Skip to content

Os riscos de investir em empréstimo Peer-to-Peer

Os sites de empréstimo e plataformas de Peer-to-Peer (Lending P2P) podem dar às pessoas os empréstimos pessoais e comerciais mais acessíveis, bem como os fornecer aos credores meios mais gratificantes de investimento com retornos mais decentes. Mas não podemos esquecer que isso vem com um pequeno risco que você precisa estar disposto a se submeter.

Como investir em empréstimo Peer-to-Peer ?

Eu gosto da idéia de ter acesso aos sites de empréstimos Peer-to-Peer (P2P), como o Biva online, o Nexoos P2P Lending, o Kavod Lending, o TuTu Digital entre outros que permitem que pessoas comuns concedam empréstimos para outras pessoas e também para micro, pequenas e médias empresas estabelecidas.

Os mutuários em geral obtêm uma taxa melhor do que as péssimas taxas de juros oferecidas pelos bancos e financeiras de rua. Enquanto os mutuários podem acessar empréstimos pessoais que não estão disponíveis por estar (negativado ou com nome sujo) ou são proibitivos em outros lugares.

Muitas pessoas, quando ouvem falar na palavra “risco”, pensam automaticamente sobre a chance de serem fraudadas, perder todo o seu dinheiro ou conseguir o retorno de volta. Esse “risco de capital” é importante, mas não é a única coisa a se pensar.

Outros tipos de risco envolvem incerteza e imprevisibilidade. Quando você faz um investimento, pode ser difícil dizer com certeza o que você vai receber quando você finalmente o resgatar. Os preços das ações flutuam, as taxas de juros variam e a inflação também é um risco.
Os riscos de investir em empréstimo Peer-to-Peer
Apenas concentrar-se no risco de capital e ignorar todos os outros fatores também de risco, pode significar que você tenha uma abordagem menos cautelosa. Os riscos de investir em empréstimo entre pessoas Peer-to-Peer.

Compreender o risco significa identificar sua própria atitude e identificar os diferentes tipos de risco. Então, você pode pegar dicas para minimizar as chances das coisas darem errado.

No entanto, não é tão direto as informações quanto se relaciona aos “empréstimos entre pares Peer-to-Peer”, essa falta de discussão pública em torno dos riscos envolvidos nessa modalidade não é preocupante. Mas, todos deveriam saber que em qualquer tipo de investimento existe uma quantidade de riscos, uns maiores outros menores.

Faça o empréstimo ou quebre

A boa notícia é que, se um site de empréstimo comercial ou pessoal de Peer-to-Peer Lending for interrompido ou quebrar, é provável que uma outra empresa intervenha para gerenciar os recebimentos dos empréstimos existentes. Um empréstimo concedido para uma pessoa ou pequena empresa tem no site P2P apenas um intermediador atuando entre as partes.

No entanto, pode ser uma história totalmente diferente se você é um investidor. À medida que os tempos se tornam mais difíceis para muitos, o desemprego aumenta e os salários reduzidos e congelados, é provável que o número de mutuários inadimplentes em seus reembolsos de empréstimos aumente, isso reduz o retorno de que investiu suas economias.

Na verdade, se você emprestar para pessoas com mais arriscados, você pode estar colocando não apenas seus retornos, mas também parte do seu capital em risco.

Investir em Peer-to-Peer não é como poupança

E esse é o problema com os sites de com alternativas de empréstimos como o Peer-to-Peer. Eu usei as palavras “poupança” acima, mas isto é inapropriado – emprestar seu dinheiro para outras pessoas certamente você não está economizando – você está investindo.

E da mesma forma que você pode obter retornos mais elevados, colocando seu dinheiro em títulos corporativos e títulos privados (ou seja, empréstimos para empresas), também você deve aceitar que está ou vai correr um risco muito maior.

Muitos cidadãos mais cautelosos tem tido rentabilidades lamentáveis deixando seu dinheiro preso em poupanças ao invés de investir em empréstimos sociais Peer-to-Peer. Porém, é preciso entender o risco que irão correr.

Se você não se incomoda com o risco mais alto, os empréstimos coletivos Peer-to-Peer podem oferecer uma rota de investimentos com maiores retornos do que a poupança, mas apenas como parte de um portfólio equilibrado. E apenas se você souber o que e quanto quer investir.

Os riscos de investir em empréstimo Peer-to-Peer
Média 4.621 votos