Cartão de Crédito

Pagamento com Cartão de Crédito usando o SmartPhones com NFC

Você trocaria o seu cartão de crédito de plástico para fazer pagamento com cartão em lojas via aplicativo no Smartphone ou Celular sem contato

Fazer pagamento com cartão usando Smartphones? Você já pensou nisto? O Cartão de crédito tem se tornado uma forma de pagamento muito prática, por ser rápido elimina a perda de tempo com trocos em dinheiro, comoda, por não ter que ficar andando por aí com volumes de dinheiro, e excelente quando precisamos utilizá-lo como dinheiro emprestado sem juros por mais de 40 dias.
Pagamento com Cartão de Crédito usando o SmartPhones com NFC

O Cartão que conhecemos hoje sem dúvidas evoluiu desde sua criação e continua evoluindo, os Europeus e Asiáticos já fazem pagamento com cartão sem cartão físico há um bom tempo, no Brasil já podemos pagar contas com “cartão sem cartão”, para isso basta utilizar o Paypal nas lojas que aceitam esse tipo de pagamento, mas não é móvel. Em alguns países da Zona do Euro podem até tirar dinheiro de caixas eletrônicos usando apenas seus Smartphones, sem precisar usar nenhum cartão físico para conclusão da transação.

Aplicativo para pagamento

O processo é bem simples, o cliente solicita um código de 4, 6 ou mais dígitos para o seu banco ou administradora de cartão, faz o download de um aplicativo específico para ser baixado em Celulares ou Smartphones, só assim poderão ser acessados por leitores de pagamento, transferidores de dados e qualquer caixa eletrônico com o dispositivo para pagamento.

Você trocaria o seu cartão de crédito de plástico por um APP no Smartphone para fazer pagamentos em lojas, padarias, supermercados, cabeleleiros, cinemas, e em estabelecimentos comerciais variados? Claro que os fanáticos por tecnologia vão dizer, simmmm, e os mais conservadores irão dizer, nãooooo. A verdade é que nem todas as pessoas querem abandonar o cartão de crédito de plástico por questão de segurança ou por puro status, mas fala sério, pagar contas com cartão de crédito usando o Smartphones é sureal, e já existe.

Como funciona

“o aplicativo (programinha) instalado no Celular ou Smartphone, permite que usuários paguem suas compras em lojas ao aproximar seus aparelhos em terminais especiais”. Para poder usar o cartão sem contato, ou seja, fazer pagamentos móveis sem o uso do cartão real, o Smartphone precisa estar equipado com um recurso que só os Smartphones mais recentes possuem, e a grande maioria dos aparelhos mais antigos falta essa tecnologia. Os pagamento de cartão sem contato necessariamente precisam que os aparelhos móveis tenham o hardware NFC, um “built-in” dispositivo para comunicação sem fio, também conhecido como “Near-Field Communication” ou NFC para funcionar.

O cliente cadastra seus cartões de crédito em um site, as informações de cobrança (número do cartão, código autorização etc.) ficam armazenados em um banco de dados (não ficam armazenados no celular), na transação o aplicativo solicita uma senha na hora de autorizar a operação.

Pagamento móvel

Por enquanto, aqui no Brasil somente os Smartphones de última geração possuem esse sistema de comunicação sem fio que favorece a troca de informações apenas encostando um aparelho no outro, esse procedimento de troca de arquivos é possível no Samsung SIII e no Nexus S.

Por aqui, no Brasil, ainda temos que esperar um pouco mais por essa nova tecnologia de pagamento com cartão via celular chegue de vez, porém já existem estabelecimentos que estão utilizando o pagamento via “Paypal sem contato” e o “Google Wallet” aplicativo suporta diversos cartões de crédito e débito para pagamento via celular, porém vamos ter que aguardar.

Pagamento com Cartão de Crédito usando o SmartPhones com NFC
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário