentar milhões e milhões de reais, “o pagamento via celular“.

Hoje, vários bancos, administradoras de cartão, operadoras de telefonia e empresas privadas de crédito, todos estão correndo para oferecer ao consumidor final soluções e aplicativos para celular e smartphones para facilitar o pagamento móvel sem cartão, simplesmente utilizando um aparelho com NFC para concretizar o pagamento de compras em lojas e estabelecimentos com dispositivos Mobile Payment.

Não sei se você têm reparado, mas atualmente mais de 2/6 das pessoas fazem seus pagamentos com cartão, seja débito ou crédito, essa forma de pagamento têm dominado o mercado em detrimento das operações de compra e venda de produtos e serviços pagas com dinheiro vivo. Os processos de pagamento estão a cada dia mais eletrônicos e essa evolução chegou ao mundo sem fio e sem contato.

O dinheiro em espécie está deixando de ser moeda de troca, dando lugar ao dinheiro de plástico (cartão de crédito e débito), além disso, as transações feitas pela internet também estão em crescimento com o “mobile banking”, entre outros. O pagamento móvel (Mobile Payment) deverá se tornar mais uma excelente opção de pagamento depois de vencidas todas as barreiras tecnológicas, de segurança e de tributação. Com o pagamento móvel, o consumidor final não precisará andar com dinheiro na carteira ou porta cartões de crédito no bolso, o celular ou smartphone assumirá a função de dinheiro e ferramenta de pagamento.

Parece até coincidência, mas com a chegada da Copa, o Brasil está recebendo uma série de novidades na área de tecnologia e infraestrutura, o pagamento móvel ou Mobile Payment é um deles, visto que, nos Estados Unidos, Europa e Ásia esse tipo de pagamento já funciona muito bem. No Brasil o Mobile Payment vai mudar totalmente a forma tradicional dos consumidores efetuarem seus pagamentos, o clima é de expectativa e anciendade.

Dentre as iniciativas realizadas no Brasil, O Bradesco e a Claro (Operadora celular) estão desenvolvendo em parceria uma solução para a utilização de Cartão Pré-pago Cobranded (moedeiro). O consumidor poderá utiliar o celular e/ou smartphone com a tecnologia sem contato NFC (Near Field Communication) nas transações de pagamento móvel com aparelhos da Claro. O objetivo da união entre o Bradesco e Claro é o fornecer condições de viabilizar a realização do Mobile Payment (pagamentos móveis) para todo o País.

Near Field Communication

A NFC “Near Field Communication“, é uma tecnologia em aparelhos de última geração que permite a troca de informações e arquivos entre dispositivos móveis compatíveis, o processo de tranferencia é “seguro” e não utiliza cabos para a conexão, basta aproximar os aparelhos ou dispositivos que a transação é concretizada, podem ser entre dois celulares e/ou entre um celular e um leitor instalado num estabelecimento comercial.

Vale comentar que apesar das operações com smartphones ainda serem bem pequenas, principalmente para realizar compras a partir do dispositivo móvel, a disposição para compras e para a facilidade do pagamento móvel, deverá crescer consideravelmente no Brasil e, Bancos e Operadoras de Telefonia Celular já estão de olho.

Pagamento Móvel do Bradesco e Claro para Celular e Smartphone
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário