Administração & Finanças

O que são Produtos Financeiros

Produtos financeiros são alternativas para investir e ganhar dinheiro. Quais são os produtos financeiros, quais características e opções

Existem diversos produtos financeiros: Empréstimos em contas-corrente, Crédito pessoal, Desconto de títulos, Operações de câmbio, Adiantamento a depositantes, Cheque especial, Hot money, Capital de giro, Repasses do BNDES, Operações de factoring e Crédito rural etc. Os produtos financeiros atuam realizando o rendimento de valores investidos, ou seja, proporcionando um ganho sobre o valor que a pessoa ou instituição já possui.

Os produtos financeiros são comercializados por instituições financeiras como bancos, cooperativas e corretoras de valores, cada uma delas oferecendo produtos específicos. Separamos algumas informações para que você saiba mais sobre alguns destes produtos.

Entre os produtos financeiros mais utilizados estão: a caderneta de poupança, o CDB – Certificado de Depósito Bancário, as Debêntures e os Títulos Públicos. A poupança, sem dúvida, é o produto financeiro mais conhecido. Existente há mais de 140 anos, a caderneta de poupança é conhecida por ter um baixo risco se comparada a outros investimentos, e exigir um capital inicial bem baixo para começar a investir, o que atrai principalmente pessoas de baixa renda que procuram algum tipo de rendimento para o seu capital.
Produtos Financeiros

Os CDB – Certificados de Depósito Bancários são títulos que remuneram o investidor através de taxas pré ou pós-fixadas, em períodos pré-estabelecidos. Optando pela taxa pré-fixada o investidor sabe quanto irá receber em juros já na hora da compra do título, tendo como base a TR – Taxa Referencial (utilizada na poupança) ou o CDI – Certificado de Depósito Interbancário (utilizado nas operações entre bancos). Na pós-fixada, a remuneração só será definida depois da data de vencimento do título.

As debêntures são títulos de crédito emitidos pelas empresas, a fim de levantar grandes volumes de dinheiro de aplicadores e emprestadores, para o longo prazo. Na maioria das vezes as debêntures são emitidas sem uma garantia real, e a maioria das emissões são feitas por empresas de grande porte, o que aumenta a confiança dos investidores nesse tipo de produto.

Os Títulos Públicos são ativos de renda fixa que o governo usa principalmente para captar recursos e refinanciar a dívida pública e também para financiar atividades como educação, saúde e infraestrutura. São emitidos e negociados pelo Tesouro Nacional que os emite em forma de Notas do Tesouro Nacional (NTN) e as Letras do Tesouro Nacional (LTN) para que sejam negociados no mercado financeiro. São investimentos seguros e de alta liquidez, pois tem seu pagamento garantido pelo Governo Federal.

Para adquirir qualquer produto financeiro você deve procurar uma instituição financeira que esteja apta a comercializar o tipo de produto que você procura. No caso da poupança e do CDB, você poderá encontrar a oferta em qualquer banco. Já no caso das debêntures e dos títulos públicos você pode procurar uma corretora de valores, que deverá estar habilitada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

O que são Produtos Financeiros
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

2 Comentários

Escreva um comentário