Acesso ao Crédito

O financiamento alternativo no Brasil e no Mundo

Como funciona a forma mais alternativa de conseguir dinheiro com financiamento entre pessoas e empresas mais fácil e rápido

O financiamento alternativo cresce desenfreadamente no mundo? É afirmação ou suposição? Afirmação! Reza o ditado que somos mais fortes quando colaboramos e trabalhamos juntos. Isto parece ter ficando cada vez mais evidente nos últimos anos. A economia colaborativa e as iniciativas que partem de ações coletivas estão se tornando o modo de trabalho eficiente e de sobrevivência do futuro.

Quando analisamos o empréstimo colaborativo e o financiamento alternativo, fica mais nítida ainda esta propensão. Mas por que o financiamento coletivo cresce no mundo? Cada vez mais cansadas dos controles dos bancos e da forma como a economia é regida, as pessoas têm procurado soluções alternativas e que ofereçam mais segurança e liberdade.

O que é financiamento alternativo?

Principalmente na hora de controlar suas finanças. O empréstimo peer-to-peer, também conhecido como empréstimo Lending P2P, ou o crowdfunding são apenas exemplos destas tendências.

Estes tipos de transações têm crescido cada vez mais no mundo e provado que nem tudo precisa passar pelo banco. Muitas pessoas têm comprovado a eficácia dos financiamentos alternativos, principalmente na hora de investir ou angariar fundos para projetos e novos empreendimentos. Entenda como estes empréstimos colaborativos funcionam e dê uma guinada na sua vida financeira.O financiamento alternativo no Brasil e no Mundo

Qual a diferença entre o empréstimo P2P e o crowdfunding

O crowdfunding e o empréstimo peer-to-peer são dois tipos de empréstimos colaborativos. Neste tipo de transação os interessados não precisam ser intermediados pelo banco. Toda a negociação ocorre diretamente.

Empréstimo peer-to-peer

empréstimo entre pessoas e o crowdfunding compartilham um princípio comum: aumentar o financiamento on-line a partir de várias pessoas, ou investidores, que eles conseguem recrutar através de plataformas digitais. A diferença crucial entre crowdfunding e empréstimos P2P, ou empréstimo de mercado como é cada vez mais conhecido, é como pagar seus investidores.

Crowdfunding

O Crowdfunding é um método de obtenção de recursos que é, geralmente, mais adequado para  empresas em estágio inicial ou para pequenos negócios em apuros, já que não é necessário fazer reembolsos regulares, como você faria com um empréstimo bancário. No caso do crowdfunding, os investidores geralmente são beneficiados com ações ou produtos feitos em primeira mão.

A maioria das plataformas de crowdfunding envolve a venda de ações em sua empresa. Este esquema é conhecido como crowdfunding baseado em ações. Alguns sites de crowdfunding globais operam um esquema baseado em recompensas, onde, em troca de uma contribuição, você dá a seus investidores o produto final que você está fazendo.

No que são baseados os empréstimos alternativos?

O empréstimo peer-to-peer, por sua vez, é uma maneira rápida e acessível de obter um auxilio nas finanças da sua empresa. A diferença essencial entre os empréstimos P2P e o crowdfunding é que você não distribui qualquer patrimônio, mas  paga juros sobre o dinheiro emprestado – assim como você faria com um empréstimo bancário. Os empréstimos P2P são considerados mais adequados para as empresas estabelecidas que podem atender os reembolsos mensais do empréstimo.

No Brasil, tanto o Crowdfunding quanto o peer-to-peer landing são feitos de maneira totalmente digital, através de plataformas eletrônicas e aplicativos. O interessado neste tipo de transação deve apenas baixar a plataforma de sua escolha, colocar suas informações e esperar pela aprovação do empréstimo. Simples e tranquilo, sem ter que passar pelos entraves dos bancos. Você pode utilizar estes dois tipos de empréstimos colaborativos para empréstimos estudantis, pagamentos de dívidas ou adquirir um imóvel.

Como esta o financiamento coletivo no Brasil

Os financiamentos alternativos, apesar de ainda serem uma novidade no Brasil, tem conquistado cada vez mais adeptos nesta última década. A primeira empresa a fazer este tipo de transação no Brasil é a IMPULSO, integrante da Aliança Empreendedora, que tem dado apoio a diversos micro-empreendedores desde 2006, e está na web desde 2009.

Em lugares como o Reino Unido, este sistema também tem se tornado cada vez mais forte. Para se ter uma ideia, apenas em 2015 2,8 bilhões de libras foram arrecadados por meio de tipos alternativos de financiamento.

Os financiamentos colaborativos têm crescido no mundo e não é à toa. Tanto o empréstimo coletivo Crowdfunding quanto o “empréstimo peer to peer Lending P2P” trazem inúmeras vantagens para quem quer investir ou precisa de recursos. Ele possui menos riscos se comparados a outros tipos de créditos e financiamentos.

Se você está procurando onde investir ou precisando de um empréstimo para realizar algum projeto, vale a pena conhecer a modalidade de empréstimo colaborativo e financiamento alternativo. Eles estão revolucionando a economia e podem ser o passo acertado para você.

O financiamento alternativo no Brasil e no Mundo
Média 567 votos

Escreva um comentário