Acesso ao Crédito

O que é análise de crédito, quem faz e para que serve?

Entenda como a analise de crédito é tão importante no processo de concessão de empréstimo, crédito pessoal e financiamento bancário..

A análise de crédito é uma etapa importante para quem busca fazer um empréstimo ou realizar um financiamento de um bem. Independentemente de fatores variáveis, qualquer pessoa vai passar por essa fase antes de ter o crédito liberado para determinada finalidade.

O que é análise de crédito ?

A análise de crédito é um tipo de consulta que um credor, investidor ou empresa executa para saber se outras empresas, pessoas ou entidades comerciais tem a capacidade de cumprir suas obrigações financeiras ou se possuem dívida vencidas, ou seja, consultam para testar a idoneidade do proponente a crédito ou outros serviços que há necessidade de verificação de riscos. “A análise de crédito procura identificar o nível apropriado de risco de inadimplência associado ao investimento oferecido para um negócio, empresa ou um particular.

Por exemplo: para medir a capacidade de uma empresa de pagar dívidas, os bancos, investidores em títulos, fornecedores de crédito etc, conduzem análises de crédito junto a bases de dados próprias e de terceiros. Também pode ser usado índices financeiros, análise de fluxo de caixa, análise de tendências e projeções financeiras.

Um analista pode avaliar a capacidade de uma pessoa ou empresa de pagar suas obrigações analisando a pontuação de crédito, históricos financeiros e score de crédito para calcular a credibilidade do solicitante. Vamos então entender para que serve essa análise de crédito, quais informações são importantes nesta etapa e como conseguir a aprovação.
O que é análise de crédito, quem faz e para que serve

Para que serve a análise de crédito?

Podemos dizer que a análise de crédito abrange diversos aspectos dentro da um negociação de uma possível liberação de crédito. Para você entender melhor, separamos alguns pontos que baseiam a etapa da análise de crédito:

1. Identificação de riscos

O banco só entra em uma negociação quanto se sente seguro. Com você, também deve ser assim, certo? É a análise de crédito que permite o banco sentir o cliente, se vale a pena fazer esse empréstimo ou financiamento.

2. Crédito adequado

Muitas pessoas as vezes buscam o empréstimo para resolver determinadas situações que possuem soluções melhores, com menos juros. O que o cliente vai fazer com o dinheiro também conta na hora da análise de crédito do cliente.

3. Capacidade de pagamento

O crédito concedido deverá ser pago, é o que o banco espera e busca negociar com pessoas que possuem essa capacidade de pagamento. É por isso que a financiadora busca saber até de empréstimos e outras dívidas do comprador, pois assim consegue  saber se os 30% da renda da pessoa já não está comprometida.

4. Flexibilidade dos juros

Além de ver isso, a análise de crédito permite também uma flexibilidade nos juros. Onde há menos risco, há menos juros e do contrário também pode ser válido. Lembre-se que estamos falando de dinheiro, de empréstimo.

Quem pode fazer a análise de crédito?

Ao buscar um empréstimo pessoal ou financiamento, a entidade financeira solicitada pode fazer a análise de crédito do contratante. É comum que ela ocorre sempre depois de reunida as principais informações do interessado, como RG, CPF, Profissão e Renda.

É com os dados básicos e as informações do sistema de crédito que interligam os bancos que a financeira vai poder conferir mais detalhes do perfil do comprador. A análise de crédito é feita pelo próprio banco por meio de um agente autorizado, seja um lojista de carros seminovos ou atendente da financeira.

Como é feita a análise de crédito?

A análise de crédito é um processo comum e é nela que o banco ou a financeira analisa as condições do pedido do cliente, seja o dinheiro em si ou um bem, como automóvel ou imóvel, e o perfil do comprador. Antes de fazer análise, a entidade pede algumas informações pessoais e profissionais para montar o perfil.

É esse perfil do cliente que vai para a chamada análise de crédito. O banco realiza, por meio do seu sistema, uma busca geral para confirmar informações, ver movimentações de créditos e se o nome da pessoa está ou não na lista do SPC ou Serasa.  Por exemplo, quando você vai financiar um carro é comum que se fale em score, que é uma pontuação onde o banco vê, por meio de estatísticas, qual a probabilidade de inadimplência.

Quais informações são importantes para fazer análise de crédito?

É normal que o banco peça dados pessoais e profissionais. Se fosse numa lista, poderíamos então fazer da seguinte ordem:

  • RG
  • CPF
  • Endereço
  • Profissão
  • Renda
  • Nome limpo (sem contar na lista do SPC ou Serasa)

Entre outros documentos que podem ser pedidos. Vale ressaltar que essas informações devem ser verídicas, já que o banco só liberará o crédito se, após a análise, for comprovada as informações passadas anteriormente.

Como conseguir aprovação na análise de crédito?

Para conseguir aprovação na análise de crédito é preciso atender alguns requisitos que o banco acha importante. É fato de há pequenas diferenças de um banco para outro, porém é consenso que o interessado em empréstimo esteja com o nome limpo, que não tenha muitas outras dívidas que ultrapasse os 30% da renda, e que tenha renda comprovada, seja autônomo, CLT ou empreender.

Quanto mais claro você for na hora de passar essas informações, mais chances você tem de conseguir a aprovação na hora da análise do crédito.

Lembre-se, agora que você já sabe “o que é análise de crédito” melhore sua pontuação para ajustar algumas variáveis que podem te ajudar na hora da compra do automóvel etc. Detalhes assim fazem a diferença e podem te ajudar a conseguir o empréstimo ou financiamento.

O que é análise de crédito, quem faz e para que serve?
Média 4.731 votos

Escreva um comentário