Crédito Pessoal

O que é crédito pessoal? Tudo que você precisa saber

Entenda o que é crédito pessoal, como funciona, qual a diferença de outras modalidades e qual as melhores taxas de juros do crédito pessoal. Confira aqui ..

O que é crédito pessoal? como fazer?
Está pensando em fazer um crédito pessoal e não sabe como funciona? O que é crédito pessoal? Vamos saber! Se você perdeu o controle das contas e acredita que o empréstimo pessoal poderá te ajudar nesta hora, esclarecemos as suas dúvidas neste artigo. Este não costuma ser um crédito barato, mas na hora do aperto pode ajudar você a sair de uma situação complicada, como, por exemplo, o pagamento de uma dívida.

Foi se o tempo que as pessoas entravam ‘no vermelho’ por utilizarem o cheque especial, conhecido pela cobrança de juros muito alta.

Hoje é possível conseguir um valor de emergência através de um empréstimo pessoal, mas muito cuidado, pois este tipo de empréstimo ainda conta com juros altos, por isso antes de optar por ele, reavalie a sua situação e veja se você realmente vai conseguir pagar as tarifas que combinar, para depois não se endividar mais ainda.

O que é crédito pessoal?

Para conseguir o crédito pessoal você deve se direcionar até uma agência bancária ou financeira e levar os documentos como CPF, entre outros. Deve ter mais que 18 anos e ser correntista, isso porque o banco vai analisar o seu histórico antes de liberar o dinheiro para saber se você é ou não um bom pagador. Dependendo do banco eles aceitam a não comprovação de renda, agora as financeiras já exigem a comprovação de renda. Este tipo de empréstimo é mais tranquilo em relação ao um financiamento, por exemplo, pois os bancos e financeiras não impõem tantas condições aos clientes.

Uma dica é fazer pesquisas de crédito pessoal online ou simulação de empréstimos. Hoje a grande maioria dos bancos já disponibiliza este tipo de serviço e você não precisa ir diretamente à agência. Assim, já faz uma pesquisa do banco que mais lhe agradou para então levar os documentos e solicitar o empréstimo pessoal. Com ele, você consegue atendimento sem sair de casa e fica muito mais fácil comparar.

Taxa de juros crédito não consignado

RankingCredorTx Juros MêsTx Juros Ano
Banco do Brasil 3,99% ao Mês 59,83% ao Ano
Santander 4,48% ao Mês 69,14% ao Ano
Itaú Unibanco 4,66% ao Mês 72,75% ao Ano
Caixa Econômica 4,87% ao Mês 76,85% ao Ano
Bradesco 5,26% ao Mês 85,01% ao Ano
Banco Original 5,28% ao Mês 85,49% ao Ano
Losango 10,27% ao Mês 223,25% ao Ano
Crefisa CFI 19,37% ao Mês 736,94% ao Ano
*Dados do Período de: 25/10/2017 a 31/10/2017

Quando devo pegar de crédito?

Não é porque as condições são melhores que você precisa sair pegando um crédito pessoal no banco. Em algumas situações o crédito pessoal pode ajudar o cliente. Listamos algumas:

  • Pagar uma dívida: se você não consegue por fim em uma dívida, está se enrolando, e pode até ser do cheque especial, então pode ser vantagem optar pelo crédito pessoal. Ou até mesmo se está com o nome sujo e quer limpar seu nome, se conseguir se organizar e pagar o empréstimo é recomendado. Mas muita atenção: fique atento aos juros que não costumam ser muito baratos.
  • Emergência de surpresa: é inevitável que possa aparecer uma emergência de última hora, podendo ser um caso de saúde. Nesta situação, se você não tem um dinheiro extra, pode recorrer a dinheiro emprestado de bancos e financeiras.

Taxas de juros do crédito pessoal

Infelizmente realizar um empréstimo, é bom saber que ele tem uma das taxas de juros mais altas do mercado.  Segundo, o Banco Central do Brasil, a média da linha de crédito não consignado fica em 7% ao mês. Mas esse número pode aumentar dependendo do banco ou financeira.

Muita atenção na hora de solicitar seu crédito, pois caso você não consiga pagá-lo, vai receber a notificação da Serasa ou do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) avisando que seu nome será negativado.

Após esse aviso você terá um prazo para pagar e se não conseguir, seu nome vai para a lista negra do crédito. É certo que isso trará ainda mais descontrole, principalmente quando você precisar de outros empréstimos, e até mesmo fazer compras parceladas e crediário.

Por isso, é fundamental você fazer o cálculo para ver se fato consegue pagar seu novo crédito pessoal para não ter problemas. Como os juros já são altos, se você deixar de pagar a dívida, vai crescer muito mais e você só vai se enrolar numa bola de neve gigante.

Bancos que oferecem crédito pessoal

o que é crédito pessoal do bradesco

Crédito pessoal do Bradesco

Escolhemos dois bancos que oferecem crédito pessoal online, um deles é o Bradesco. O que é crédito pessoal do Bradesco? Abaixo listamos algumas das características dessa modalidade oferecida tanto no balcão quanto online no home-banking da instituição:

  • Parcelas a partir de R$ 20,00;
  • Até 48 meses para pagar com débito automático em conta-corrente;
  • Até 60 dias para pagar a primeira parcela;
  • Disponível para correntistas com idade mínima de 18 anos;
  • Cobertura opcional do Seguro Proteção Financeira** em caso de morte ou invalidez permanente total por acidente, desemprego involuntário e incapacidade física total temporária, conforme a regra do produto;
  • IOF financiado e adicionado no valor das parcelas;

Para conhecer melhor o crédito pessoal do Bradesco, leia a regulamentação clicando aqui.

Crédito pessoal da Caixa

o que é crédito pessoal da Caixa

Aqui vamos descobrir o que é “crédito pessoal Caixa econômica”, a instituição garante que você pode usar o crédito pessoal Caixa como quiser, claro, é assim que se usa o dinheiro de crédito pessoal. No banco as parcelas podem ser pagas de uma só vez ou em prestações mensais com taxa de juro pré ou pós-fixada.

● O crédito pessoal da Caixa conta com a possibilidade de parcelamento em até 48 meses;

● O programa oferece cinco opções de crédito para você escolher a que melhor se adequar à sua necessidade.

Para conhecer melhor o crédito pessoal do Banco Caixa, leia a regulamentação clicando aqui.

Lembre-se: agora que você já sabe o que é crédito pessoal, pense sempre que pegar dinheiro com juros deve ser a sua última opção. Não faça o empréstimo se tiver dúvidas quanto ao pagamento! As chances de você se endividar podem ficar ainda maiores se não tiver um planejamento financeiro.

O que é crédito pessoal? Tudo que você precisa saber
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário